Patrick Bruce Metheny nasceu no dia 12 de agosto de 1954 na pequena cidade de Lee’s Summit no Missouri(3500 hab.). Lá desde sempre ele foi famoso uma vez que seu bisavô foi o fundador do lugar. Não havia ali sequer uma TV durante sua infância e aos 8 anos, para se ocupar, ele começou a tocar trompete com seu irmão mais velho Mike e sua principal influência nessa época foi John Coltrane. Mas foram os Beatles e os Beach Boys que o levaram à primeira guitarra: um violão Trivia. Uma curiosidade é que sua música predileta para o aprendizado era Garota de Ipanema.
Um belo dia seu irmão trouxe prá casa o LP Four And More de Miles Davis e segundo ele próprio: "...as pessoas dizem sempre que leva tempo prá se gostar de jazz mas prá mim demorou uns 5 segundos".
Logo ele conseguiu comprar uma Gibson ES 140 e mergulhou tão profundamente no jazz que escola e vida social não importavam mais. Pat passou a tocar com músicos de jazz em Kansas City e numa dessas ocasiões Herbie Hancock apareceu; muito impressionado, ele insistiu em tocarem juntos.
Em 73 Pat chegou a cursar a Universidade de Miami porém desistiu para assumir o cargo de professor de guitarra ali mesmo e de onde partiria em 74 para lecionar na prestigiada Berklee em Boston, com então apenas 18 anos. Dali, Pat foi convidado para integrar a banda do vibrafonista Gary Burton com quem fez sua primeira gravação: o álbum Ring.
Em dezembro de 75 Pat Metheny assinou com o selo alemão ECM - que agora pertence à Touchstone - e gravou seu primeiro solo, Bright Size Life, com ninguém menos que Jaco Pastorius, mas continuou integrando a Gary Burton Band até 77 quando ele conheceu o tecladista Lyle Mays e formou o Pat Metheny Group com Mark Egan no baixo e Danny Gottlieb na bateria.
Seu som é único, baseado no timbre delicado da Gibson Es 175
com cordas .11 D'Addario, e extremamente difícil de classificar: folk-jazz, jazz-rock, smooth-jazz... Sem dúvida o ambiente rural e bucólico onde cresceu
foi um forte componente na criação do seu estilo.
Os títulos de algumas músicas já sugerem q o clima do álbum é o das paisagens do meio-oeste americano. Além de Jaco Pastorius, conta também com Bob Moses, seu companheiro de Gary Burton's Band.
Pat Metheny-guitarras
Jaco Pastorious-baixo
Bob Moses-bateria
1. Bright Size Life
2. Sirabhorn
3. Unity Village
4. Missouri Uncompromised
5. Midwestern Nights Dream
6. Unquity Road
7. Omaha Celebration
8. Round Trip / Broadway Blues
domingo, 21 de novembro de 2010
Jaco Pastorius - Jaco (1974)
Primeiro álbum do grande baixista, tragicamente morto após uma confusão na entrada de um bar. Estrear ao lado de caras assim não é para qualquer um.
Pat Metheny - guitarras
Jaco Pastorius - baixo
Bruce Ditmas - bateria
Paul Bley - piano e produção
Carla Bley - composição e arranjo
1 Vashkar
2 Poconos
3 Donkey
4 Vampira
5 Overtoned
6 Jaco
7 Batterie
8 King Korn
9 Blood
Albert Collins
"O Mestre da Telecaster", "Homem de Gelo" e "Lâmina" foram alguns dos apelidos que ele recebeu. Poder-se-ia dizer que nunca houve nem haverá um bluesman como Albert Collins; pela alegria, pela técnica apurada do sustain nas notas altas e pelo trabalho percussivo da mão direita, entre muitas coisas.
Ele nasceu no Texas em 32 e era primo do legendário Lightnin' Hopkins. Suas influências foram T-Bone Walker, John Lee Hooker e Clarence Gatemouth Brown mas seu estilo foi um blend do Mississippi, Texas e Chicago. Collins perambulou por clubes em todos esses lugares e formou sua própria banda ainda em 52, gravou muitos singles e estourou com Frosty que vendeu um milhão de cópias em 61, de cujas gravações participaram os adolescentes Johnny Winter e Janis Joplin. Um pouco depois veio um período em que ele se entregou ao rock 'n' roll e a psicodelia, produzido pelos membros do Canned Heat mas a fase mais fértil veio depois de assinar contrato com o sêlo Alligator em 78. Aí vieram Ice Pickin', que foi indicado ao Grammy e recebeu o prêmio de melhor disco de blues pelo Festival de Montreux, e Showdown que ganhou o Grammy.
Jimi Hendrix o citava como uma das influências mais queridas e Robert Cray efetivamente decidiu seguir carreira no blues depois de vê-lo tocar em sua formatura do ginásio.
Infelizmente, um câncer no fígado o levou prematuramente em 93.
