sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
WillieLeaks Update
According to our sources, there will be an 2011. Yep, that's it. One more round for greed, egoism, hypocrisy, stupidity and ignorance.
Do your share for a change, my friend. Keep in mind that "The End Of The World Club Band" World Tour is performing somewhere at this very moment. Do your share and be happy.
Peace
Willie Dixon - Chess Box (1990)
Melhor conhecido pelo seu talento como compositor e produtor, o baixista Willie Dixon ajudou a construir as gravadoras Chess e Cobra com seu suor. Apesar de essa caixa incluir 5 músicas que ele próprio interpreta, ela é sobretudo um tributo à sua genialidade criativa. Falta a Cobra lançar algo parecido, incluindo o trabalho do Dixon com os novatos Buddy Guy e Otis Rush.
Disco 1:
1. My Babe [Little Walter]
2. Violent Love [Willie Dixon]
3. Third Degree [Eddie Boyd]
4. Seventh Son [Willie Mabon]
5. Crazy For My Baby [Willie Dixon]
6. This Pain In My Heart [Willie Dixon]
7. (I'm Your) Hoochie Coochie Man [Muddy Waters]
8. Evil (Is Going On) [Howlin' Wolf]
9. Mellow Down Easy [Little Walter]
10. When The Lights Go Out [Jimmy Witherspoon]
11. Young Fashioned Ways [Muddy Waters]
12. Pretty Thing [Bo Diddley]
13. I'm Ready [Muddy Waters]
14. Do Me Right [Lowell Fulson]
15. I Just Want To Make Love To You [Muddy Waters]
16. Tollin' Bells [Lowell Fulson]
17. 29 Ways [Willie Dixon]
18. Walking The Blues [Willie Dixon]
Disco 2:
1. Spoonful [Howlin' Wolf]
2. You Know My Love [Otis Rush]
3. You Can't Judge A Book By It's Cover [Bo Diddley]
4. I Ain't Superstitious [Howlin' Wolf]
5. You Need Love [Muddy Waters]
6. Little Red Rooster [Howlin' Wolf]
7. Back Door Man [Howlin' Wolf]
8. Dead Presidents [Little Walter]
9. Hidden Charms [Howlin' Wolf]
10. You Shook Me [Muddy Waters]
11. Bring It On Home Sonny [Boy Williamson]
12. Three Hundred Pounds Of Joy [Howlin' Wolf]
13. Weak Brain, Narrow Mind [Willie Dixon]
14. Wang Dang Doodle [Koko Taylor]
15. The Same Thing [Muddy Waters]
16. Built For Comfort [Howlin' Wolf]
17. I Can't Quit You Baby [Little Milton]
18. Insane Asylum [Koko Taylor]
Je tiens à remercier Ana pour ce merveilleux cadeau. Mon coeur, mes paroles et mes pensées sont pour vous.
Popa Chubby - Booty and the Beast (1995)
Popa Chubby -guitarra,vocal
George Laks -órgão,piano
Mike Leslie -baixo
Tom Major -bateria
Mitch Margold -piano
1 Palace of the King
2 Lookin' Back
3 Healing in Her Hands
4 Sweet Goddess of Love and Beer
5 Stoop Down Baby
6 Trouble
7 Same Old Blues
8 Anything You Want Me to Do
9 Low Down and Dirty
10 Waitin' for the Light
11 Angel on My Shoulder
12 You Rub Me the Wrong Way
13 Secret Chubby
14 Sweat
15 Chubby's Goodnight
Weather Report - Black Market (1976)
Joe Zawinul -sints,piano,Oberheim
Wayne Shorter -saxes
Alejandro Neciosup Acuña -perc
Don Alias -perc
Alphonso Johnson -baixo
Jaco Pastorius -baixo
Chester Thompson(Genesis) -bateria
Narada Michael Walden -bateria
1 Black Market
2 Cannon Ball
3 Gibraltar
4 Elegant People
5 Three Clowns
6 Barbary Coast
7 Herandnu
Frank Zappa - Hot Rats (1969)
Zappa, então sem a Mothers, lança seu aclamado álbum solo Hot Rats, um trabalho instrumental fundindo a sofisticação do jazz ao rock nú e crú, numa boa demonstração de seu desenvolvimento como compositor e melodicista. Mesmo com a super banda que reuniu, ele é quem dá o show na guitarra. Poucos álbuns de jazz-rock ou fusion dosam tão bem os 2 lados da coisa e esse aqui é de tirar o fôlego.
Max Bennett -baixo
Captain Beefheart -harmônica,teclados,vocal
Lowell George(Little Feat) -guitarra
John Guerin(Hammer) -bateria
Don "Sugarcane" Harris -violino
Paul Humphrey -violino,bateria
Shuggie Otis(filho de Johnny Otis) -baixo,guitarra
Jean-Luc Ponty -violino,teclados
Ron Selico -bateria
Ian Underwood -órgão,clarineta,flauta,sax,piano
Frank Zappa -baixo,guitarra,teclados...
1 Peaches en Regalia
2 Willie the Pimp
3 Son of Mr. Green Genes
4 Little Umbrellas
5 The Gumbo Variations
6 It Must Be a Camel
Jean-Luc Ponty - The Jean-Luc Ponty Experience with The George Duke Trio (1969)
Mais uma parceria originada no álbum Hot Rats do Zappa.
George Duke -Piano elétrico
Jean-Luc Ponty -Violino elétrico
Dick Berk -Bateria
John Heard -Baixo
1 Foosh
2 Pamukkale
3 Contact
4 Cantaloupe Island
5 Starlight, Starbright
Jack Bruce - Songs for a Taylor (1969)
O título desse álbum é uma referência à uma estilista americana chamada Jeannie Franklyn e apelidada de Genie the Tailor (a alfaiate). Ela costumava fazer roupas para o Cream e ficou amiga de Bruce, à quem elogiava a capacidade de alcançar notas altas com a voz. Aconteceu que em 12 de maio de 69 ela estava na van da banda Fairport Convention quando o motorista dormiu no volante e bateu. Faleceram ela e o baterista da Fairport.
Costuma-se dizer que esse disco cunhou a expressão "álbum solo". Mostra o abandono da psicodelia e do formato rock presentes no Cream; uma surpresa para os fãs, já que Bruce dominava totalmente a banda e esperava-se que aquele estilo continuasse.
Na primeira faixa está George Harrison, usando seu codinome L'Angelo Misterioso.
Jack Bruce -órgão,baixo,piano,cello,vocal
Harry Beckett -trompete
L'Angelo Misterioso(George Harrison) -guitarra
Dick Heckstall-Smith(Colosseum) -sax soprano e tenor
Jon Hiseman(Colosseum) -bateria
Henry Lowther -trompete
John Marshall(Soft Machine,Nucleus) -bateria
John Mumford -corneta
Felix Pappalardi -percussão,vocal
Chris Spedding(Nucleus) -guitarra
Art Themen -sax soprano e tenor
1 Never Tell Your Mother She's Out of Tune
2 Theme for an Imaginary Western
3 Tickets to Water Falls
4 Wierd of Hermiston
5 Rope Ladder to the Moon
6 The Ministry of Bag
7 He the Richmond
8 Boston Ball Game 1967
9 To Isengard
10 The Clearout
John Mayall - Primal Solos (1977)
As primeiras 5 músicas têm Clapton na guitarra e as 3 últimas contam com Mick Taylor.
