quinta-feira, 26 de maio de 2011
T-Bone Walker - T-Bone Blues (1959)
T-Bone foi o grande pioneiro do blues elétrico, a revolução que ele causou faz tremer o chão até hoje.
Aaron Thibeault Walker nasceu no Texas e seu padrasto tocava fiddle (uma variação rudimentar do violino mas bem mais caprichado que a nossa rabeca) numa banda chamada Dallas String Band. Por causa disso, T-Bone tratou de aprender a tocar tudo que tivesse cordas. Nos anos 20 o lendário Blind Lemmon Jefferson costumava aparecer para tocar com eles e depois o T-Bone, ainda menino, o levava de bar em bar, onde tocava por gorjetas.
B.B. King sempre o citou como a maior influência e o mesmo pode-se dizer sobre a maioria dos guitarristas surgidos a partir dos anos 40 até o início dos 50.
Esse disco é um item indispensável e contém gravações de diferentes encontros, como o de 1955 em Chicago, com Junior Wells e Jimmy Rogers ou os de 56 e 57 em Los Angeles, num dos quais (Two Bones and a Pick) ele duela com o mestre jazzista Barney Kessel.
T-Bone Walker -guitarra,vocal
Barney Kessel -guitarra
Jimmy Rogers -guitarra
Junior Wells -harmônica
R.S. Rankin -guitarra
John Young -piano
Lloyd Glenn -piano
Raymond Johnson -piano
Joe Comfort -baixo
Ransom Knowling -baixo
William K. "Billy" Hadnott -baixo
LeRoy Jackson -bateria
Oscar Lee Bradley -bateria
Earl Palmer -bateria
Eddie Chamblee -sax tenôr
Plas Johnson -sax tenôr
Mack Easton -sax barítono
Goon Gardner -sax alto
1 Papa Ain't Salty
2 Why Not
3 T-Bone Shuffle
4 Play on Little Girl
5 T-Bone Blues Special
6 Mean Old World
7 T-Bone Blues
8 Stormy Monday
9 Blues for Marili
10 Shufflin' the Blues
11 Evening
12 Two Bones and a Pick
13 You Don't Know What You're Doing
14 How Long Blues [Leroy Carr]
15 Blues Rock Walker
Mahavishnu Orchestra - Mahavishnu (1984)
Se pode-se falar em "disco de cabeceira", esse é um dos meus; Nostalgia e Clarendon Hills são o que há.
A nova encarnação da Mahavishnu veio com uma proposta totalmente diferente daquela dos anos 70. Em comum, só mesmo Mclaughlin e Billy Cobham. O som estridente que saía da combinação do violino e dos sints do Jan Hammer foi substituído pela alta tecnologia e pelo sax ultra cool.
John McLaughlin introduz aqui o Synclavier II, um sintetizador para guitarra. Eu não sou fã desses apetrechos, mas nas mãos dele ficou, disparado, muito melhor que nas de Al Di Meola. Ele também apresenta ao grande público três extraordinários jovens músicos: Jonas Hellborg, Mitchell Forman e Bill Evans (que não tem nada a ver com o pianista).
John Mclaughlin -guitarras,Synclavier Digital Guitar
Billy Cobham -bateria
Jonas Hellborg -baixo
Mitchell Forman -teclados
Bill Evans -saxes
1 Radio-Activity
2 Nostalgia
3 Nightriders
4 East Side, West Side
5 Clarendon Hills
6 Jazz
7 The Unbeliever
8 Pacific Express
9 When Blue Turns Gold
O Synclavier foi desenvolvido pela empresa New England Digital e podia ser plugado em qualquer guitarra Roland GR. McLaughlin disse que além das infinitas possibilidades sonoras, ele sentia-se num estúdio ambulante, já que o console incluía um gravador digital de 16 canais.
Naquela época, o preço da criança partia de 14.150 dólares.
Com os opcionais, a conta era para poucos.
Steve Hackett - Please Don't Touch (1978)
Esse é o segundo álbum solo dele e o primeiro após sua saída do Genesis. Diferentemente do primeiro, que era focado no instrumental, esse é a reunião de várias canções com propostas distintas. Isso não quer dizer que seja um álbum menos prog ou (isola) mais comercial. É muito interessante aqui a participação do ícone de Woodstock, Richie Havens, e da então iniciante Randy Crawford, que se tornaria uma grande cantora de jazz e soul sob a batuta do Wilton Felder dos Crusaders.
Steve Hackett -violão,guitarra,teclados,percussão
Richie Havens -vocal,percussão
John Acock -teclados
John Hackett -flautas,pedais de baixo,teclados
Tom Fowler -baixo
Chester Thompson -bateria,percussão
Phil Ehart -bateria,percussão
James Bradley, Jr. -percussão
Dave Lebolt -teclados
Hugh Malloy -cello
Graham Smith -violino
Steve Walsh (Kansas) -vocal
Randy Crawford -vocal
Feydor -vocal
1 Narnia
2 Carry on Up the Vicarage
3 Racing in a
4 Kim
5 How Can I?
6 Hoping Love Will Last
7 Land of a Thousand Autumns
8 Please Don't Touch
9 The Voice of Necam
10 Icarus Ascending
Robin Trower - In City Dreams (1977)
Trower retorna ao rhythm & blues mas com algumas mudanças: Primeiro, James Dewar, co-autor de todas as faixas, deixa o baixo para se dedicar exclusivamente aos vocais. Parece que ele já não andava bem de saúde e houveram por bem aliviar-lhe a carga. Segundo, para o seu lugar no baixo entrou o Rustee Allen que com o Bill Lordan na bateria, reviveram a cozinha da Sly & Family Stone. E é aí que a mudança se faz sentir, já que Rustee e Lordan deram uma pegada mais funky ao som.
RT -guitarra
James Dewar -vocal
Rustee Allen -baixo
Bill Lordan -bateria
1 Somebody Calling
2 Sweet Wine of Love
3 Bluebird
4 Falling Star
5 Farther Up the Road
6 Smile
7 Little Girl
8 Love's Gonna Bring You Round
9 In City Dreams
Billy Cox & Buddy Miles - The Band of Gypsys Return (2006)
Quem dera, né? Mas se a Band of Gypsys não pode mesmo voltar completa, esse disco vale por manter os arranjos e interpretações bem próximos dos clássicos de Hendrix, especialmente os solos de Andy Aledort em Machine Gun e Kenny Olson em Stone Free.
Buddy Miles -bateria,vocal
Billy Cox -baixo,vocal
Eric Gales -guitarra,vocal
Sheldon Reynolds[Earth, Wind & Fire] -guitarra base
Andy Aledort[Dickey Betts,Lucky Peterson] -guitarra,vocal
Kenny Olson[Sheryl Crow] -guitarra
James Nixon[Soufside Badboys] -guitarra,vocal
Matthew Frenette[Loverboy] -bateria
Joe Bashorun -teclados
01. Power Of Soul
02. Machine Gun
03. Manic Depression
04. You've Got The Best In Town
05. Let Your Word Be Your Bond
06. Stone Free
07. Power Of Soul
08. Who Knows
09. Foxey Lady