quarta-feira, 27 de abril de 2011

James Blood Ulmer - Memphis Blood: The Sun Sessions (2003)



Eu admiro muito o Ulmer, acho-o um guitarrista genial, cujo coração não se decidiu ainda pelo blues ou jazz, graças a Deus. Ele começou no instrumento aos quatro anos de idade e, profissionalmente, tocou com muitas bandas de soul e jazz. O talento o levou à Jazz Messengers do Art Blackey e à outros grandes nomes do Jazz. Seu trabalho com o safonista Ornette Coleman é que foi o diferencial na carreira. Coleman desenvolveu uma técnica para saxofone chamada Harmolodic Theory, e Ulmer a aplicou na guitarra.
A discografia dele alterna álbuns de jazz de vanguarda com álbuns de blues incomuns, como esse aqui. Ele é uma parceria com o guitarrista da Living Colour, Vernon Reid. Durante três dias eles se enfiaram nos tradicionais Sun Studios para gravar standards de Willie Dixon, John Lee Hooker e Howling Wolf (Chester Burnett) de uma maneira totalmente surreal, única.
Esse é um dos seus discos mais acessíveis mas é fantástico. A versão de I Asked for Water é ainda mais furiosa que a de Howling Wolf. E Vernon Reid, além da produção, adiciona sua guitarra enfezada.

James Blood Ulmer -guitarra e vocal
Vernon Reid -guitarra
David Barnes -harmonica
Charles Burnham -violino,bandolim slide
Aubrey Dayle -bateria
Mark Peterson -baixo
Rick Steff -piano,acordeon,Hammond,Wurlitzer

1 Spoonful (Willie Dixon)
2 I Want to Be Loved (Dixon)
3 Little Red Rooster(Burnett,Dixon)
4 Dimples(Bracken,JL Hooker)
5 I Just Want to Make Love to You(Dixon)
6 Evil (Muddy Waters)
7 Death Letter (Son House)
8 Fattening Frogs for Snakes(Williamson)
9 Money (Hooker)
10 I Love the Life I Live, I Live the Life I Love (Dixon)
11 Too Lazy to Work, Too Nervous to Steal(Holmes,Young)
12 Double Trouble (Otis Rush)
13 I Asked for Water (She Gave Me Gasoline)(Burnett)
14 Back Door Man (Dixon)

Robert Fripp & The League of Crafty Guitarists - Intergalactic Boogie Express Live in Europe (1991)



Uma impressionante apresentação de Fripp liderando seus dez melhores alunos na Guitar Craft. Impressionante, tanto pela precisão como pelo comprometimento de todos com as técnicas do mestre.

10 violões: Fripp,Steve Ball,Tobin Buttram,Guido Ernst,Nigel Gavin,
Curt Golden,Bert Lams,Hideyo Moriya,David Pittaway,
Paul Richards.

1 A Connecticut Yankee in the Court of King Arthur (Gavin)
2 Rhythm of the Universes (Gavin)
3 Larks Thrak (Fripp)
4 Circulation I (Fripp, LCG)
5 Intergalactic Boogie Express (Fripp)
6 G Force (Gavin)
7 Eye of the Needle (Fripp)
8 Corrente (Bach BWV 825) (Bach, arr. Lams)
9 Driving Force (Fripp)
10 Groove Penetration (Buttram)
11 Flying Home (Golden, McSurely)
12 Circulation II (Fripp, LCG)
13 Fireplace (Ball)
14 Fragments of Skylab (Fripp)
15 Asturias (Lams)
16 Prelude Circulation (Bach)
17 Cheeseballs (Ball)
18 Prelude in C minor (Bach BWV 847) (Bach, arr. Lams)
19 Wabash Cannonball (trad. arr. Ernst)
20 Fractal Jasm (Fripp)
21 Askesis (Geballe)

Soft Machine - Jet-Propeled Photographs (1967)



Soft Machine surgiu das cinzas do Daevid Allen Trio e da Wilde Flowers bem no Verão do Amor, o ápice da contracultura, quando mais de cem mil pessoas se reuniram em São Francisco para rebelar-se, e o movimento se espalhou pelo mundo. Aqui estão as demos do primeiro disco e são especialmente interessantes por mostrar como tudo poderia ter sido com uma guitarra, já que o Allen saiu rapidinho prá formar a Gong.

Robert Wyatt -bateria,vocal
Kevin Ayers -vocal
Mike Ratledge -órgão,piano
Daevid Allen -guitarra

1 That's How Much I Need You Now
2 Save Yourself
3 I Should've Known
4 Jet-Propelled Photograph (A.K.A. Shooting at the Moon)
5 When I Don't Want You
6 Memories
7 You Don't Remember
8 She's Gone
9 I'd Rather Be With You

Flash - Out of Our Hands (1973)



Esse último álbum da Flash tem músicas mais curtas e elas parecem ter sido construídas ao redor das letras. Contudo, isso não quer dizer que tenha sido uma tentativa mais comercial, é um bom álbum prog. Algumas pessoas esperam que um ex-membro do Yes deva soar como o Yes e os prog-xiitas acham que todo álbum prog tem que ter cascatas de teclados e tal. Bah, bobagem.

Peter Banks -guitarra
Colin Carter -vocal
Ray Bennett -baixo
Mike Hough -bateria

1 Open Sky
2 None the Wiser (King)
3 Farewell Number One (Pawn)
4 Man of Honour
5 Dead Ahead (Queen)
6 The Bishop
7 Psychosync (Escape / Farewell Number Two / Conclusion)
8 Manhattan Morning (Christmas '72)
9 Shadows (It's You)

terça-feira, 26 de abril de 2011

John Lee Hooker - Free Beer and Chicken (1974)



...e o Rei do Boogie foi ao Funk! É isso aí. Esse álbum é muito legau mas definitivamente não é para puristas. A verdade é que, diferentemente de outros artistas que decidem pular prum outro gênero, Hooker soube fazer as coisas. Uma coisa chata é que ele está recheado de músicos famosos como convidados - não é essa a coisa chata - mas a gravadora se embananou com os créditos e não os deu a ninguém, só diz que o disco está cheio de pêso-pesados do rock. Sabe-se que Joe Cocker está aí. E Mel Brown também.