1 Intro-Maudie (John Lee Hooker)
2 It Hurts to Be in Love (Dixon, Toombs)
3 Have You Ever Loved a Woman (Myles)
4 Bye Bye Bird (Dixon, Williamson)
5 (I'm Your) Hoochie Coochie Man (Willie Dixon)
6 Intro-Look at the Girl (Mayall)
7 Wish You Were Mine (Mayall)
8 Start Walkin' (Mayall)
Jack Bruce
Muito embora muitos sintam-se tentados a classificar esse multi-instrumentista, compositor e arranjador com um músico de rock, o jazz e o blues são suas paixões e a base de toda sua criação, numa carreira que começou junto com o próprio blues britânico.
John Symon Asher Bruce nasceu na cidade portuária de Glasgow na Escócia em 14 de maio de 1943. Seus pais eram músicos e viajaram muito pelos EUA e Canadá. Por esse motivo Jack frequentou 14 escolas diferentes até terminar sua educação formal na Bellahouston Academy e na Royal Scottish Academy of Music, na qual recebeu uma bolsa de estudos para cello e composição.Aos 17 anos, contudo, ele deixou essa academia e também a cidade natal por conta da pobreza e pela falta de interesse dos professores em suas idéias.
Jack viajou para a Itália e depois Inglaterra, tocando contra-baixo acústico em bandas dançantes e grupos de jazz, e juntou-se à sua primeira banda importante no ano de 1962 em Londres.Era a Alexis Korner's Blues Inc. onde já tocava Charlie Watts, que depois formaria o Rolling Stones.Sobre a importância de Alexis Korner, costuma-se dizer que o movimento do blues britânico teria existido mesmo sem ele, mas bandas como o Cream, Rolling Stones e Mayall Bluesbreakers certamente não teriam o mesmo som.
Em 63 ele deixou a Alexis para formar uma banda com o organista Graham Bond, o guitarrista John McLaughlin e o baterista Ginger Baker. Essa banda seria a semente da Graham Bond Organisation, estabelecida após a entrada de Dick Heckstall-Smith(Colosseum) em substituição à McLaughlin. Nela ele permaneceu cerca de 3 anos, gravou dois LPs e alguns singles mas sem nenhum sucesso comercial.Contudo, essa banda também exerceu grande influência em caras como Keith Emerson, Jon Lord, Bill Bruford e John Bonham.Aliás, diga-se, foi Ginger Baker quem o compeliu a sair. Eles eram conhecidos pela hostilidade entre si e existem várias histórias de sabotagem e brigas no palco. A coisa chegou a um ponto que não deu mais pro Jack ficar.
Após a saída, Jack precisou recusar um convite de Marvin Gaye para integrar sua banda nos EUA por culpa de seu primeiro casamento que já estava marcado. Então, ele juntou-se à Bluesbreakers de John Mayall, onde conheceu Eric Clapton, e com a qual gravou várias faixas em 66 que foram incluídas em dois discos: Primal Solos e Looking Back.Seguindo, ele se juntou a Manfred Mann e com ele gravou dois singles em 66, Pretty Flamingo e Instrumental Asylum, e um LP em 67 chamado Soul Of Mann. A experiência com Mann também lhe rendeu algumas lições comerciais, de como fazer uma música de sucesso e lidar com o mercado.Por essa associação ele recebeu duras críticas de John Mayall.
Mas aí, Ginger Baker convidou Jack para formar um trio com Clapton e este insistiu que Jack deveria ser o cantor.
O Cream vendeu cerca de 35 milhões de discos ao longo de apenas dois anos e recebeu o primeiro disco de platina da história pelo álbum Wheels Of Fire. Jack escreveu e cantou a maioria das músicas, incluindo I Feel Free, White Room, Politician e também um dos riffs de guitarra mais tocados, o de Sunshine Of Your Love.Separaram-em novembro de 68 no auge da popularidade com Jack sentindo que tinha se afastado muito dos seus ideais e querendo redescobrir suas raízes musicais e sociais.
No entanto, ninguém pode se furtar a dizer que a banda mudou a cara do rock & roll e trouxe o blues para uma audiência muito maior.Graças aos arranjos que Bruce fêz para clássicos como Crossroads de Robert Johnson, I'm So Glad de Skip James, Spoonful de Willie Dixon e Born Under a Bad Sign de Albert King, o grupo ajudou a popularizar o blues e deu a direção para bandas que viriam a seguir, como o Led Zeppelin, por exemplo.
Em 69 ele começou a carreira solo.Primeiro com o àlbum Songs For A Taylor e em seguida pondo em prática sua política de tocar simultaneamente no rock, jazz e clássico, três componentes do seu estilo, mais umas doses de world music e música étnica.
Por essa época, durante a turnê americana com sua primeira banda própria -Jack Bruce & Friends, a qual incluía o grande guitarrista Larry Coryell e o baterista de Hendrix, Mitch Mitchell - Jack foi apresentado à Tony Williams por John McLaughlin.Williams é um dos maiores bateristas que o jazz e fusion já tiveram e Jack juntou-se à ele e McLaughlin no The Tony Williams' Lifetime, uma banda excepcional que contava com outro grande instrumentista, o organista Larry Young.Ele descreve essa participação como "o momento musical de sua vida".
Tony Williams e Jack Bruce vinham mantendo conversas com Jimi Hendrix sobre formar uma "dream band" mas Hendrix morreu, por outros motivos a Lifetime acabou se separando, e por conta desses dois fatos Jack passou por um período de grande tristeza e frustração.
Ele encontrou ânimo voltando às raízes pesadas com Leslie West e Corky Laing, ex-Mountain, no West,Bruce & Laing.
Curiosamente, apesar do seu descontentamento com o Cream, ele tentou várias vêzes reeditar um power trio.A primeira foi essa com West e Laing; em 81 ele se associou ao fenomenal guitarrista Robin Trower e ao baterista Bill Lordan no B.L.T.; em 82, novamente com Trower mas com Reg Isidore na bateria, em Truce.Mais adiante formou o BBM, como veremos, e agora em 2008, com Trower e Gary Husband, em Seven Moons.
Desde então, Jack liderou muitas bandas ao lado de gente como Carla Blei (uma grande compositora e pianista de jazz, também responsável pelo álbum solo de Nick Mason do Floyd), Mick Taylor (Mayall e Stones), Simon Phillips, Tony Hymas (Jeff Beck), Billy Cobham, David sancious e Gary Moore.Também gravou inúmeros álbuns solo, bem como colaborou em projetos especiais e trabalhou como músico de palco convidado em datas muito bem escolhidas com caras como Lou Reed e Frank Zappa, com quem co-escreveu o álbum Apostrophe.
Em 1991 ele tocou em Viena com Michael Mantler e Mike Gibbs, acompanhados pela Tonkiinstler Symphony Orchestra e completou um tour por todas as capitais da Europa com sua orquestra de jazz-rock-fusion,formada por 13 músicos.Ainda no início dos anos noventa ele aprofundou seu interesse na world music, demonstrado em álbuns como A Question Of Time e Something Els.