Albert Collins and The Icebreakers featuring Champion Jack Dupree and Rory Gallagher - Jammin' With Albert -1990
Esse disco contém gravações feitas no Festival de Montreux(faixas 1 à 4) em 79 e no Festival de Nyon(5 e 6), também na Suíssa, em 83. Embora esteja escrito no encarte que Rory Gallagher toca nas faixas 5 e 6, ao final do concerto de Montreux Collins o apresenta junto com a banda.
Albert Collins - guitarra,harmônica,vocal
Champion Jack Dupree -piano(3,4),vocal(3,4)
Rory Gallagher -guitarra (5,6)
Concerto em Montreux
A.C. Reed -sax tenor
Larry Burton -guitarra
Aaron Burton -baixo
Casey Jones -bateria
Concerto em Nyon
Abb Locke -sax tenor
Johnny B. Gayden -baixo
Casey Jones -bateria
1 Good Golly Miss Molly
2 I Got a Cold Cold Feeling
3 Goin' Down Slow Jam
4 Whiskey And Women Jam
5 Boogie Jam
6 Funk Jam
Willie Dixon - Mighty Earthquake & Hurricane (1983)
Willie Dixon -baixo,vocal,violão
Billy Branch -harmônica
Freddie Dixon -baixo
Ayo Kason -vocal
Lafayette Leake -piano
Johnny B. Moore -baixo
Ellen Samuels -vocal
Jim Tillman -bateria
John Watkins -guitarra
Zora Young -vocal
1 Mighty Earthquake and Hurricane
2 It Don't Make Sense (You Can't Make Peace)
3 After Five Long Years
4 Everything's Got a Time
5 Wigglin' Worm
6 Flamin' Mamie
7 Grave Digger Blues
8 Pie in the Sky
Alex Dixon - Rising From The Bushes (2009)
Alex foi criado, em parte, por seu avô Willie, o qual lhe infundiu o blues nas veias. Além dele, não lhe faltaram professores, a nata do blues de Chicago lhe pasou lições. Muito cêdo ele demonstrou preferência pelo piano e aos 6 fêz parte de um projeto criado no sistema escolar da cidade patrocinado pela Blues Heaven Foundation.
Ele excursionou intensivamente acompanhando seu avô e com ele compôs cerca de 40 músicas. Trabalhou com muita gente boa também: Chuck Berry, Bo Diddley, B.B. King, Koko Taylor...
Aos 33 anos ele lançou esse seu primeiro disco solo que é uma mistura fina de blues, soul e jazz. Hoje ele preside a tal fundação.
Alex Dixon -piano,teclados,vocal
David Dills -vocal
Marcy Levy(Little Feat,Clapton) vocal
Alan Mirikitani(Buddaheads) -guitarra
Alvino Bennett(Koko Taylor) -bateria
James Gadson(Hancock,BB King,Albert King) -bateria
Michael Fell -harmônica
Gerald Johnson (Steve Miller Band) -baixo
1 Willie Dixon – Intro
2 Fantasy
3 Lose Control
4 Down In The Bottom
5 Still In Love With You
6 Paint You A Picture
7 Spoonful
8 My Suspicious Mind
9 These Are The Times
10 Find A way To Live
11 Everything's Gonna Be Alright
12 Willie Dixon – Outro
Popa Chubby - Old School (2003)
Houve um tempo em que se torcia o nariz para um branquelo tocando blues. Que diriam então de um branco judeu com nome Theodore Horowitz, nascido no Bronx em Nova Iorque, filho de um comerciante de dôces e bunitim assim:
É mas o cara toca prá caramba, canta idem e é politicamente muito engajado.
Popa Chubby -guitarra,vocal
Paul Personne -guitarra
Bill Perry -guitarra
Dave Keyes -teclados
Dimitri Archip -bateria
Jean-Jacques Milteau -harmônica
Mason Casey -harmônica
Matt Smith -baixo
1 Back Door Man
2 The Same Thing
3 I Can't Be Satisfied
4 She's 19 Years Old
5 I Can't Quit You Baby
6 Got My Mojo Working
7 I'm So Glad She's Mine
8 Baby Come Home
9 Low Down Ways
10 Little Red Rooster
É mas o cara toca prá caramba, canta idem e é politicamente muito engajado.
Popa Chubby -guitarra,vocal
Paul Personne -guitarra
Bill Perry -guitarra
Dave Keyes -teclados
Dimitri Archip -bateria
Jean-Jacques Milteau -harmônica
Mason Casey -harmônica
Matt Smith -baixo
1 Back Door Man
2 The Same Thing
3 I Can't Be Satisfied
4 She's 19 Years Old
5 I Can't Quit You Baby
6 Got My Mojo Working
7 I'm So Glad She's Mine
8 Baby Come Home
9 Low Down Ways
10 Little Red Rooster
Walter Trout - Relentless (2003)
Esse cara aí é um gigante da guitarra. Hoje em dia conta-se nos dedos os que tocam com tamanha paixão e criatividade, com seu timbre agressivo e encorpado.