John Lee Hooker -guitarra,vocal
Don "Sugarcane" Harris -pianos
Robert Hooker -órgão,baixo,guitarra,bateria
Joe Cocker vocal(2,9),flauta(2),percussão(8)
Sam Rivers -flauta
Michael White -violino
Wa Wa Watsou -guitarra
Mel Brown -guitarra

1 Make It Funky
2 Five Long Years [Eddie Boyd]
3 713 Blues
4 714 Blues
5 One Bourbon,One Scotch,One Beer
6 Homework
7 Bluebird
8 Sitting on Top of the World [Walter Vinson]
9 (You Never Amount to Anything If You Don't Go To) Collage (A ...)[Cocker, Hooker]

Gryphon - Raindance (1975)



Aqui a banda focou seu trabalho em canções mais curtas e de estilos variados. Os sintetizadores tem maior participação e há até passagens hard. É interessante curtir a banda procurando ir adiante, inovando e tal mas isso acabaria sendo um problema para a identidade musical deles.

Malcolm Bennett -baixo,flauta
Brian Gulland -fagote,vocal
Richard Harvey grand piano,Fender Rhodes,pianos elétricos RMI e Crumar, mini Moog, órgão Hart, Mellotron, Clavinet,clarineta
David Oberle -bateria,perc,vocal
Graeme Taylor -guitarras,vocal

01. Down the Dog
02. Raindance
03. Mother Nature's Son
04. "Le Cabrioleur Est Dans Le Mouchoir"
05. Ormolu
06. Fontinental Version
07. Wallbanger
08. Don't Say Go
09. (Ein Klein) Heldenleben

Mahogany Rush - Child of the Novelty (1974)



Frank Marino -guitarra,teclados,vocal
Paul Harwood -baixo elétrico e acústico
Jimmy Ayoub -bateria e percussão

1 Look Outside
2 Thru the Milky Way
3 Talkin' 'Bout a Feelin'
4 Child of the Novelty
5 Makin' My Wave
6 A New Rock and Roll
7 Changing
8 Plastic Man
9 Guitwar
10 Chans Of (S)pace

Frank Zappa - Studio Tan (1978)



Esse álbum tem a volta de antigos colaboradores do Zappa. A faixa de abertura, com 21 minutos, levou 3 anos de trabalho em estúdio e é o cume da arte dele em narrar estórias. A faixa 3 é uma idiotice intencional.

Max Bennett -baixo
Don Brewer -bongô
George Duke -teclados,vocal
Bruce Fowler -trombone
Tom Fowler -baixo
Paul Humphrey -bateria
Eddie Jobson -teclados,yodel
Davey Moire -vocal
Chester Thompson -bateria
Ruth Underwood -sints,perc
James "Bird Legs" Youman -sints,baixo
Frank Zappa -guitarra...

1 The Adventures of Greggery Peccary
2 Revised Music for Guitar and Low-Budget Orchestra [instrumental]
3 Lemme Take You to the Beach
4 RDNZL

The Groundhogs - Solid (1974)



Tony Mcphee -guitarra, vocal
John Cruickshank -baixo, vocal
Clive Brooks -bateria

01 Light My Light
02 Free From All Alarm
03 Sins Of The Father
04 Sad So Round
05 Corn Cob
06 Plea Sing Plea Song
07 Snow Storm
08 Jokers Grave
09 Over Blue

Pat Metheny - We Live Here (1994)



Pat -guitarras
David Blamires -vocais
Luis Conte -percussão
Mark Ledford -trompete,voz
Lyle Mays -piano,teclados
Steve Rodby -baixo
Dave Samuels(Spyro Gyra) -címbalos
Paul Wertico -bateria

1 Here to Stay
2 And Then I Knew
3 The Girls Next Door
4 To the End of the World
5 We Live Here
6 Episode D' Azur
7 Something to Remind You
8 Red Sky
9 Stranger in Town

sexta-feira, 22 de abril de 2011


click to enlarge

Paul Gilbert & Jimi Kidd - Raw Blues Power (2002)



Prá falar a verdade, não tem muito de Blues aqui. Dá prá sentir aquele sobe-desce do Boogie mas é só uma base, como em quase todo Blues Rock do século 21. Também, com o shredder da Mr. Big e da Racer X não se poderia esperar nenhum purismo do gênero mesmo. Mas de Raw... ahh, isso tem prá caramba.
Esse disco é a realização de um desejo do Gilbert em tocar com seu tio e sua maior influência, Jimi Kidd.

Paul Gilbert -guitarra,vocal
Jimi Kidd -guitarra,vocal
Jeff Martin -bongôs,vocal
Mike Szuter -baixo,vocal
Johnny Fedevich -bateria vocal

1 Girls Watching
2 A 180
3 Pacific Coast Highway
4 Good Foot
5 12 Days of the Blues
6 Freedom
7 Stranded
8 Play Guitar
9 Sookie Sookie
10 Blues Power

Lyle Mays - Street Dreams (1988)



Nesse seu segundo álbum solo, Mays vai bem mais além que em seu disco de estréia, em estruturas onde seu trabalho com Pat Metheny não chegaria. Ele se aproxima bastante do som de uma big band e utiliza uma orquestra de câmara em alguns momentos. O ponto comum é aquele toque de brasilidade, segundo ele, numa inspiração pelas Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos. Do disco anterior estão estão Bill Frisell e Marc Johnson que aqui receberam um reforço considerável, sobretudo do grande Randy Brecker liderando os metais.