Em 1992, no festival Guitar Legends de Sevilha ele se divertiu um bocado tocando ao lado de Bob Dylan, Keth Richars, Steve Cropper e muitos outros amigos.
O ano de 93 foi bastante especial.Começando com sua entrada para o Rock & Roll Hall of Fame como membro do Cream, e terminando com um inspirado concerto em comemoração aos seus 50 anos, do qual participaram inúmeros amigos como Dick Heckstall-Smith, Maggie Reilly e Gary Moore.Esse concerto foi melhor documentado na caixa entitulada Cities of the Heart e serviu de inspiração para Jack formar o BBM com Gary Moore e Ginger Baker, lançando o disco Around The Next Dream que seria um top 10.
Em 1995 Jack concentrou-se em tocar teclados e gravou alguns solos de piano e duos com o organista George Clinton, que tocara anteriormente no Funkadelic e Talking Heads.
Em 96, em Copenhague, ele partipou das primeiras apresentações de um projeto de Michael Mantler chamado School of Understanding, uma espécie de ópera que teve outras apresentações em 98.
Durante o final dos 90, Jack excursionou com várias formações da Ringo Starr's All Star Band junto com os guitarristas Peter Frampton, Todd Rundgren e Dave Edmunds, os tecladistas Gary Brooker(Procol Harum) e Eric Carmen, o baterista Simon Kirke e o multi-instrumentista de sopros Mark Rivera.
Em 1999 e 2000 ele voltou ao estúdio para gravar o álbum Shadows in the Air que alcançou a posição nº 5 na categoria jazz e blues.O elenco convidado para esse álbum incluiu Eric Clapton, Dr John, Gary Moore, Vernon Reid e Changuito Luis Quintana, e a turnê subsequente teve os talentos de Vernon Reid, Bernie Worrell, Robby Ameen, El Negro Horacio Hernandez e Richie Flores.
Em 2002 Jack participou de um projeto de verão chamado A Walk Down Abbey Road, um tributo aos Beatles com a participação de Alan Parsons, Todd Rundgren, Mark Farner, Christopher Cross, Godfrey Townsend, John Beck e Steve Murphy.Em novembro desse mesmo ano ele juntou-se à Uli Jon Roth, Glenn Hughes e Michael Schenker na turnê "Legends of Rock".
2005 também foi um ano bastante especial para ele.Jack reuniu-se aos companheiros de Cream, Baker e Clapton, para a primeira turnê em 37 anos.A banda tocou em quatro noites históricas de maio no Royal Albert Hall e mais três concertos no Madison Square Garden de NY em outubro.
Nessa mesma semana ele recebeu o prêmio Bass Player Lifetime Achievement Award por sua contribuição ao desenvolvimento da técnica no baixo.O outro agraciado foi apenas e tão sómente Ron Carter.
Logo em fevereiro de 2006, Jack recebeu um Grammy especial dedicado ao Cream.
Nos últimos anos Jack Bruce continua envolvido com sua paixão, a música.Em 2007 ele foi agraciado com o título de Doutor em música, conferido por sua escola, a The Royal Scottish Academy of Music and Drama.Em 2008, dois novos álbuns foram lançados: Jack Bruce with the HR Big Band, contendo arranjos para velhas e novas canções executadas pela orquestra alemã de Hessische Rundfunk, e Seven Moons, novo trabalho ao lado do mestre guitarrista Robin Trower e do baterista Gary Husband.
Também foram lançadas duas caixas especiais.A primeira chama-se Spirit e reúne gravações feitas para a BBC, e a segunda, Can You Folow?,é uma retrospectiva de toda a carreira dele e tem 6 CDs.
John Symon Asher Bruce nasceu na cidade portuária de Glasgow na Escócia em 14 de maio de 1943. Seus pais eram músicos e viajaram muito pelos EUA e Canadá. Por esse motivo Jack frequentou 14 escolas diferentes até terminar sua educação formal na Bellahouston Academy e na Royal Scottish Academy of Music, na qual recebeu uma bolsa de estudos para cello e composição.Aos 17 anos, contudo, ele deixou essa academia e também a cidade natal por conta da pobreza e pela falta de interesse dos professores em suas idéias.
Jack viajou para a Itália e depois Inglaterra, tocando contra-baixo acústico em bandas dançantes e grupos de jazz, e juntou-se à sua primeira banda importante no ano de 1962 em Londres.Era a Alexis Korner's Blues Inc. onde já tocava Charlie Watts, que depois formaria o Rolling Stones.Sobre a importância de Alexis Korner, costuma-se dizer que o movimento do blues britânico teria existido mesmo sem ele, mas bandas como o Cream, Rolling Stones e Mayall Bluesbreakers certamente não teriam o mesmo som.
Em 63 ele deixou a Alexis para formar uma banda com o organista Graham Bond, o guitarrista John McLaughlin e o baterista Ginger Baker. Essa banda seria a semente da Graham Bond Organisation, estabelecida após a entrada de Dick Heckstall-Smith(Colosseum) em substituição à McLaughlin. Nela ele permaneceu cerca de 3 anos, gravou dois LPs e alguns singles mas sem nenhum sucesso comercial.Contudo, essa banda também exerceu grande influência em caras como Keith Emerson, Jon Lord, Bill Bruford e John Bonham.Aliás, diga-se, foi Ginger Baker quem o compeliu a sair. Eles eram conhecidos pela hostilidade entre si e existem várias histórias de sabotagem e brigas no palco. A coisa chegou a um ponto que não deu mais pro Jack ficar.
Após a saída, Jack precisou recusar um convite de Marvin Gaye para integrar sua banda nos EUA por culpa de seu primeiro casamento que já estava marcado. Então, ele juntou-se à Bluesbreakers de John Mayall, onde conheceu Eric Clapton, e com a qual gravou várias faixas em 66 que foram incluídas em dois discos: Primal Solos e Looking Back.Seguindo, ele se juntou a Manfred Mann e com ele gravou dois singles em 66, Pretty Flamingo e Instrumental Asylum, e um LP em 67 chamado Soul Of Mann. A experiência com Mann também lhe rendeu algumas lições comerciais, de como fazer uma música de sucesso e lidar com o mercado.Por essa associação ele recebeu duras críticas de John Mayall.
Mas aí, Ginger Baker convidou Jack para formar um trio com Clapton e este insistiu que Jack deveria ser o cantor.
O Cream vendeu cerca de 35 milhões de discos ao longo de apenas dois anos e recebeu o primeiro disco de platina da história pelo álbum Wheels Of Fire. Jack escreveu e cantou a maioria das músicas, incluindo I Feel Free, White Room, Politician e também um dos riffs de guitarra mais tocados, o de Sunshine Of Your Love.Separaram-em novembro de 68 no auge da popularidade com Jack sentindo que tinha se afastado muito dos seus ideais e querendo redescobrir suas raízes musicais e sociais.
No entanto, ninguém pode se furtar a dizer que a banda mudou a cara do rock & roll e trouxe o blues para uma audiência muito maior.Graças aos arranjos que Bruce fêz para clássicos como Crossroads de Robert Johnson, I'm So Glad de Skip James, Spoonful de Willie Dixon e Born Under a Bad Sign de Albert King, o grupo ajudou a popularizar o blues e deu a direção para bandas que viriam a seguir, como o Led Zeppelin, por exemplo.