Ele começou acompanhando grandes nomes do blues como John Lee Hooker e Big Mama Thornton e logo foi substituir o falecido Bob Hite na Canned Heat, onde ficou por 5 anos. Sobre esse tempo na Canned ele costuma dizer que não se lembra de nada, todo mundo era muito doido naquela época. Depois foi tocar na Bluesbreakers do John Mayall. Aí, depois de mais 5 anos, durante uma apresentação, ele chamou a atenção de um empresário dinamarquês que quis bancar sua carreira solo e lá foi ele pela Europa, junto com Tim Bogert (Cactus) e Richie Hayward (Little Feat), apenas.
O primeiro disco saiu em 90 e esse aí em baixo foi gravado num concerto na Holanda e é um ótimo apanhado da carreira dele.
Walter Trout - guitarra,vocal
Sam Avila - hammond,vocal
Jimmy Trapp (falecido em 2005) - baixo
Joey Pafumi - bateria
Andrew Elt - backing vocal
1 I'm Tired
2 The Life I Chose
3 Jericho Road
4 Work No More
5 Cry if You Want To
6 Chatroom Girl
7 My Heart Is True
8 Lonely Tonight
9 Helpin' Hand
10 Collingswood
11 Empty Eyes
12 The Best You Got
13 Mercy
Muddy Waters - Fathers and Sons (1969)
O senhor Águas Barrentas chamava-se na verdade McKinley Morganfield e a dimensão da sua influência em toda música feita à partir do pós-guerra é imensurável. Dificilmente irá se encontrar um roqueiro, jazista, progger ou qualquer outra coisa, que não tenha estudado sobre suas canções, tocado ou mesmo gravado: Hendrix, Clapton, Johnny Winter, Gallagher, Gilmour, Page...a lista não tem fim.
Muddy criou talvez o melhor exemplo de "superbanda", a Headhunters ou caçadores de cabeça, e essa era a premissa mesmo: ter os melhores dos melhores.Por ela passaram Little Walter, Jimmy Rogers, Otis Spann, Willie Dixon, James Cotton e Buddy Guy, só prá falar dos mais conhecidos.
Também prá falar umas poucas, entre as canções que renderam covers de sucesso estão You Shook Me com o Led; Blow Wind Blow com Clapton; Can't Lose What You Never Had com a Allman Bros.; Country Blues com Groundhogs; Gypsy Wooman e I Wonder Who com Rory Gallagher; I Can't Be Satisfied com Hot Tuna,Stones e Paul Rodgers; Little Brown Bird com Jeff Beck; Manish Boy com Hendrix e Stones; Rock Me com The Doors; Rollin and Tumblin' com o Cream e com mais um monte de gente, e a Rolling Stone que nem se fala.
Muddy Waters -guitarra,vocal
Paul Asbell -guitarra
Michael Bloomfield -guitarra
Paul Butterfield -harmônica
Jeffrey M. Carp -harmônica
Donald "Duck" Dunn(Clapton,Dylan...) -baixo
Sam Lay(Jimmy D. Lane,Dylan) -bateria
Buddy Miles(Hendrix) -bateria
Otis Spann -piano
Phil Upchurch -baixo
1 All Aboard
2 Mean Disposition
3 Blow Wind Blow
4 You Can't Lose What You Ain't Never Had
5 Walking Thru the Park
6 Forty Days and Forty Nights
7 Standin' Round Cryin'
8 I'm Ready
9 Twenty Four Hours
10 Sugar Sweet
11 Long Distance Call
12 Baby, Please Don't Go
13 Honey Bee
14 The Same Thing
15 Got My Mojo Working, Part 1
16 Got My Mojo Working, Part 2
Big Bill Morganfield - Blues in the Blood (2003)
Não é fácil para um filho seguir o caminho do pai quando esse é tão importante. Por isso o Big Bill não entrou para o negócio da família até bem depois da morte de Muddy Waters em 83.
Antes ele formou-se em Línguas e Comunicações e um dia acabou aceitando um convite para tocar umas músicas com o guitarrista Lonnie Mack, sem muito compromisso. Só que a platéia veio abaixo e isso o encorajou a continuar. Logo seu primeiro disco, Rising Son de 99, ganhou o prêmio W.C. Handy, o mais importante do Blues. Há um pai sorridente no céu.
Big Bill Morganfield -guitarra,vocal
Brian Bisesi -guitarra
Jimmy Vivino -órgão,piano,bandolim
Tad Walters -baixo,gaita,vocal
Kenny Smith -bateria
01. Boogie Child
02. Evil
03. Hoochie Coochie Girl
04. Left Alone
05. Trapped
06. Whiskey
07. Feel Like Dyin'
08. Love You Right
09. Anything Just For You
10. Strong Love
11. Time To Go
12. Why Don't You Live So God Can Use You
Muddy Waters - Electric Mud (1968)
Depois de tanto influenciar, o mestre acaba influenciado. Ou quase.
Como Muddy vinha ganhando cada vêz mais público jovem e branco, a gravadora Chess propôs-lhe gravar um álbum com arranjos psicodélicos à la Hendrix e Cream. Os puristas torcem o nariz mas o fato é que ficou legau.