Lyle Mays -piano,teclados
Marc Johnson -baixo acústico
Bill Frisell -guitarra
Steve Rodby -baixo
Randy Brecker -trompete
Bob Millikan -flauta,trompete,sax
Bob Mintzer -flauta,sax
Keith O'Quinn -trombone
Laurie Frink -trompete
Glen Velez -percussão
Steve Gadd -bateria
Peter Erskine -bateria
Steve Jordan -bateria


01.Feet First
02.August
03.Chorinho
04.Possible Straight
05.Hangtime
06.Before You Go
07.Newborn
08.Street Dreams 1
09.Street Dreams 2
10.Street Dreams3
11.Street Dreams4

King Crimson - The Vrooom Sessions (2000)






Ensaios nos estúdios Applehead, Woodstock, N.Y. Abril/Maio, 1994




Robert Fripp - guitarra
Adrian Bellew - guitarra, vocal
Tony Levin - baixo, Chapman stick
Trey Gunn - baixo, Warr guitar
Pat Mastelotto - bateria
Bill Bruford - bateria




1 Bass Groove
2 Fashionable
3 Monster Jam
4 Slow Mellow
5 Krim 3
6 Funky Jam
7 No Questions Asked
8 Adrians Clouds
9 Calliope
10 One Time

11 Booga Looga




Jean-Luc Ponty - Live (1979)



JLP -violinos
Casey Schreurell -bateria
Allan Zavod -teclados
Joaquin Lievano -guitarra
Jamie Glaser -guitarra
Ralphe Armstrong -baixo

1 Aurora, Pt. 1
2 Aurora, Pt. 2
3 Imaginary Voyage, Pt. 3
4 Imaginary Voyage, Pt. 4
5 Mirage
6 No Strings Attached
7 Egocentric Molecules
8 Egocentric Molecules

Traffic - When the Eagle Flies (1974)



Aqui eles levam ao extremo aquela tendência de explorar as texturas do jazz em improvisações e alternância de rítimos. É um álbum de rock, mas parece um álbum instrumental que calhou de ter letras. Essas letras continuam reflexivas, só mais politizadas.

Steve Winwood – vocal,órgão,guitarra,piano,Mellotron
Chris Wood – flauta,sax
Jim Capaldi – bateria,perc,vocal,teclados
Rosko Gee – baixo
Rebop Kwaku Baah – percussão (3 & 7)


01 Something New
02 Dream Gerrard
03 Graveyard People
04 Walking In The Wind
05 Memories Of A Rock 'N' Rolla
06 Love
07 When The Eagle Flies

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Willie Dixon - Ginger-Ale Afternoon (1989)



Willie compôs esse álbum como uma trilha sonora para um obscuro filme de Hollywood.

Willie Dixon -vocal
Cash McCall -guitarra, baixo
Stanley Behrens -harmônica,sax
Chucki Burke -bateria
Arthur Dixon -piano
charlotte Crossly -vocal

1 Miseries of Memories
2 Wigglin' Worm
3 I Don't Trust Nobody
4 Earthquake and Hurricane
5 The Real Thing
6 Move Me Baby
7 Save My Child
8 I Just Want to Make Love to You
9 Sittin' and Cryin' the Blues
10 Save My Child II
11 Shackin' the Shack
12 That's My Baby
13 Ginger Ale Blues
14 Save My Child III
15 Good Understooding

Larry Coryell - Live from Bahia (1992)




Larry Coryell -violão,guitarra
Billy Cobham -bateria
Nico Assumpção -baixo
Márcio Montarroyos -trompete
Luiz Avellar -teclados
Dori Caymmi -violão,vocal
Francisco Centeno -baixo
Donald Harrison -sax
Romero Lubambo -violão,guitarra
Monica Millet -percussão
Bashiri Johnson -percussão
Tião Oliveira -percussão

1 The Harbor [Caymmi]
2 Old City New City [Coryell]
3 The Crab Peddler [Caymmi]
4 Oshum, Goddess of Love [Harrison]
5 Bloco Loco [Coryell]
6 Panama [Cobham]
7 Bahian Night Walk [Assumpcao,Avellar,Montarroyos]
8 Gabriela's Song [Caymmi]
9 Vera Cruz [Milton Nascimento]

Procol Harum - A Salty Dog (1969)







Em relação com os dois álbuns anteriores, A Salty Dog é um trabalho muito mais ambicioso. Mais próximo do progressivo, nele cada músico usa uma variedade maior de instrumentos e tem maior espaço para desenvolver suas idéias — Trower dá seus primeiros passos como compositor. Este também é o álbum preferido do Gary Brooker e aquele cujas músicas sempre estão nos concertos da banda.



Gary Brooker - voz e piano
Robin Trower - guitarra
Matthew Fisher - órgão
Barrie James "B.J." Wilson - bateria
David John Knights - baixo




CD 1
1   A Salty Dog
2   The Milk Of Human Kindness
3   Too Much Between Us
4   The Devil Came From Kansas
5   Boredom
6   Juicy John Pink
7   Wreck Of The Hesperus
8   All This And More
9   Crucifiction Lane
10  Pilgrim's Progress

CD 2
1   Skip Softly (My Moonbeams)
2   Wish Me Well
3   Long Gone Geek
4   Goin’ Down Slow
5   Juicy John Pink
6   Crucifiction Lane
7   Skip Softly (My Moonbeams) / Also Sprach Zarathustra
8   The Milk of Human Kindness
9   Juicy John Pink
10 A Salty Dog (Mono Single Mix)
11 Long Gone Geek (Mono Single Mix)
12 The Milk of Human Kindness (Take 1; raw backing track)

Climax Blues Band - Sense of Direction (1974)



É um bom álbum, boas canções, ótimos arranjos indo meio pro funk. O que pega é que foi simplesmente transferido do LP pro CD; pobremente, diga-se.