Em 69 ele começou a carreira solo.Primeiro com o àlbum Songs For A Taylor e em seguida pondo em prática sua política de tocar simultaneamente no rock, jazz e clássico, três componentes do seu estilo, mais umas doses de world music e música étnica.
Por essa época, durante a turnê americana com sua primeira banda própria -Jack Bruce & Friends, a qual incluía o grande guitarrista Larry Coryell e o baterista de Hendrix, Mitch Mitchell - Jack foi apresentado à Tony Williams por John McLaughlin.Williams é um dos maiores bateristas que o jazz e fusion já tiveram e Jack juntou-se à ele e McLaughlin no The Tony Williams' Lifetime, uma banda excepcional que contava com outro grande instrumentista, o organista Larry Young.Ele descreve essa participação como "o momento musical de sua vida".
Tony Williams e Jack Bruce vinham mantendo conversas com Jimi Hendrix sobre formar uma "dream band" mas Hendrix morreu, por outros motivos a Lifetime acabou se separando, e por conta desses dois fatos Jack passou por um período de grande tristeza e frustração.
Ele encontrou ânimo voltando às raízes pesadas com Leslie West e Corky Laing, ex-Mountain, no West,Bruce & Laing.
Curiosamente, apesar do seu descontentamento com o Cream, ele tentou várias vêzes reeditar um power trio.A primeira foi essa com West e Laing; em 81 ele se associou ao fenomenal guitarrista Robin Trower e ao baterista Bill Lordan no B.L.T.; em 82, novamente com Trower mas com Reg Isidore na bateria, em Truce.Mais adiante formou o BBM, como veremos, e agora em 2008, com Trower e Gary Husband, em Seven Moons.
Desde então, Jack liderou muitas bandas ao lado de gente como Carla Blei (uma grande compositora e pianista de jazz, também responsável pelo álbum solo de Nick Mason do Floyd), Mick Taylor (Mayall e Stones), Simon Phillips, Tony Hymas (Jeff Beck), Billy Cobham, David sancious e Gary Moore.Também gravou inúmeros álbuns solo, bem como colaborou em projetos especiais e trabalhou como músico de palco convidado em datas muito bem escolhidas com caras como Lou Reed e Frank Zappa, com quem co-escreveu o álbum Apostrophe.
Em 1991 ele tocou em Viena com Michael Mantler e Mike Gibbs, acompanhados pela Tonkiinstler Symphony Orchestra e completou um tour por todas as capitais da Europa com sua orquestra de jazz-rock-fusion,formada por 13 músicos.Ainda no início dos anos noventa ele aprofundou seu interesse na world music, demonstrado em álbuns como A Question Of Time e Something Els.
Em 1992, no festival Guitar Legends de Sevilha ele se divertiu um bocado tocando ao lado de Bob Dylan, Keth Richars, Steve Cropper e muitos outros amigos.
O ano de 93 foi bastante especial.Começando com sua entrada para o Rock & Roll Hall of Fame como membro do Cream, e terminando com um inspirado concerto em comemoração aos seus 50 anos, do qual participaram inúmeros amigos como Dick Heckstall-Smith, Maggie Reilly e Gary Moore.Esse concerto foi melhor documentado na caixa entitulada Cities of the Heart e serviu de inspiração para Jack formar o BBM com Gary Moore e Ginger Baker, lançando o disco Around The Next Dream que seria um top 10.
Em 1995 Jack concentrou-se em tocar teclados e gravou alguns solos de piano e duos com o organista George Clinton, que tocara anteriormente no Funkadelic e Talking Heads.
Em 96, em Copenhague, ele partipou das primeiras apresentações de um projeto de Michael Mantler chamado School of Understanding, uma espécie de ópera que teve outras apresentações em 98.
Durante o final dos 90, Jack excursionou com várias formações da Ringo Starr's All Star Band junto com os guitarristas Peter Frampton, Todd Rundgren e Dave Edmunds, os tecladistas Gary Brooker(Procol Harum) e Eric Carmen, o baterista Simon Kirke e o multi-instrumentista de sopros Mark Rivera.
Em 1999 e 2000 ele voltou ao estúdio para gravar o álbum Shadows in the Air que alcançou a posição nº 5 na categoria jazz e blues.O elenco convidado para esse álbum incluiu Eric Clapton, Dr John, Gary Moore, Vernon Reid e Changuito Luis Quintana, e a turnê subsequente teve os talentos de Vernon Reid, Bernie Worrell, Robby Ameen, El Negro Horacio Hernandez e Richie Flores.
Em 2002 Jack participou de um projeto de verão chamado A Walk Down Abbey Road, um tributo aos Beatles com a participação de Alan Parsons, Todd Rundgren, Mark Farner, Christopher Cross, Godfrey Townsend, John Beck e Steve Murphy.Em novembro desse mesmo ano ele juntou-se à Uli Jon Roth, Glenn Hughes e Michael Schenker na turnê "Legends of Rock".
2005 também foi um ano bastante especial para ele.Jack reuniu-se aos companheiros de Cream, Baker e Clapton, para a primeira turnê em 37 anos.A banda tocou em quatro noites históricas de maio no Royal Albert Hall e mais três concertos no Madison Square Garden de NY em outubro.
Nessa mesma semana ele recebeu o prêmio Bass Player Lifetime Achievement Award por sua contribuição ao desenvolvimento da técnica no baixo.O outro agraciado foi apenas e tão sómente Ron Carter.
Logo em fevereiro de 2006, Jack recebeu um Grammy especial dedicado ao Cream.
Nos últimos anos Jack Bruce continua envolvido com sua paixão, a música.Em 2007 ele foi agraciado com o título de Doutor em música, conferido por sua escola, a The Royal Scottish Academy of Music and Drama.Em 2008, dois novos álbuns foram lançados: Jack Bruce with the HR Big Band, contendo arranjos para velhas e novas canções executadas pela orquestra alemã de Hessische Rundfunk, e Seven Moons, novo trabalho ao lado do mestre guitarrista Robin Trower e do baterista Gary Husband.
Também foram lançadas duas caixas especiais.A primeira chama-se Spirit e reúne gravações feitas para a BBC, e a segunda, Can You Folow?,é uma retrospectiva de toda a carreira dele e tem 6 CDs.
The Graham Bond Organisation - The Sound Of 65/There's A Bond Between Us (1965)
Graham Bond -órgão,sax alto e vocal
Jack Bruce -baixo,vocal e harmônica
Dick Heckstal-Smith -sax tenor
Ginger Baker -bateria
The Sound Of '65
1 Hoochie Coochie Man
2 Baby Make Love To Me
3 Neighbour Neighbour
4 Early In The Morning
5 Spanish Blues
6 Oh Baby
7 Little Girl
8 I Want You
9 Wade In The Water
10 Got My Mojo Working
11 Train Time
12 Baby Be Good To Me
13 Half A Man
14 Tammy
There's A Bond Between Us
15 Who's Afraid Of Virginia Woolf?
16 Hear Me Calling Your Name
17 Night Time Is The Right, The
18 Walkin' In The Park
19 Last Night
20 Baby Can It Be True?
21 What'd I Say?
22 Dick's Instrumental
23 Don't Let Go
24 Keep A'Drivin'
25 Have You Ever Loved A Woman?
26 Camels And Elephants
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Project Z - Project Z (2001)
Jimmy Herring é um dos melhores guitarristas que estão por aí, você tem que ouví-lo. E que tal ouví-lo ao lado de um dos melhores sliders que estão por aí?