Muddy Waters -guitarra,vocal
Gene Barge -sax tenor
Pete Cosey -guitarra
Roland Faulkner -guitarra
Morris Jennings -bateria
Louis Satterfield -baixo
Charles Stepney -órgão
Phil Upchurch -guitarra
1 I Just Want to Make Love to You
2 (I'm Your) Hoochie Coochie Man
3 Let's Spend the Night Together (Stones)
4 She's Alright
5 Mannish Boy
6 Herbert Harper's Free Press News
7 Tom Cat
8 The Same Thing
Atlantis - Live ( ou Live At Fabrik)
Em 72 a banda Frumpy desmanchou-se e a Inga Rumpf formou a Atlantis. Ela era chamada de a "Janis" alemã por causa da voz encorpada e da maneira passional de interpretar. Esse disco é bem bluesy e reúne gravações de 72 à 75 com performances de algumas outras formações da banda, inclusive membros da Frumpy mas o encarte só dá crédito aos últimos.
Inga Rumpf -vocal,violão
Adrian M. Askew -teclados
Alex Conti -guitarra
Ringo Funk -bateria,percussão
Karl Heinz Schott -baixo
1 Friends
2 Ooh Baby
3 Somewhere
4 It's Getting Better
5 Waiting and Longing
6 Brother
7 Rock'n Roll Preacher
8 New York City
9 Mr. Big Shot
10 Mainline Florida
11 Godfather
12 Going to the Country
13 Rock Me Baby
14 Leave It to the Devil
8 Days In April - Hamburg Scene (1972)
Esse disco é muito legau. 8 Days In April não é exatamente uma banda mas um projeto gravado em 8 dias de abril de 71 e reuniu alguns dos melhores músicos da Alemanha na época. Foi uma iniciativa do Kravetz, que era o tecladista da banda prog Frumpy. Mas esse não é prog, não. É hard, cheio de solos de guitarra e Hammond. Inga Rumpf também era da Frumpy e o Lindemberg foi o fundador da banda fusion Passport.
Jean-Jacques Kravetz -órgão,piano,sints
Udo Lindenberg(Passport) -bateria,perc,vocal
Steffi Stephan(Eric Burdon) -baixo
Thomas Kretzschmer -guitarra
Inga Rumpf -vocal
Roger Hook -violão 12
1 I’d Like To Be A Child Again
2 Ann Toomuch
3 Routes
4 When The Dream Is Over
5 Master Of Time
Stiff Little Fingers - Inflammable Material (1979)
Essa banda Punk é irlandêsa de Belfast também e é uma daquelas muito poucas que realmente merecem respeito. Ela foi seguidora do The Clash e Sex Pistols mas hoje pode-se dizer que foi muito além delas. Feroz, virulenta e selvagem, assumiu a perigosa postura contrária ao IRA, o qual criticava sem piedade, acusando-o por banhos de sangue e pela estagnação sócio-econômica da nação, cometidos unicamente por interesses particulares do grupo. Eles conclamavam todos às armas, sim. Porém, essas armas eram o diálogo e a inteligêngia. A raiva usada de uma forma extremamente positiva.
Jake Burns -guitarra,vocal
Henry Cluney -guitarra,vocal
Brian Faloon -bateria
Ali McMordie -baixo
1 Suspect Device
2 State of Emergency
3 Here We Are Nowhere
4 Wasted Life
5 No More of That
6 Barbed Wire Love
7 White Noise
8 Breakout
10 Rough Trade
11 Johnny Was
12 Alternative Ulster
13 Closed Groove
Bônus
14 Suspect Device
15 78 Rpm
16 Jake Burns Interview by Alan Parker (13/6/01), Pt. 1
Horslips - Happy to Meet - Sorry to Part (1972)
Horslips foi uma banda que fundiu rock, folk, música celta e prog, fundade em 1970 em Dublin. Pode-se fazer um paralelo entre ela e a Fairport Convention; onde esta usou a tradição inglêsa, a primeira se ateve às tradições irlandêsas. Nesse primeiro disco até dá prá um pouco do Foxtrot e do Nursery Crime do Genesis e a banda poderia mesmo ter chegado ao patamar deles.
Eamon Carr -bateria,perc
Barry Devlin -baixo,vocal
John Fean -guitarra,violão,vocal
Jim Lockheart -teclados,flauta
Charles O'Connor -violino,bandolim,vocal
1 Happy to Meet (instrumental)
2 Hall of Mirrors
3 The Clergy's Lamentation (instrumental)
4 An Bratach Bán
5 The Shamrock Shore
6 Flower Amang Them All (instrumental)
7 Bím Istigh Ag Ól
8 Furniture"
9 Ace and Deuce (instrumental)
10 Dance to Yer Daddy
11 Scalloway Ripoff (instrumental)
12 The Musical Priest (instrumental)
13 Sorry to Part (instrumental)
14 The High Reel (instrumental)
Heavy Metal Kids - Heavy Metal Kids (1974)
A Kids foi mais uma daquelas bandas inglêsas que ninguém entende como não viraram top. Diga-se que de Heavy Metal mesmo não tinham quase nada, mas fizeram um rockão super legau, misturado com um pouco de glam e pré-punk. Até um reaggaezinho pintou. Talvez ela tenha ficado injustamente na sombra de outros mega sucessos, esse disco saiu um pouco depois do All the Young Dudes do Mott The Hoople, por exemplo, mas comumente é dito que eles estavam muito à frente em qualidade. Recomendo.