1 Amerita / Sense of Direction
2 Losin' the Humbles
3 Shopping Bag People
4 Nogales
5 Reaching Out
6 Right Now
7 Before You Reach the Grave
8 Milwaukee Truckin' Blues (Chipper's Song)

Eric Gales - Psychedelic Underground (2007)



Eric Gales -guitarra,vocal
Jesse Bradman -vocal
Steve Evans -baixo
Thomas Pridgen -bateria

01 Wake Up Call
02 Rumble
03 Day of Reckoning
04 I've Got Something on You
05 Dark Corners of My Mind
06 Pretty Lie
07 The Psychedelic Underground
08 Circling the Drain
09 Honey in the Comb
10 Someday
11 Crossing the Line
12 Someone Else's Problem

Øresund Space Collective - Good Planets Are Hard to Find (2009)




Dr. Space -teclados
Tobias -guitarras
Magnus -guitarras
Jocke -baixo
Kaufmann -bateria
PIB -bateria
Mogens -sints
com
Sula Bassana -guitarra
KG West(Siena Root) -guitarra

1 Good Planets Are Hard to Find
2 Space Fountain
3 Orbital Elevator
4 PP746-3
5 My Heel Has a Beard
6 MTSST

Be-Bop Deluxe - Sunburst Finish (1976)




Bill Nelson -guitarra,gaita,vocal 
Andrew Clark -teclados 
Simon Fox -bateria 
Ian Nelson -sax alto 
Charlie Tumahai -baixo 



 1 Fair Exchange 
 2 Heavenly Homes 
 3 Ships in the Night 
 4 Crying to the Sky 
 5 Sleep That Burns 
 6 Beauty Secrets 
 7 Life in the Air Age 
 8 Like an Old Blues 
 9 Crystal Gazing 
10 Blazing Apostles
11 Shine
12 Speed Of The Wind
13 Blue As A Jewel


domingo, 17 de abril de 2011

Eric Clapton - Crossroads 2: Live in the Seventies (1996)



A caixa Crossroads é um primoroso documento da tragetória do Clapton mas essa aqui é muito especial também, pois é quase toda de gravações ao vivo. E é ao vivo que a divindade se manifesta, né não?
As faixas foram organizadas em ordem cronológica de gravação, cobrindo um período de quase dez anos mesmo. Então, dá prá gente ir sacando a evolução dele, tanto na guitarra como -e principalmente- nos vocais.

Eric Clapton -guitarra,vocal
George Terry -guitarra
Carlos Santana -guitarra
Graham Lyle -guitarra
Dick Sims -teclados
Dave Markee -baixo
Carl Radle -baixo
Jamie Oldaker -bateria
Henry Spinetti -bateria
Sergio Pastora -percussão
Armando Peraza -percussão
Leon "Ndugu" Chancler -percussão
Yvonne Elliman -vocal
Marcy Levy -vocal,harmônica


CD1

1 Walkin' Down the Road
2 Have You Ever Loved a Woman
3 Willie and the Hand Jive/Get Ready
4 Can't Find My Way Home
5 Driftin' Blues/Rambling on My Mind
6 Presence of the Lord
7 Rambling on My Mind/Have You Ever Loved a Woman
8 Little Wing
9 The Sky Is Crying/Have You Ever Loved a Woman/Rambling on My Mind

CD2

1 Layla
2 Further On Up The Road
3 I Shot The Sheriff
4 Badge
5 Driftin' Blues
6 Eyesight To The Blind/Why Does Love Got To Be So Sad?

CD3

1 Tell the Truth
2 Knockin' on Heaven's Door
3 Stormy Monday
4 Lay Down Sally
5 The Core
6 We're All the Way
7 Cocaine
8 Goin' Down Slow/Rambling on My Mind
9 Mean Old Frisco

CD4

1 Loving You Is Sweeter Than Ever
2 Worried Life Blues
3 Tulsa Time
4 Early in the Morning
5 Wonderful Tonight
6 Kind Hearted Woman
7 Double Trouble
8 Crossroads
9 To Make Somebody Happy
10 Cryin'
11 Water on the Ground

Steve Hackett - Spectral Mornings (1979)



Esse é o terceiro disco solo dele, muito embora alguns digam que o primeiro, Voyage of the Acolyte, não vale pois parece um grande álbum perdido do Genesis. Outros dizem ainda que este aqui é que deveria ser o primeiro, já ele desvia daquilo que seria o Genesis caso Hackett tivesse permanecido. A verdade é que Hackett tem consigo o verdadeiro espírito do Genesis e em todos os seus álbuns a gente encontra algo a nos lembrar dele. Spectral Mornings é um álbum muito bonito e atmosférico do início ao fim e o toque asiático dado às faixas 2 e 3, e caribenho na 5, revelam o desejo de ir aonde o Genesis não poderia. É também um daqueles últimos grandes discos com forte domínio do Mellotron. Ressalto ainda o dado estatístico que mostra que o baterista John Shearer acelerou a calvície do Phil Collins.