Jimmy Herring -guitarras
Ricky Keller -baixo,piano
Count Mbutu -perc
Jeff Sipe -bateria
Derek Trucks -guitarra slide
Rev. Oliver W. Wells -órgão,sints,piano
Col. Bruce Hampton -efeitos
1 Raging Torren
2 Guitargument I
3 Mud Bug
4 Extra Cold
5 Augusta's Ankle
6 Psychic Flutter
7 Rainbow
8 Guitargument II
9 Albright Special
10 The Third Man
11 Genetic Drift
12 Yachtz
13 Guitargument III
14 Utensil Oceans
15 She Freak
16 Jean
17 Separated Gestures
18 Isolated Light
Rachel Z - Everlasting (2004)
Rachel Z é uma pianista e tecladista que usualmente toca com algumas das maiores estrelas do fusion e jazz. Entre elas estão Al DiMeola, Larry Corryel, Wayne Shorter e Steps Ahead; porém as participações mais destacadas foram no supergrupo Vertú do Lenny white e do Stanley Clarke, e mais recentemente acompanhando Peter Gabriel em suas turnês(está no ao vivo Still Growing Up). Na carreira solo ela deixa bem clara a influ do Chick Corea e do Herbie Hancock. Filha de uma cantôra lírica, ela começou a educar a voz aos 2 anos de idade e aos 4 já estava apresentada ao piano. Mais tarde estudou na Berklee. Esse disco contém clássicos do rock numa interpretação jazzy e, de quebra, tem o senhor Levin na cozinha.
Rach -piano, teclados
Tony Levin -baixo
Bobby Rae -bateria
1 Here Comes the Sun [George Harrison]
2 Kiss from a Rose [Seal]
3 Interlude
4 Mortal
5 Ring of Fire
6 Wild Horses [Jagger,Richard]
7 Black Hole Sun [Chris Cornell
8 Fields of Gold [Sting]
9 Kid Charlemagne [Steely Dan]
10 One Time [Belew, Bruford, Fripp, Levin]
11 Tonight Tonight [Billy Corgan]
12 Kiss of Life [Sade]
13 Interlude
14 Red Rain [Peter Gabriel]
Innes Sibun - East Monroe (2001)
"O" Innes é inglês e começou na guitarra aos 12 anos. Ele conta que seu professor foi uma cópia de segunda mão do disco Live at the Regal do BB King. Quis o destino que ele conhecesse o produtor Mike Vernon, que cuidou de Peter Green na sua Fletwood Mac e de Eric Clapton também. Seu primeiro disco, lançado em 91 foi indicado como melhor disco de blues do Reino Unido. No ano seguinte, Innes acompanhou Robert Plant em turnê e em 94 tocou com ele aqui no Hollywood Rock, e arrebentou.
Innes Sibun -guitarra,vocal
Robbie Brian -bateria
Dan Inzani -piano
Wade Edwards -baixo
Duncan Leslie -baixo
1. Gimme A Taste
2. It's Too Late
3. Beautiful Day
4. Schluters Walking Blues
5. Bloodhounds
6. Angelstar
7. Your Lighthouse
8. So Tired
9. Shining On
10. Time Stood Still
11. Such A Fool
12. East Monroe
13. Still Waters
Radio Moscow - Radio Moscow (2007)
Essa banda dedica-se a recriar o rock clássico dos anos 70. Por ser uma dupla, faz associar rapidinho com a White Stripes ou a Black Keys. Bem, com a Black Keys tá certo. É que os caras deram um jeito de entregar pessoalmente uma demo ao guitarrista Dan Auerbach, que curtiu, produziu e tocou com eles nesse disco.
Parker Griggs -guitarra,bateria,vocal
Luke McDuff -baixo
com
Dan Auerbach -guitarra slide
1 Introduction
2 Frustrating Sound
3 Luckydutch
4 Lickskillet
5 Mistreating Queen
6 Whatever Happened
7 Timebomb
8 Deep Blue Sea
9 Ordovician Fauna
10 Fuse
Robin Trower - Live at BBC (1975)
Trower estava no auge e eu penso que esse é seu segundo melhor momento ao vivo.
Robin Trower -guitarra
James Dewar -baixo,vocal
Bill Lordan -bateria
1 Day of the Eagle
2 Bridge of Sighs
3 Gonna Be More Suspicious
4 Fine Day
5 Lady Love
6 Twice Removed from Yesterday
7 Daydream
8 Alethea
9 A Little Bit of Sympathy
10 Rock Me Baby (BB King)
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Reaction - Reaction (1972)
Reaction foi uma banda de hard e blues-rock bem pesadona que lançou esse único e ótimo disco. Não há notícias sobre o rumo de seus integrantes após esse trabalho.
Peter Braun -guitarra, vocal
Luigi de Luca -baixo
Holger Tempel -bateria
1 Mistreated
2 What's Going on Around
3 Time
4 The Mask
5 Funeral March of a Marionette
6 My Father's Son
7 Life Is a Wheel
8 Keep on Trying
9 On the Highway
Illusion - Out Of The Mist (1977)
Illusion foi uma banda inglêsa de rock progressivo formada em 1976 pelos mesmos membros fundadores da Renaissance. Portanto, para falar dela a gente precisa voltar um pouco mais atrás, mais precisamente aos Yardbirds. Com o fim deles toda a atenção estava voltada para as carreiras de Jimmy Page e Jeff Beck mas a surprêsa veio mesmo com o que fizeram Keith Relf e Jim McCarty. Eles fundaram a Renaissance com um som totalmente diferente do que se poderia esperar. Chamaram o tecladista John Hawken, o baixista Lois Cennamo e a irmã de Keith, Jane Relf, para os vocais. Gravaram dois discos e aos poucos seus membros foram saindo um a um, sendo substituídos ou tendo músicos convidados para o lugar, à partir de 71.
Keith Relf foi para o Medicine Head, Louis Cennamo foi para o Steamhammer, John Hawken foi para o Strawbs e McCarty continuou escrevendo para a Renaissance e muitos outros.
Keith Relf e Louis Cennamo ainda formariam a Armageddon (para um só disco) antes que McCarty decidisse remontar a Renaissance em 76.
Ele convidou todos os ex membros, junto com Relf começou a compor mas Relf faleceu e por motivos legais o nome Renaissance não foi usado.
A banda então decidiu prosseguir usando o nome do último disco que gravaram juntos como Renaissance e ele se chamava "Illusion".
Convidaram o guitarrista John Knightsbridge , Jim McCarty saiu da bateria para assumir os vocais e no seu lugar veio o Eddie McNeil.
Evidentemente o som de ambas as bandas era muito próximo, uma experimentação entre rock,folk e clássico mas A Illusion contava com guitarras e a Renaissance da Annie Haslam não.