Gary Holton -vocal
Mickey Waller -guitarra
Danny Peyronel -teclados
Keith Boyce -bateria
Ronnie Thomas -baixo
1 Hangin' On
2 Ain't It Hard
3 It's the Same
4 Run Around Eyes
5 We Gotta Go
6 Always Plenty of Women
7 Nature of My Game
8 Kind Woman
9 Rock N Roll Man
10 We Gotta Go (Reprise)
11 It's the Same [live]
Fairport Convention - Unhalfbricking (1969)
A Fairport foi a melhor banda de folk-rock inglês. Ela foi formada aí por 67 e gravou o primeiro disco em 68, então com 2 vocalistas. O sucesso acabou vindo mesmo quando a Sandy Denny, vinda da Strawbs, assumiu os vocais. Eles se especializaram em pegar canções tradicionais das ilhas britânicas e botar uma roupa nova nelas, seguindo uma influ de bandas da California como The Byrds, por exemplo. Esse segundo (e melhor) momento da banda pode ser subdividido em 2: até o final de 69, quando o baterista Martin Lamble faleceu num acidente com a van que levava o equipamento e daí até o final 70 com o baterista Dave Mattacks. Depois disso os membros foram saindo e a própria Sandy foi formar a Fotheringay.
Sandy Denny -vocal,Harpsichord
Richard Thompson -violão,guitarra,vocal,Dulcimer,piano, acordeon,órgão
Simon Nicol -violão,guitarra
Ashley Hutchings -baixo,vocal
Martin Lamble -bateria
Ian Matthews -vocal
Marc Ellington -vocal
Trevor Lucas -triângulo
Dave Swarbrick -violino,bandolim
1 Genesis Hall
2 Si Tu Dois Partir
3 Autopsy
4 A Sailor’s Life
5 Cajun Woman
6 Who Knows Where The Time Goes?
7 Percy’s Song
8 Million Dollar Bash
Fairport Convention - Liege & Lief (1970)
Sandy Denny -vocal
Ashley Hutchings -baixo,vocal
Dave Mattacks -bateria
Simon Nicol -guitarra,vocal
Dave Swarbrick -bandolim,violino,viola
Richard Thompson -violão,guitarra
1 Come All Ye
2 Reynardine
3 Matty Groves
4 Farewell, Farewell
5 The Deserter
6 Medley: The Lark in the Morning/Rakish Paddy/Foxhunters' Jig/Toss ...
7 Tam Lin
8 Crazy Man Michael
9 Sir Patrick Spens
10 Quiet Joys of Brotherhood
Barclay James Harvest - Live (1974)
Essa é uma banda prog inglêsa fundada em 66 e que assinou contrato com a gravadora Harvest no mesmo tempo que o Pink Floyd. Músicos de sólida formação, eles construíam belas melodias e costumavam harmonizar de um jeito parecido ao dos Beatles. Contudo, nunca conseguiram chegar ao sucesso comercial.
Les Holroyd -baixo,guitarra,vocal
John Lees -guitarra,vocal
Mel Pritchard -bateria
Stewart Wooly Wolstenholme -sints,órgão.piano,Mellotron,vocal
1 Summer Soldier
2 Medicine Man
3 Crazy City
4 After The Day
5 The Great 1974 Mining Disaster
6 Galadriel
7 Negative Earth
8 She Said
9 Paper Wings
10 For No One
11 Mockingbird
Steamhammer - Mountains (1970)
O Steamhammer nasceu em 68 na Inglaterra quando o bluesman Freddie King precisou de uma banda de apoio para sua turnê européia. Depois disso eles puseram o pé na estrada como uma banda de blues-rock mesmo, mas foram incorporando elementos prog, psy e hard no caminho. Tiveram algumas mudanças no line-up (Louis Cennamo tocou com eles) e lançaram 4 bons discos. Este é o terceiro. A banda se dissolveu após o lançamento do quarto disco pois o Mick Bradley faleceu de leucemia. Seus membros voltariam a se encontrar em outros projetos como o Armageddon, de Keith Relf.