SH -guitarras
Dik Cadbury -baixo
Peter Hicks -voz
John Hackett -flauta
John Shearer -bateria
Nick Magnus -teclados

1 Every Day
2 The Virgin and the Gypsy
3 The Red Flower of Tachai Blooms Everywhere
4 Clocks - The Angel of Mons
5 The Ballad of the Decomposing Man
6 Lost Time in Cordoba
7 Tigermoth
8 Spectral Mornings
9 Every Day (Alternate Mix)
10 The Virgin and the Gypsy (Alternate Mix)
11 Tigermoth (Alternate Mix)
12 The Ballad of the Decomposing Man (Alternate Mix)
13 Clocks - The Angel of Mons (Single Version)
14 Live Acoustic Set (Medley: Etude in A Minor / Blood on the Rooftops / Horizons / Kim)
15a Tigermoth (Live)
15b The Caretaker

Simon Phillips - Symbiosis (1995)



Simon é um dos maiores bateristas tanto do rock como do jazz. Já tocou com caras como Jeff Beck, Pete Townshend, Stanley Clark, Frank Zappa, Peter Gabriel e na banda 801 que só tinha feras. Seu estilo é criativo e agressivo sem, contudo, ser exibicionista; ele toca o que a música pede. Esse é o seu terceiro disco solo, um excelente trabalho de jazz moderno, e nele estão alguns companheiros de igual talento: o Mitchel Forman tocou com Mclaughlin na nova Mahavishnu e na banda fusion Metro; o Brooks acompanhou Jack Bruce; Jimmy Johnson tem no currículo trabalhos com os Stones,Aretha Franklin ,Greg Allman e mais um monte; Sheila E. é filha do percussionista de Santana, o Pete Escovedo, e já tocou com Billy Cobham, George Duke e Prince.

Simon Phillips -bateria
Wendell Brooks -saxes
Sheila E. -percussão
Mitchel Forman -teclados
Jimmy Johnson -baixo
John Pena -baixo
Mike Porcaro(Toto) -baixo
Ray Russell -guitarra
Chris Trujillo -percussão

1 Symbiosis
2 You Restless Angel
3 Midair Decision
4 Biplane to Bermuda
5 Isis
6 Out of the Blue
7 Starfish Spaghetti
8 Indian Summer
9 Sea of Sighs

Doctor Feelgood - As It Happens + Encore EP (1979)



Este é um álbum ao vivo gravado no Pavilion Hemel Hempstead e no Crocs Rayleigh Essex que veio acrescido de um EP de 7 polegadas.

Lee Brilleaux - vocal,harmônica
John Mayo -guitarra
John B. 'Sparko' Sparks -baixo
John 'The Big Figure' Martin -bateria

Pavilion Hemel Hempstead:
01. Take A Tip
02. Every Kind Of Vice
03. Down At The Doctors
04. Baby Jane
05. Sugar Shaker
06. Things Get Better
07. She's A Wind Up

Crocs Rayleigh Essex:
01. Ninety-Nine And A Half (Won't Do)
02. My Buddy Buddy Friends
03. Milk & Alcohol
04. Matchbox
05. As Long As The Price Is Right
06. Night Time

Encore EP
Crocs:
1. Riot In The Cell Block No.9
2. The Blues Had A Baby And They Named It Rock 'n' Roll
Hemel Hempstead:
3. Lights Out
4. Great Balls Of Fire

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lee Ritenour - A Twist of Jobim (1997)



Esse disco está catalogado em alguns lugares como sendo do Ritenour e em outros como sendo V.A. Eu prefiro considerar como dele pois ele assina a produção e os arranjos. Mas, levando em conta o calibre da moçada que toca aqui, parece até injusto.
Como se deduz pelo título, ele é uma releitura para o jazz das melodias mais famosas do Tom Jobim e tem ótimas sacadas do Ritenour.
A banda Yellowjackets é creditada na capa, estão o Ferrante, o Mintzer e o Kennedy, mas falta o baixista Jimmy Haslip.


Lee Ritenour -guitarra,teclados
El DeBarge -vocal
Al Jarreau -vocal
Oleta Adams -vocal
Dan Higgins -flauta
Steve Tavaglione -sax soprano,electronic wind instrument(EWI)
Art Porter -sax soprano
Eric Marienthal sax alto
Ernie Watts -sax tenôr
Bob Mintzer -sax tenôr
Jerry Hey -fagote
Dave Grusin -piano,sints
Russell Ferrante -oiano,sints
Herbie Hancock -piano
Alan Pasqua -piano
John Beasley -sints
Gary Novak -bateria
Harvey Mason -bateria
Will Kennedy -bateria
Paulinho Da Costa -percussão
Cassio Duarte -percussão

1 Water to drink (?!)
2 Captain Bacardi
3 Dindi
4 Aguas De Março (Waters Of March)
5 Bonita
6 Stone Flower
7 Favela
8 Children's Games
9 Lamento No Morro
10 Mojave
11 The Girl From Ipanema

Robin Trower - Live ! (1976)



Esse disco entra na disputa pelo prêmio de melhor disco ao vivo da Via Láctea junto com o Made in Japan do Deep Purple e o Live do Mahogany Rush. Não existe uma só falha, nenhum erro de tempo, mesmo num festival de improvisação. Bill Lordan está fantástico na bateria; Jimmy Dewar, com sua "whiskey voice" e seu baixo preciso, é o sideman que todo músico pediu prá Deus; e Trower é um capeta: os solos em Daydream são dos melhores que já ouvi.

1 Too Rolling Stoned
2 Daydream
3 Rock Me Baby
4 Lady Love
5 I Can't Wait Much Longer
6 Althea
7 Little Bit of Sympathy

Spirit - Clear (1969)



Dizem que durante as gravações desse álbum eles já apresentavam uns poucos sinais desgaste mas, mesmo assim, é ainda um sólido testemunho do quão revolucionária foi essa banda.