O primeiro disco, "Out of the Mist", não incluiu nenhuma das músicas gravadas com a participação de Keith Relf mas é um ítem obrigatório para qualquer fã da Renaissance. É da mesma forma dominado pelo piano e pelas harmonias vocais em belíssimas canções.
John Hawken -piano Fender Rhodes, Mini Moog, Mellotron, órgão
Louis Cennamo -baixo
Jane Relf -vocal
Jim McCarty -vocal, violão, perc
Jonh Nightbridge -guitarra
Eddie McNeil -bateria, perc
1. Isadora
2. Roads To Freedom
3. Beautiful Country
4. Solo Flight
5. Everywhere You Go
6. Face Of Yesterday
7. Candles Are Burning
'Igginbottom - 'Igginbottom's Wrench (1969)
Essa foi a primeira banda do Allan Holdsworth. Ele estava ainda engatinhando seu Legatto, mas percebe-se um guitarrista especial.
Allan Holdsworth -guitarra,vocal
Steven Robinson -vocal,guitarra
Mick Skelly -baixo
Dave Freeman -bateria
1 The Castle
2 Out of Confusion
3 The Witch
4 Sweet Dry Biscuits
5 California Dreamin'
6 Golden Lakes
7 Not So Sweet Dreams
8 Is She Just a Dream?
9 Blind Girl
10 The Donkey
Rhino Bucket -Rhino Bucket (1990)
Essa é uma banda americana que faz um som igualzinho ao AC/DC da era Bon Scott, com a agravante de a voz do Georg Dolivo ser igualzinha à do Bon. E os caras não tem o menor pudor de xerocar as coisas, principalmente porque o fazem muito bem, obrigado. Tão bem, que mais adiante o ex-baterista do AC/DC, Simon Wright, viria a ser membro da Rhino.
Georg Dolivo -vocal,guitarra
Reeve Downes -baixo
Greg Fields -guitarra
Liam Jason -bateria
1 One Night Stand
2 Beg for Your Love
3 Train Ride
4 Going Down Tonight
5 Even the Sun Goes Down
6 Blood on the Cross
7 Shot Down
8 I'd Rather Go Insane
9 Inside/Outside
10 Ride the Rhino
Robert Cray -Strong Persuader (1986)
Alguns críticos costumam torcer o nariz para ele. Acham que é um yuppie e que sua mistura com o soul não merece ser chamada de Blues. Bobagem. Ao contrário, sua receita tem ajudado muito a manter o gênero em evidência, infinitamente mais do que esses caras que tocam rock, com afinações e distorções de rock, apenas lambuzadinho de Blues como um bife à milaneza.
Cray é filho de um militar que serviu por todos os EUA, cresceu ouvindo soul e decidiu ser músico de blues depois de ouvir Albert Collins tocando sua Telecaster na formatura do colégio. Perceba que mesmo tocando sempre uma Stratocaster, ela tem o timbre de uma Tele.
Em 74 ele formou sua primeira banda com o amigo e baixista Richard Cousins, e em pouco tempo estavam acompanhando o próprio Collins.
Esse álbum ganhou dois Grammy e catapultou o guri aí.
Robert Cray -guitarra,vocal
Peter Boe -teclados
Richard Cousins -baixo
Dave Olson -bateria
Lee Spath -perc
The Memphis Horns -metais
1 Smoking Gun
2 I Guess I Showed Her
3 Right Next Door (Because of Me)
5 Still Around
6 More Than I Can Stand
7 Foul Play
8 I Wonder
9 Fantasized
10 New Blood
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Fairport Convention - Live at the BBC (2007)
Ashley Hutchings -baixo [CD 1; CD 2 1-12; CD 4 1-10];
Martin Lamble -bateria [CD 1; CD 2 1-7; CD 4 1-10];
Simon Nicol -guitarra,vocal [CD 1; CD 2; CD 3 1-6; CD 4];
Richard Thompson -guitarra,vocal [CD 1; CD 2; CD 3 1-6; CD 4];
Sandy Denny -vocal [CD 1; CD 2 1-10; CD 3 11-14];
Ian Matthews -vocal [CD 1; CD 2 1-3; CD 4 5-10];
Ric Grech -violino [CD 2 4-7];
Dave Mattacks -bateria [CD 2 8-15; CD 3; CD 4 11-21];
Dave Swarbrick -violino,vocal [CD 2 8-15; CD 3; CD 4 11-21];
Dave Pegg - baixo,viola,bandolim [CD 2 13-15; CD 3; CD 4 11-21];
Trevor Lucas -guitarra,vocal [CD 3 7-14];
Jerry Donahue -guitarra,vocal [CD 3 7-14];
Judy Dyble -vocal [CD 4 1-8]
CD 1
John Peel's Top Gear, May 28, 1968, bc. June 2, 1968:
1.Close the Door Lightly When You Go [Eric Andersen]
2.I Don't Know Where I Stand [Joni Mitchell]
3.Some Sweet Day [Felice & Boudleaux Bryant]
4.You Never Wanted Me [Jackson C. Frank]
5.Nottamun Town [trad. arr. Fairport Convention]
David Symonds, rec. June 18, 1968, bc. June 24, 1968:
6.Marcie [Joni Mitchell]
7.Night in the City [Joni Mitchell]
8.Jack O'Diamonds [Bob Dylan, Ben Carruthers]
John Peel's Top Gear, rec. August 26, 1968, bc. September 1, 1968:
9.Gone, Gone, Gone [Phil & Don Everly]
10.Suzanne [Leonard Cohen]
11.If It Feels Good, You Know It Can't Be Wrong [Richard Thompson, Ashley Hutchings]
12.Eastern Rain [Joni Mitchell]
13.Fotheringay [Sandy Denny]
Stuart Henry, rec. December 2, 1968, bc. December 8, 1968:
14.I Still Miss Someone [Johnny & Roy Cash]
15.Bird on a Wire [Leonard Cohen]
David Symonds, rec. December 27, 1968, bc. January 6, 1969:
16.Tried So Hard [Gene Clark]
17.Reno, Nevada [Richard Fariña]
18.Book Song [Ian Matthews, Richard Thompson]
Symonds on Sunday, rec. February 4, 1969, bc. February 9, 1969:
19.Who Knows Where the Time Goes? [Sandy Denny]
CD 2
Symonds on Sunday, rec. February 4, 1969, bc. February 9, 1969:
1.You're Gonna Need My Help [McKinley Morganfield (Muddy Waters)]
2.Fotheringay [Sandy Denny]
3.Shattering Live Experience [Simon Nicol]
John Peel's Top Gear, rec. March 18, 1969, bc. April 6, 1969:
4.Cajun Woman [Richard Thompson]
5.Autopsy [Sandy Denny]
6.Si Tu Dois Partir [Bob Dylan]
7.Percy's Song [Bob Dylan]
John Peel's Top Gear, rec. September 23, 1969, bc. September 27, 1969:
8.Reynardine [trad. arr. Fairport Convention]
9.Tam Lin [trad. arr. Dave Swarbrick]
10.Sir Patrick Spens [trad. arr. Fairport Convention]
11.Medley: The Lark in the Morning / Rakish Paddy / Foxhunter's Jig / Toss the Feathers [trad. arr. Fairport Convention]
12.The Lady Is a Tramp [Richard Rodgers, Lorenz Hart]
John Peel's Top Gear, bc. May 2, 1970:
13.Walk Awhile [Dave Swarbrick, Richard Thompson]
14.Poor Will and the Jolly Hangman [Richard Thompson, Dave Swarbrick]
John Peel's Top Gear, bc. August 1, 1970:
15.Doctor of Physick [Dave Swarbrick, Richard Thompson]