Kieran White -violão,guitarra,gaita,vocal
Mick Bradley -bateria,perc
Steve Davy -órgão,baixo,vocal
Martin Pugh -guitarra,vocal
Keith Nelson -banjo
1 I Wouldn't Have Thought
2 Riding on the L&N (Live)
3 Hold That Train
4 Levinia
5 Henry Lane
6 Leader of the Ring
7 Walking Down the Road
8 Mountains
McGuinness Flint - Happy Birthday, Ruthy Baby (1971)
Essa banda foi formada por Tom McGuinness, que era guitarrista da Manfred Mann, e por Hughie Flint, excelente ex-baterista de John Mayall. O som deles sempre foi comparado à ex-banda do Bob Dylan, The Band, porém mais influenciado pelo jazz.
om McGuinness -guitarra,vocal
Hughie Flint -bateria,vocal
Dennis Coulson -guitarra,teclados,vocal
Benny Gallagher(Pete Townshend/Ronnie Lane) -baixo,vocal,gaita,piano
Nicky Hopkins -teclados
Jimmy Jewell -sax
Graham Lyle(Joe Cocker,Sandy Denny) -banjo,baixo,bandolim,vocal
John Mumford -trombone
1 Happy Birthday, Ruthy Baby
2 Conversation
3 When I'm Alone With You
4 Fixer
5 Faith And Gravy
6 Klondike
7 Reader To Writer
8 Changes
9 Friends Of Mine
10 Piper Of Dreams
11 Jimmy's Song
12 Sparrow
Pete Townshend - Happy Birthday (1970)
Esse disco é o primeiro de uma trilogia que Pete fêz em homenagem ao seu guru espiritual, o Meher Baba, o qual inspirou algumas músicas do Who também. É poético, levado por violão, bandolim e piano, e está entre os mais elogiados dele.
1 Poem
2 Evolution
3 Day of Silence
4 Alan Cohen Speaks
5 Mary Jane
6 Alan Cohen Speaks
7 The Seeker
8 Begin the Beguine
9 With a Smile Up His Nose They Entered
10 The Love Man
11 Meditation
Moxy - Moxy (1975)
A Moxy foi formada no Canadá em 74 por Buzz Shearman depois de desmanchar sua banda anterior, a Leigh Ashford.
Eles foram gravar seu primeiro disco num estúdio da Califórnia onde também estava o Tommy Bolin, que ficou muito impressionado com o trabalho deles e adicionou sua guitarra. Aparentemente todos os solos são dele, muito embora ele não receba créditos na contra-capa, apenas um agradecimento. Isso pode ter acontecido pela informalidade e surpresa do fato, e não foi possível contornar as questões contratuais.
Curioso é que o Buddy Caine é creditado à guitarra mas ele foi contratado depois, justamente para preencher as partes do Bolin no palco.
A banda lançou outros discos mas não conseguiu repetir o sucesso desse e o Buzz acabou falecendo num acidente.
Buzz Shearman -vocal
Earl Johnson -guitarra
Terry Juric -baixo
Buddy Caine - guitarra
Bill Wade -bateria
com
Tommy Bolin -guitrra solo
1 Fantasy
2 Sail on Sail Away
3 Can't You See I'm a Star
4 Moon Rider
5 Time to Move On
6 Still I Wonder
7 Train
8 Out of the Darkness (Into the Fire)
Pinacle - Assassin (1974)
Essa foi uma banda pesadona de Liverpool que também antecipou algumas características do punk, como o vocal meio escroto. A penúltima faixa é quase um plágio de Whole Lotta Love mas a banda é bacana, lembrando o comecinho do Hawkwind.
Alan Lawrence -baixo
Neil McKenna -bateria
Dave Mylett -órgão Farfisa,Moog
Owen McCann -vocal
Paul Thomas -guitarra
1 Assasin
2 Time Slips By
3 Cyborg
4 Astral Traveller
5 The Chase
6 Thumbscrew
7 The Ripper
8 Bad Omen
Phil Brown - Cruel Inventions (2004)
Esse álbum continua na linha daquele Jimi Project que eu postei antes e é um pouco mais experimental no som e nos arranjos. Aqui ele usa uma Les Paul com afinação em drop-b e cordas .13 mais frouxas, o que resulta num som mais grave. Rolling And Tumbling, por exemplo, é clássica e já foi gravada por meio mundo, mas essa versão é um barato.
Phil Brown - guitarra,vocal,baixo,teclados,loops
Rich Neville - baixo,vocal
Tommy Stephenson - teclados,vocal
Larry Thompson - bateria,perc,loops
1 Charmed Life
2 Grind Me
3 Hour To Kill
4 Rolling And Tumbling
5 Goodbye Pork Pie Hat
6 La-Lah Land
7 Diva
8 Ahh... Baby Its You
9 Cruel Inventions
10 All Over Now
11 Heaven
Frankenstein Brothers - Bolt on Neck (2008)
Esse disco é bastante experimental. Esse That 1 Guy aí é um abilidoso baixista que tocou em vários discos do Tom Waits e construiu o seu próprio Frankenstein: uma coisa com 2 metros de altura, feita com tubos de aço, cordas de contra-baixo erudito e uma parafernália eletrônica chamado Magic Pipe.