Randy California -guitarra,baixo,vocal
Mark Andes -baixo,vocal
Ed Cassidy -bateria,perc
Jay Ferguson -vocal,perc,tecl
John Locke -teclados

1 Dark Eyed Woman
2 Apple Orchard
3 So Little Time to Fly
4 Ground Hog
5 Cold Wind
6 Policeman's Ball
7 Ice
8 Give a Life, Take a Life
9 I'm Truckin'
10 Clear
11 Caught
12 New Dope in Town
13 1984
14 Sweet Stella Baby
15 Fuller Brush Man
16 Coral

Mahavishnu Orchestra -Inner Worlds (1976)




John McLaughlin -guitarra,guitarra sint
Ralph Armstrong -baixo
Stu Goldberg -órgão,piano,sints,Clavinet
Narada Michael Walden -bateria,perc,piano

1 All in the Family
2 Miles Out
3 In My Life
4 Gita
5 Morning Calls
6 The Way of the Pilgrim
7 River of My Heart
8 Planetary Citizen
9 Lotus Feet
10 Inner Worlds Pts. 1 & 2

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Eric Clapton - Blues (1999)



Eric Clapton é reconhecido e aclamado como um guitarrista de blues muito em função do início de sua carreira, pois em seus álbuns solo existem sempre apenas uma ou duas faixas do gênero e ele só fêz um álbum inteiramente dedicado ao blues em 94, o From The Cradle. O bacana dessa coletânea é que ela recolhe tudo o que ele gravou de blues num espaço de mais de dez anos, e, sinceramente, tanto do ponto de vista da qualidade das músicas, quanto do da qualidade da interpretação, esse disco é melhor que todos aqueles solo juntos.


Eric Clapton -guitarras e vocal
Duane Allman -guitarra slide
Gary Brooker -teclados,vocal
Jim Gordon -bateria
Al Jackson, Jr. -bateria
Freddie King -guitarra
Albert Lee -guitarra
Dave Markee -baixo
Dave Mason -guitarra
Jamie Oldaker -bateria
Carl Radle -baixo
Dick Sims -órgão,piano
Henry Spinetti -bateria
Chris Stainton -teclados
George Terry -guitarra
Bobby Whitlock -piano
Ron Wood -guitarra
Marcy Levy -vocal
Yvonne Elliman -vocal

*veja no encarte quem toca aonde*

Disco 1 (em estúdio)

1 Before You Accuse Me (Take aLook at Yourself) [Bo Diddley]
2 Mean Old World [Little Walter]
3 Ain't That Lovin' You [Jimmy Reed]
4 The Sky Is Crying [Elmore James]
5 Cryin'
6 Have You Ever Loved a Woman [BB King]
7 Alberta [Leadbelly]
8 Early in the Morning [Traditional]
9 Give Me Strength
10 Meet Me (Down at the Bottom) [Willie Dixon]
11 County Jail Blues
12 Floating Bridge [Sleepy John Estes]
13 Blow Wind Blow [Muddy Waters]
14 To Make Somebody Happy
15 Before You Accuse Me (Take aLook at Yourself) [Version 2] [Diddley]


Disco 2 (ao vivo)

1 Stormy Monday [T-Bone Walker]
2 Worried Life Blues [Hopkins, Merriweather]
3 Early in the Morning [Traditional]
4 Have You Ever Loved a Woman [BB King]
5 Wonderful Tonight
6 Kind Hearted Woman Blues [Robert Johnson]
7 Double Trouble [Otis Rush]
8 Driftin' Blues [Brown, Moore, Williams]
9 Crossroads [Robert Johnson]
10 Further on up the Road [Medwick, Robey]

King Crimson - Epitaph (Live 1969)



Volume 1 (BBC Radio 1969, Fillmore East Nov 1969, Fillmore West Dec 1969)

01. 21st. Century Schizoid Man
02. In The Court Of The Crimson King
03. Get Thy Bearings
04. Epitaph
05. A Man, A City
06. Epitaph
07. 21st. Century Schizoid Man
08. Mantra
09. Travel Weary Capricorn
10. Improv. Travel Bleary Capricorn
11. Mars

Volume 2 (Fillmore West, December 14, 1969)

01. In The Court Of The Crimson King
02. Drop In
03. A Man, A City
04. Epitaph
05. 21st. Century Schizoid Man
06. Mars




Volume 3 (9th National Jazz and Blues Festival, August, 1969)

01. 21st Century Schizoid Man
02. Get Thy Bearings
03. In the Court of the Crimson King
04. Mantra
05. Travel Weary Capricorn
06. Improv (including By the Sleeping Lagoon)
07. Mars

Volume 4 (Victoria Ballroom, September 7, 1969)

01. 21st Century Schizoid Man
02. Drop In
03. Epitaph
04. Get Thy Bearings
05. Mantra
06. Travel Weary Capricorn
07. Improv
08. Mars

Robert Fripp -guitarra
Michael Giles -bateria,perc,vocal
Greg Lake -baixo,vocal
Ian McDonald -sopros de madeira,teclados,Mellotron

Zephyr - Zephyr (1969)



Essa é aprimeira banda do Tommy Bolin.Ele tinha pouco mais de 16 anos aí e gravou 2 discos de estúdio e um ao vivo antes de juntar-se à James Gang.Depois disso,sob o comando da vocalista e instrumentista Candy Givens,a banda deu uma guinada para o jazz,gravou 2 discos e debandou.