CD 3
David Symonds, bc. April 27, 1970:
1.Sir Patrick Spens [trad. arr. Fairport Convention]
Folk on One, bc. July 26, 1970:
2.The Bonny Bunch of Roses [trad. arr. Dave Swarbrick, Dave Mattacks, Simon Nicol, Richard Thompson]
3.Dirty Linen [trad. arr. Dave Swarbrick]
4.Now Be Thankful [Richard Thompson, Dave Swarbrick]
Stuart Henry, bc. November 19, 1970:
5.The Journeyman's Grace [Dave Swarbrick, Richard Thompson]
6.Now Be Thankful [Richard Thompson, Dave Swarbrick]
John Peel, rec. February 5, 1973, bc. February 20, 1973:
7.Tokyo [Jerry Donahue]
8.Matthew, Mark, Luke and John [Dave Mattacks, Simon Nicol, Dave Pegg, Dave Swarbrick, Richard Thompson]
9.Possibly Parsons Green [Trevor Lucas, Pete Roche]
10.Rosie [Dave Swarbrick]
John Peel, rec. July 16, 1974, bc. August 6, 1974:
11.John the Gun [Sandy Denny]
12.Fiddlestix [trad. arr. Dave Swarbrick, Dave Mattacks, Dave Pegg, Jerry Donahue, Trevor Lucas]
13.Rising for the Moon [Sandy Denny]
14.Down in the Flood [Bob Dylan]
CD 4
John Peel's Top Gear, rec. November 24, 1967, bc. December 10, 1967:
1.Let's Get Together [Chet Powers]
2.One Sure Thing [Harvey Brooks, Jim Glover]
3.Lay Down Your Weary Tune [Bob Dylan]
4.Chelsea Morning [Joni Mitchell]
John Peel's Top Gear, rec. February 6, 1968, bc. March 3, 1968:
5.Violets of Dawn [Eric Andersen]
6.If (Stomp) [Ian MacDonald, Richard Thompson]
7.Time Will Show the Wiser [Emitt Rhodes]
8.If I Had a Ribbon Bow [Huey Prince, Louis Singer]
Stuart Henry, rec. December 2, 1968, bc. December 8, 1968:
9.Meet on the Ledge [Richard Thompson]
John Peel's Top Gear, rec. December 9, 1968, bc. December 22, 1968:
10.Light My Fire [Jim Morrison, John Densmore, Robert Krieger, Ray Manzarek]
Sound of the Seventies, host David Symonds, rec. April 21, 1970, bc. April 27, 1970:
11.Flatback Caper [trad. arr. Dave Swarbrick, Simon Nicol, Dave Pegg, Dave Mattacks, Richard Thompson]
12.Open the Door Richard [Bob Dylan]
Folk on One, bc. July 26, 1970:
13.The Deserter [trad. arr. Fairport Convention]
14.The Hangman's Reel [trad. arr. Dave Swarbrick]
15.Tam Lin [trad. arr. Dave Swarbrick]
Folk on One, bc. March 27, 1971:
16.Sir William Gower [trad. arr. Fairport Convention]
17.Banks of the Sweet Primroses [trad. arr. Fairport Convention]
18.Sickness and Diseases [Dave Swarbrick, Richard Thompson]
19.Bridge over the River Ash [trad. arr. Dave Swarbrick, Dave Mattacks, Dave Pegg, Simon Nicol]
20.Lord Marlborough [trad. arr. Fairport Convention]
21.Angel Delight [Dave Mattacks, Simon Nicol, Dave Pegg, Dave Swarbrick]
The Incredible Expanding Mindfuck - I.E.M. (1996)
Esse é mais um trabalho paralelo do Steven Wilson. Ele toca todos os instrumentos e o som vai na linha da experimentação psicodélica que ele fazia no Porcupine Tree antes da banda ir se voltando mais e mais ao rock pesado.
1. The Gospel According to the I.E.M.
2. The Last Will and Testament of Emma Peel
3. Fie Kesh
4. Deafman
The Human Instinct - Pins In It (1971)
Essa é uma banda de Blues-rock da Nova Zelândia que está na ativa, e desde 1960 e poucos.
Maurice Greer -bateria
Neil Edwards -baixo
Billy TK -guitarra
Dick Hopp -flauta(6,9)
Robert Hooper-Smith -órgão(7,8)
1 Pinzinit
2 Stand Up
3 Duchess of Montrose
4 Hazy Days
5 The Washing Song
6 The Nile Song
7 Play My Guitar
8 Highway
9 Rainbow World
Steve Howe - The Grand Scheme of Things (1993)
Acerca dos trabalhos solo dos membros do Yes, eu respeito o Alan White por sempre procurar fazer algo totalmente diferente, e respeito muito o Howe por ser o mais coerente, muito embora ainda soando como no Yes - ou mesmo porque, não tem outro jeito. Evidentemente meu maior respeito vai para o fato de ele ser um dos mais refinados guitarristas de todos os tempos.
Esse disco é parecido com o seu primeiro, Beginnings, tanto pela música como pelos seus vocais, que melhoraram um pouquinho, diga-se.
Steve Howe- guitarras,órgão,baixo com e sem traços,dobro,flauta,bandolim,violão de aço,teclados,voz(!),washboard,koto,pedais de baixo.
Nick Beggs- stick
Michael Jeffries - cabaça
Keith West- harmônica e voz
Anna Palm - violino e voz
Dylan Howe -bateria e perc.
Virgil Howe - piano
1 The Grand Scheme of Things
2 Desire Comes First
3 Blinded by Science
4 Beautiful Ideas
5 The Valley of Rocks
6 At the Gates of the New World
7 Wayward Course
8 Reaching the Point
9 Common Ground
10 Luck of the Draw
11 The Fall of Civilization
12 Passing Phase
13 Georgia's Theme
14 Too Much Is Taken and Not Enough Given
15 Maiden Voyage
16 Road to One's Self
Holdsworth,Pasqua,Haslip & Wackerman - Blues for Tony (2009)
Quatro músicos geniais fazendo um tributo ao grande baterista Tony Williams e à sua banda Lifetime, da qual o Allan e o Alan foram membros. Esse álbum foi gravado ao vivo em 2007 e não é mera cópia da Lifetime.
Allan Holdsworth - guitarra
Jimmy Haslip - baixo
Alan Pasqua - teclados
Chad Wackerman - bateria
CD1
1 Blues for Tony
2 The Fifth
3 It Must Be Jazz
4 Fred
5 Guitar Intro
6 Pud Wud
CD2
1 Looking Glass
2 To Jaki, George and Thad
3 San Michele
4 Protocosmos
5 Red Alert
The Groundhogs - Scratching the Surface (1968)
Com a debandada do Herbal Mixture, Tony McPhee foi tocar com a John Dummer Blues Band, mas no fim dos 60 o produtor da United Artists, Andrew Lauder, o convenceu a reformar o Groundhogs, inicialmente como um quarteto, trazendo de volta o baixista John Cruickshank mais o baterista Ken Pustelnik e o gaitista Steve Rye. Com essa formação eles lançaram o primeiro álbum chamado "Scratchin' the Surface", em 68. Esse trabalho vai na mesma linha do que faziam o Fleetwood Mac, Chicken Shack e Savoy Brown no comecinho, e a distinção vai para a guitarra fuzzada do McPhee e a tendência de ultrapassar as limitações dos 12 compassos com riffs e mudanças inesperadas nos acordes.