Buckethead -guitarra,sints
That 1 Guy(Mike Silverman) -baixos,Magic Pipe e todo tipo de tralha eletro-acústica
1 Bolt on Neck
2 5 Second Minute
3 Bought Big Ben
4 The Thief and the Prince
5 Wait
6 Prototype #1
Science Faxtion - Living on Another Frequency (2008)
Bootsy Collins -baixo,teclados
Bernie Worrell -sints
Buckethead -guitarra,baixo
Brain -bateria
Dj Botieus -programação
Keith Cheatham -guitarra
Chris Collier -bateria
Chuck D(Public Enemy) -vocal
Steve Ferlazzo -piano,teclados
Greg Hampton -sints,guitarra
Brian Hardgroove -baixo,bateria
Kyle Jason -vocal
Morris Mingo -teclados
Dan Monti -baixo
Paul Patterson -cordas
Susan Peterson -cordas
Thumpin TheeRam -baixo
Tobot -pick-ups,samplers
1 Sci-Fax Theme
2 Lookin' for Eden
3 At Any Cost
4 Chaos in Motion
5 Famous
6 L.O.A.F.
7 Gone Tomorrow
8 Life-Is In-DeLiver
9 Take You Down
10 what it is
11 Fatally Flawed Flesh
12 I See Rockets
13 Zionplanetio
Death Club K - Dreamatorium (1994)
Incursão pela ambient music, certamente influenciada por Fripp e Eno, porém mais próxima do No-Man.
Buckethead -guitarra,ruídos
Bill Laswell -baixo,sints
1 Land of the Lost
2 Maps of Impossible Worlds
3 Terror by Night
4 Maggot Dream
5 Dark Hood
Buckethead,Travis Dickerson & Brain - The Dragons of Eden (2008)
Buckethead -guitarra e baixo
Travis Dickerson -teclados
Brain -bateria
Cameron Stone -cello
1 The Cosmic Calendar
2 The Brain and the Chariot
3 The Abstractions of Beasts
4 Tales of Dim Eden
5 Lovers and Madmen
6 Future Evolution
7 Draco
8 Knowledge Is Destiny
Praxis - Transmutation (Mutatis Mutandis) 1992
Buckethead -guitarra,instr. de brinquedo
Bernie Worrell -órgão,sints,Clavinet
Brain(vulgo Brian Mantia) -bateria
Bootsy Collins -baixo,vocal
Af Next Man Flip (vulgo Lord of the Paradox) ou Afrika Baby Bam(?!!!) -pick-ups
1 Blast/War Machine Dub
2 Interface/Stimulation Loop
3 Crash Victim/Black Science Navigator
4 Animal Behavior
5 Dead Man Walking
6 Seven Laws of Woo
7 The Interworld and the New Innocence
8 Giant Robot/Machines in the Modern City/Godzilla
9 After Shock (Chaos Never Died)
Thanatopsis - Axiology (2004)
Esse é um projeto paralelo, menos metal e mais jazzy, do Buckethead. Guardadas as devidas proporções, vai na linha do Hot Rats e Sleep Dirt do Zappa, mostrando que o balde tem muita coisa boa. Recomendo.
Buckethead -guitarras
Travis Dickerson -teclados
Ramy Antoun -bateria
1 Nostrum
2 Pretzel Logic
3 Vicious Circle
4 Cult of One
5 Pyre
6 New Year
7 Gnash
8 Axiology
9 Non Sequitur
10 Top of the World Ma
Steve Jansen & Richard Barbieri - Stone to Flesh (1997)
Steve Jansen é irmão do David Sylvian e com ele e mais o Barbieri, todos tocaram na banda Japan. Aqui eles fazem uma mistura de ambient com prog, dando prá sacar uma influ do Robert Fripp e ficando meio parecido com o que o Steven Wilson faz no No-Man.
Steve Jansen(Japan) -bateria,percussão,guitarras,teclados,samplers
David Torn(Gongzilla) -loops
Richard Barbieri(Japan,Porcupine) - sints,baixo,samplers
Colin Edwin(Porcupine Tree) -baixo elétrico e acústico
Mark Feltham(Rory Gallagher) -harmônica
Steven Wilson(Porcupine Tree) -violão e guitarra
1 Mother London
2 Sleepers Awake
3 Ringing the Bell Backwards: Part 1- Siren/Part 2-Drift
4 Swim There
5 Closer Than 'I'
6 Everything Ends in Darkness
Billy Cobham's Glass Menagerie - Observations & Reflections (1982)
Eu gosto muito desse disco que é um pouco subestimado por aí. Banda enxuta porém competentíssima, bons temas, improviso, e Arroyo tem 3 solos do caramba.
Esse é um rip de vinil mas está muito bom.
Billy Cobham -bateria
Tim Landers -baixo
Dean Brown -guitarra
Gil Goldstein -teclados
1 Jailbait
2 M.S.R.
3 Arroyo
4 Chiquita Linda
5 Take It To The Sky
6 Observations & Reflections
Phil Brown - The Jimi Project (2006)
O Phil é texano e fortemente influenciado por Hendrix e Steve Ray Vaughan. Ele começou no violino aos 7 anos, passou ao violão clássico e saiu pro mundo com uma guitarra. Passou por inúmeras bandas e eventualmente fez parte da Little Feat mas acabou tornando-se um requisitado compositor, produtor e engenheiro de alguns dos melhores estúdios e editoras, trabalhando com caras como Joe Cocker e Alice Cooper.