Tommy Bolin -guitarra,vocal
Robbie Chamberlain -bateria,vocal
John Faris -órgão,flauta,piano,vocal,sax
Candy Givens -vocal,harmônica,teclados
David Givens -baixo,bateria,vocal

1 Sail On
2 Sun's A-Risin'
3 Raindrops
4 Boom-Ba-Boom/Somebody
5 Cross The River
6 St. James Infirmary
7 Huna Buna
8 Hard Chargin' Woman

segunda-feira, 11 de abril de 2011

3rd World Electric - Kilimanjaro Secret Brew (2009)



Os suecos Jonas Reingold e Roine Stolt são parceiros de longa data nas bandas prog Flower Kings, Kaipa, Karmakanic, The Tangent e Transatlantic. Mas aí, em 2009, dividiram as composições nesse projeto fusion-funk com a influência declarada do Weather Report e da Headhunters. O baterista Csörsz foi membro da Flower Kings e também tocou com Jonas Hellborg. Dave Weckl dispensa apresentações, mas só pra constar ele foi membro da Chick Corea Elektric Band e da Acoustic também. O tecladista Larsson tocou na Karmakanic e aqui deita e rola nos Moogs, mas quem rouba a cena é o saxofonista sueco Almquist. Recomendo muito.

Roine Stolt - guitarras, Fender Rhodes, Minimoog, Clavinet,
Jonas Reingold - baixos Fender e Warmoth, sints
Lalle Larsson - piano, Fender Rhodes, sints
Karl-Martin Almqvist - sax tenôr e soprano
Dave Weckl - bateria
Zoltan Czörsz - bateria
Ayi Solomon - percussão

1 Waterfront Migration
2 Ode to Joe
3 Capetown Traffic
4 Downbeat Dakar
5 The Lava Juggler
6 Kilimanjaro Secret Brew
7 Tin Can Robots
8 Children of the Future

Eric Clapton - Blues at the Fillmore (1994)



Esse é o registro da primeira noite de Clapton no festival, em 7 de novembro de 94. Como o Blues Concert, ele é um bootleg com ótima qualidade de som, saído da mesa.

Eric Clapton -guitarra,vocal
Andy Fairweather Low -guitarra
Jerry Portnoy -harmônica
Chris Stainton -teclados
Dave Bronze -baixo
Andy Newmark -bateria
Roddy Lorimer -trompete
Tim Sanders -sax tenôr
Simon Clarke -sax barítono

DISCO 1
01. Motherless Child
02. Malted Milk
03. How Long Blues
04. Kidman Blues
05. County Jail Blues
06. 44
07. Blues All Day Long
08. Standin' Around Cryin'
09. Hoochie Coochie Man
10. It Hurts Me Too
11. Blues Before Sunrise
12. Third Degree
13. Reconsider Baby
14. Sinner's Prayer
15. I Can't Judge Nobody

DISCO 2
01. Someday After A While
02. Tore Down
03. Have You Ever Loved A Woman
04. Crosscut Saw
05. Five Long Years
06. Crossroads
07.Groanin' The Blues
08. Ain't Nobody's Business

The Groundhogs - Hogwash (1972)



Um pouco depois do Who Will Save The World saiu o Hogwash. Nele há um novo baterista, Clive Brooks, um cara que veio do cenário prog e Canterburry, mais precisamente da ótima banda Egg, e isso daria um ar ainda mais inovador ao trabalho dos Hogs. Muito legau esse disco.

Tony McPhee -Gibson SG, Fender Stratocaster, Zemaitis Guitar, Yamaha Acoustic, Harmony Sovereign Acoustic, Mellotron M400, ARP 2600, Steel
Peter Cruikshank -baixos Gibson EB3 e Zemaitis
Clive Brooks -bateria Geoge Hayman

1 I Love Miss Ogyny
2 You Had A Lesson
3 The Ringmaster
4 3744 James Road
5 Sad Is The Hunter
6 S'one Song
7 Earth Shanty
8 Mr Hooker, Sir John
9 Rolling And Tumbling
10 Death Letter
11 Me And The Devil
12 No More Doggin'

Atomic Rooster - Headline News (1983)



Esse é praticamente um disco solo do Vincent Crane, lançado como Atomic Rooster. Tem David Gilmour como convidado, o que prá mim já é suficiente.

Vincent Crane -Hammond C3 organpiano,Prophet 5,Mini Moog,Clavinet,vocal,baixo
Bernie Torme -guitarra
Paul Hammond -bateria
David Gilmour(PF) -guitarra
John Mizarolli -guitarra
Jon Field -percussão
Tareena Craze -backing vocal
Jean Crane -backing vocal

1. Hold Your Fire
2. Headline News
3. Taking A Chance
4. Metal Minds
5. Land Of Freedom
6. Machine
7. Dance Of Death
8. Carnival
9. Time
10. Future Shock
11. Watchout/Reaching Out

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Jan Akkerman



Jan Akkerman é um dos mais admirados e versáteis guitarristas de todos os tempos. Abraça do rock ao jazz e do erudito aos ritmos latinos e chegou até a obscurecer Clapton, Page e Beck: em 1973 uma pesquisa da revista Melody Maker o apontou como o melhor do mundo.
Ele nasceu em Amsterdã, Holanda, na noite do Natal de 1946 e já muito cedo mostrava ampla inclinação musical. Diz a lenda que aos 3 anos tocou acordeon e aos 5 já apanhou uma guitarra, inicialmente um auto-didata e depois estudando violão clássico por 5 anos no Liceu Musical de Amsterdã onde obteve uma bolsa.
Formou a primeira banda com apenas 11 anos, The Friendship Sextet and The Shaking Hearts, e aos 15, ao lado do amigo e futuro companheiro de Focus Pierre van der Linden - apenas alguns mêses mais velho - formou o Johnny & The Cellar Rockers, gravando um single. Depois dessa, Jan se juntou ao The Hunters, uma banda instrumental com forte influ do The Shadows(banda inglesa q nasceu como backing de Cliff Richard,uma espécie de resposta inglesa à Elvis) formada por Sidney Wachter na bateria,Ron Bijtelaar no baixo e Paul Hubert na voz e guitarra.
Uma visita à Inglaterra despertou seu interesse pelo alaúde e pelas composições medievais as quais se tornariam um componente do seu trabalho, por exemplo, na faixa Elspeth of Nottingham do álbum Focus III.