1 Rocking Chair
2 Early in the Morning
3 Walking Blues
4 Married Men
5 No More Doggin'
6 Man Trouble
7 Come Back Baby
8 You Don't Love Me
9 Still a Fool
Steve Hillage - Fish Rising (1975)
Hillage é um guitarrista inglês que, tendo estudado na Universidade de Kent, em Canterbury, envolveu-se logo com o estilo musical que se desenvolveu alí. Ele fazia jams com a Caravan e a Spirogyra e trocava figurinhas com o pessoal da Egg e Hatfield and the North. Em 71 formou a Khan, em 73 se juntou à Gong e na carreira solo tem sólida reputação como guitarrista fusion-prog.
Hillage-guitarra
Pierre Moerlen-bateria,perc
Dave Stewart-órgão,piano
Mike Howlet-baixo
Lindsay Cooper-fagote
Moonweed-sints,Moogs
B.G. De Breeze-sax
1 Solar Musick Suite:
.Sun Song (I Love Its Holy Mystery)
.Canterbury Sunrise
.Hiram Afterglid Meets the Dervish
.Sun Song (reprise)
2 Fish
3 Mediatation of the Snake
4 The Salmon Song:
.Salmon Pool
.Solomon's Atlantis Salmon
.Swimming with the Salmon
.King of the Fishes
5 Aftaglid:
.Sun Moon Surfing
.The Great Wave and the Boat of Hermes
.The Silver Ladder
.Astral Meadows
.The Lafta Yoga Song
.Glidding
.The Golden Vibe/Outglid
Head East - Flat as a Pancake (1975)
Essa banda foi um quinteto de hard-rock criado em St. Louis por colegas de universidade. Eles gravaram esse disco independentemente e quando as músicas começaram a tocar nas rádios a gravadora A&M os contratou e relançou Flat as a Pancake com uma produção melhor.
Dan Birney -baixo,vocal
Roger Boyd -teclados,vocal
Steve Huston -bateria,vocal
John Schlitt -vocal
Mike Somerville -guitarra,vocal
1 Never Been Any Reason
2 One Against the Other
3 Love Me Tonight
4 City of Gold
5 Fly by Night Lady
6 Jefftown Creek
7 Lovin' Me Along
8 Ticket Back to Georgia
9 Brother Jacob
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Tony Williams - The Joy of Flying (1978)
Tony Williams -bateria
Jan Hammer -sints
Brian Auger -teclados
George Benson -guitarra
Michael Brecker -sax tenor
Mario Cipollina -baixo
Stanley Clarke -baixo
Herbie Hancock -teclados
Paul Jackson -baixo
Ralph MacDonald -percussão
Ronnie Montrose -guitarra
Tom Scott -Lyricon
Cecil Taylor -piano
1 Going Far
2 Hip Skip
3 Hittin' on 6
4 Open Fire
5 Tony
6 Eris
7 Coming Back Home
8 Morgan's Motion
Frank Zappa - Weasels Ripped My Flesh (1969)
No final dos anos 60 Zappa passou a regularmente gravar seus concertos, inicialmente com um gravador simples de 2 canais, progredindo até um portátil de 48 canais em 1988. Assim ele formou um vasto acervo de material gravado e como era perfeccionista ao extremo, pôde depois usar trechos em novas composições ou em discos inteiros.
Muito embora ele fosse aclamado pela crítica e tivesse muitos fãs o seguindo à toda parte, a grande audiência, ou o grande mercado, achava sua música imcompreensível e frequentemente era alvo de zombaria. Note ainda que manter um grupo tão grande na estrada tinha um custo muito elevado, e sem um retorno financeiro de grandes platéias e vendas de discos foi inevitável que aparecessem tensões entre os músicos. Então, em 69 o Mothers debandou. Alguns músicos continuaram com Zappa e outros voltariam mais adiante.
As gravações desse período acabaram sendo reunidas em 2 discos: Weasels Ripped My Flesh (1969) e Burnt Weeny Sandwich (1970).
Realizado com gravações de 67 à 69 esse pode ser o mais maluco dos álbuns dele. Jazz de vanguarda, ruídos vocais sem palavras e até um cover de Little Richard: Directly From My Heart to You.
1 Didja Get Any Onya [live]
2 Directly From My Heart to You
3 Prelude to the Afternoon of a Sexually Aroused Gas Mask [live]
4 Toads of the Short Forest
5 Get a Little [live]
6 Eric Dolphy Memorial Barbecue
7 Dwarf Nebula Processional March & Dwarf Nebula
8 My Guitar Wants to Kill Your Mama
9 Oh No
10 The Orange County Lumber Truck [live]
11 Weasels Ripped My Flesh [live]
Frank Zappa – guitarra,vocal
Jimmy Carl Black – bateria
Ray Collins – vocal
Roy Estrada – baixo, vocal
Bunk Gardner – sax tenôr
Lowell George – guitarra, vocal
Don "Sugarcane" Harris – vocal,violino
Don Preston – órgão, efeitos
Buzz Gardner – trompete,fagote
Motorhead Sherwood – sax barítono
Art Tripp – bateria
Ian Underwood – sax alto
Soft Machine - Volume Two (1969)
Brian Hopper -sax
Hugh Hopper -guitarra,violão,vocal
Mike Ratledge -Hammond,Harpsichord,flauta
Robert Wyatt -bateria,vocal
1 Pataphysical Introduction, Pt. 1
2 A Concise British Alphabet, Pt. 1
3 Hibou, Anemone and Bear
4 A Concise British Alphabet, Pt. 2
5 Hulloder
6 Dada Was Here
7 Thank You Pierrot Lunaire
8 Have You Ever Bean Green?
9 Pataphysical Introduction, Pt. 2
10 Out of Tunes
11 As Long as He Lies Perfectly Still
12 Dedicated to You But You Weren't Listening
13 Fire Engine Passing with Bells Clanging
14 Pig
15 Orange Skin Food
16 A Door Opens and Closes
17 10: 30 Returns to the Bedroom
Weather Report - Mysterious Traveller (1974)
Joe Zawinul -teclados e mais um monte
Wayne Shorter -saxes,piano
Don Ashworth -sopros de madeira
Ray Barretto -perc
Skip Hadden -bateria
Isacoff -percussão
Alphonso Johnson -baixo
Steve Little -tímpano
Dom Um Romão -perc
Miroslav Vitous -baixo
Ishmael Wilburn -bateria
Marti McCall -vocal
Billie Barnum -vocal
Edna Wright -vocal
Jessica Smith -vocal
1 Nubian Sundance
2 American Tango
3 Cucumber Slumber
4 Mysterious Traveller
5 Blackthorn Rose
6 Scarlet Woman
7 Jungle Book