Nesse disco ele é mais um que tenta reinventar as músicas do Hendrix e um dos poucos que o fazem bem. Os riffs estão aí, quase intactos, só que de um modo bem relaxado, lento e criativo, casando na medida com o registro vocal dele.
A cozinha é outro ponto muito legau: ambos são tarimbados no jazz e fusion, um rumo que Hendrix parecia estar tomando.
Interessante é o timbre das guitarras que ele usa, tanto uma Strato como uma Les Paul. Nelas estão cordas .13 meio frouxas, numa afinação chamada Drop B.
Ouvir as músicas do Hendrix assim, de um jeito tão inusitado, só faz mostrar o quanto elas são boas.
Phil Brown -guitarra,vocal
Jimmy Haslip(Yellowjackets,Jing Chi) -baixo
Gary Novak(Corea,Edgar Winter) -bateria
Reggie Knighton -vocal
Freddie Lopez -vocal
1 Manic Depression
2 Purple Haze
3 I Don't Live Today
4 Voodoo Child
5 Fire
6 One Rainy Wish
7 If 6 Was 9
8 Love or Confusion
9 Spanish Castle Magic
10 You've Got Me Floating
11 Ain't No Telling
12 Are You Experienced?
Niacin - Live! Blood, Sweat & Beers (1999)
Não há muito o que dizer sobre essa banda, além de "espetacular", "do c..." e muito "f...". Ao vivo então...
Esse disco tem duas versões praticamente iguais, essa de 99 e outra de 2003.
Billy Sheehan -baixo
John Novello -Hammond B3
Dennis Chambers -bateria
1 Clean Up Crew
2 Do a Little Dirty Work
3 Bullet Train Blues
4 Hell to Pay
5 Niacin
6 One Less Worry
7 I Miss You (Like I Miss the Sun)
8 Pay Dirt
9 Klaghorn
10 Three Feet Back
11 Purple Rain
12 For Crying Out Loud
13 No Man's Land
14 You Keep Me Hanging on
The Foundation - Departure (1984)
Essa é uma banda sueca que fez um prog bem legau nesse disco que saiu em 84 como LP e em 99 em CD. Tem momentos muito bonitos, principalmente pelo uso do cello que é um instrumento de grande lirismo e pelas melodias dirigidas pelos sints, deixando até uma lembrança dos trabalhos do Anthony Phillips. Embora haja menção de um segundo disco, esse foi o único trabalho dos caras a ser realmente conhecido.
Johan Belin -sints
Jerker Hardänge -guitarra,cello,vocal
Roger Hedin -baixo,Chapman stick
Jan Ronnerström -bateria,perc,vocal
1 Walking Down The Avenue
2 Crossing Lines
3 Migration Time
4 D-day Dawn/Forces On The Way/The Last Of All Battles
5 Final Thoughts, Departure
6 Red Roses
7 Don't Wake Me Up
Hiram Bullock & Billy Cobham - Plays The Music Of Jimi Hendrix (2004)
Hiram Bullock é um guitarrista que frequenta muito o circuito fusion de Nova Iorque e passeia do rock ao jazz. Já tocou com David Samborn, Bob James, Joan Armatrading e teve participação destacada no disco Nothing Like The Sun do Sting. Aqui ele se une ao Billy Cobham para um concerto na universidade de Colônia, na Alemanha, tocando o repertório do Hendrix de uma maneira diferente: jazzy com uma big band de 15 músicos atrás.
O concerto foi em 27 de maio de 04.
Hiram Bullock(Spyro Gyra,Pastorius,Sting) -guitarra,vocal
Billy Cobham -bateria
Stefan Rademacher -baixo
Christopher Dell -vibrafone
WDR Big Band Köln
1 Crosstown Traffic/Little Miss Lover
2 Red House
3 Foxy Lady
4 Little Wing
5 Voodoo Child
6 Gipsy Eyes
7 Manic Depression
Project Z - Lincoln Memorial (2005)
A banda é a reunião de músicos muito talentosos, talvez alguns dos melhores na cena jazz-rock de hoje. Não há limites para a capacidade improvisacional deles. Jimmy Herring é genial. Jeff Sipe costumava usar o codinome Apt.Q258 e gravou com o baixista Jonas Hellborg e com o mestre da guitarra Shawn Lane. Esses caras já haviam se encontrado em outra banda, muito legau também, a Aquarium Rescue Unit.
Jimmy Herring -guitarra
Jason Crosby -teclados
Ricky Keller -baixo
Greg Osby -sax alto
Jeff Sipe -bateria
1 Departure
2 Miso Soup
3 Stale Salt Lugs
4 Freener Frolic
5 You Do
6 Sister Barbie
7 Slaif
8 Sad Sack
9 'Ol Bugaboo
10 Zamb Fear
11 Microburst
12 Lincoln Memorial
13 Arrival