Na sequência ele voltou a se reunir com o Van der Linden para formar a banda Brainbox com Kazimierz Lux no vocal e André Reynen no baixo. Eles foram bons o bastante para ter um contrato de gravação e em 69 lançaram um LP auto-denominado Brainbox. Durante as gravações desse disco Akkerman teve um namoro com o embrião do Focus, rolando umas jams e tal, e foi expulso da banda por causa disso. Assim sendo, ele ampliou a colaboração com o Focus, então formado pelo flautista erudito e organista Thijs van Leer, Martin Dresden no baixo e Hans Cleuver na bateria; juntos gravaram a trilha da versão holandesa da peça Hair e também o primeiro disco do Focus, In and Out of Focus, que não foi muito bem recebido.
Então era melhor reformular: Akkerman passa a ser membro efetivo e convida seu amigo Pierre Van der Linden para a bateria e Thijs traz o baixista Cyril Havermans(depois substituído pelo formidável Bert Ruiter). Assim, aí por 72, com o virtuosismo de Akkerman e a influência clássica nas composições com Van Leer, o Focus se torna um grande sucesso e transforma Jan Akkerman num ídolo da guitarra.
A carreira solo dele na verdade vem desde o tempo do Brainbox, em 68, quando gravou um álbum de covers chamado Talent for Sale que não foi lançado até que Akkerman disparasse com o Focus, o mesmo acontecendo com o álbum Profile que foi gravado em 69 mas só foi lançado em 72. Contudo, podemos considerar que seu primeiro álbum solo foi Tabernakel, lançado em 74, e que continha suas verdadeiras idéias musicais, incluindo aquele seu interesse pelo alaúde, que finalmente comprou e aprendeu a tocar. A metade desse álbum foi composta no modo medieval e é esquisito ouvir uns caras da pesada como Carmine Appice e Tim Bogert tocando nele.
Depois de deixar o Focus em 76 Jan Akkerman passou a liderar suas próprias bandas, lançando álbuns com úma única constante: o ecleticismo. Alguns acreditam que isso é até um obstáculo para ele já que nunca se dirije à um público específico e talvez por isso poucos de seus trabalhos sejam lançados fora da Holanda. Graças à Deus a internet veio contrabalançar essa visão estúpida e gananciosamente mercadológica que a indústria de discos tem da arte.
Anacronismos à parte, Jan Akkerman segue classificado ora como jazista, ora como roqueiro. Ele próprio tem um conceito diverso de si, afirmando considerar-se melhor guitarrista rítmico que líder - modéstia inclusa.
Em 76 Akkerman voltou a se encontrar com o vocalista do Brainbox, Kaz Lux, no álbum Eli, parceria que deu outro fruto em 80: Transparental. Ainda em 76, juntamente com o pianista e regente polonês Claus Ogerman lançou Aranjuez, um trabalho sobre peças eruditas, inclusive Modinha e as Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos.
Em 77 formou um quinteto com o clarinetista de jazz Tony Scott e lançaram Prism, com temas de blues.
Em 78 fez uma parceria com o o tecladista de jazz alemão Joachim Kühn e lançaram 2 álbuns: Sunshower e Live!
Em 85 ele se reuniu à Thijs van Leer para lançar o álbum Focus, uma releitura de composições usando a eletrônica. Um monte de sintetizadores, Van Leer trocando o órgão Hammond pelo Yamaha DX7, a medonha Linn Drum...Ficou só nesse.
Em 88 ele se juntou à banda Forcefield composta por Cozy Powell e Tony Martin(antes de irem pro Sabbath).Gravaram The Talisman e no ano seguinte, To Oz & Back, com Grahan Bonnet no lugar de Martin. O som tem aquela batida típica dos anos 80 com teclados simulando metais e a guitarra de Akkerman pouco aparece.


As guitarras

O primeiro violão foi o do pai, claro, e a primeira guitarra elétrica foi a alemã Rogers de seu tio. Depois, já no Cellar Rockers ,tocou numa Höffner grandona e mudou para um modelo Les Paul, também da Höffner.

Trocou por uma Burns(a primeira decente) e por uma Fender Squier.

No Brainbox tocou uma Gretsch White Falcon,

mais adequada ao jazz, e no início do Focus usou uma Fender Telecaster. Akkerman chegou a gostar do som de uma Stratocaster mas detestou a disposição dos botões.
Em 72 ele foi procurado pela fabricante Framus e em conjunto criaram um modelo com sua assinatura que era uma síntese do que Akkerman gostava em cada modelo que tocava porém a Framus faliu e só restaram guitarras inacabadas.

Depois do álbum Moving Waves, Akkerman viu Eric clapton tocando numa Gibson Les Paul Custom, as Black Beauties, comprou uma mas não gostou dos agudos, enfiando um booster prá deixar do seu jeito. Essa é a usada no At The Rainbow.

Depois ele adquiriu uma Les Paul Personal mas pediu que fossem feitas modificações e o próprio filho de Les Paul, Gene, se encarregou do trabalho, entregando-a no estúdio em que Akkerman gravava Tabernakel. Foi usada também no Hamburger Concerto.

Depois dessa ele passou para uma Gibson Gold Top e então para um modelo feito especialmente para ele pela Catalyst Instruments chamada Firenze, que é uma reconstrução daquela Framus falida.

Jan experimentou também a synth-guitar, pela versatilidade, e numa fase de consciência ecológica usou uma guitarra fabricada com materiais compostos, alternativos à madeira, por uma firma italiana, a Meazzi.
Atualmente Jan usa uma Gibson L5 modificada com uma ponte Schaller Tune-O-Matic


e também uma nova Black Beauty.