terça-feira, 6 de setembro de 2011
John Mooney - Dealing with the Devil (1997)
John Mooney é um dos mais respeitados bluesmen americanos da atualidade, tanto pela maneira passional como trata as cordas como por manter-se fiel à tradição e às raízes. Ele começou aos dez ou onze anos, tocando Beatles na guitarra mas quando ganhou uns discos do Robert Johnson...Quando ele tinha dezesseis anos, Son House foi morar na sua cidade e o pessoal de uma rádio os apresentou. House curtiu muito o jeito que Mooney tinha dado a músicas suas com o slide e quis tocar junto com ele. Só que House estava praticamente aposentado e a espôsa o proibia terminantemente de tocar blues em casa, mesmo quando ela não estava. O jeito foi ir pros bares.
Mooney geralmente toca num trio com baixo e bateria, mas nesse disco ele está só e ao vivo, dando o rítimo batendo pé no chão.
1 New Someday Baby [Sleepy John Estes]
2 Baby Please Don't Go [Big Joe Williams]
3 Traveling Riverside Blues [Robert Johnson]
4 Broken Mold
5 Late on in the Evening
6 Keep It Clean [Bo Johnson]
7 U Told Me
8 Junco Partner [Bob Shad]
9 It Don't Mean a Doggone Thing
10 Country Boy [Ford Eaglin]
11 Grinning in Your Face [Son House]
12 Sacred Ground
13 Shortening Bread [Tradicional]
P.L.J. Band – Armageddon (1982)
É muito interessante essa banda grega. Esse álbum é muito elogiado e considerado o melhor prog já feito lá. Realmente, eles fazem um balanço muito bom entre o elétrico e o acústico, a precisão do violão de 12 cordas e a guitarra distorcida, tudo num tom space-rock levado nos teclados. Armageddon foi lançado em 82 e logo foi proibido, acusado de conter letras blasfemas. Pelo jeito sumiram com as masters, porque as poucas cópias do vinil que chegaram ao mercado foram disputadas por colecionadores. Felizmente, um sêlo alemão reeditou em cd a partir de uma dessas cópias em vinil.
Laurentis Macaeritsas -violão 12 cordas,teclados,vocal
Antonis Mijelos -guitarra,violão
Jimmy Vasalakos -baixo,vocal
Pavlos Kikrilis -guitarra,violão
Tolis Skamajouras -bateria,percussão
1 Intro
2 I See People
3 Ezekiel
4 Dye
5 Armageddon I
6 Armageddon II
7 Void
8 Theme
9 Starwish (1:45)
Alan White - Ramshackled (1976)
Aí pelo meio dos anos 70, cada membro do Yes foi lançando seu álbum solo; você comprava esperando mesmo ouvir Yes e ouvia, ao menos parte dele. Menos este aqui. Em comum com os outros ele só tinha a embalagem luxuosa, toda em alto relevo e com o indefectível selinho "Imported Series" — imported coisa nenhuma. Na primeira ouvida minha reação deve ter sido igual a de todo fã do Yes, mas depois eu fui gostando do disco e confesso que até mais do que daquele do Jon Anderson. De cara mesmo, eu respeitei o White por querer fazer algo totalmente diferente: O som é uma mistura de soul com jazz e uma tentativa realmente frouxa de fazer um reggae na faixa 6. No geral é um disco bacana que deve ter sofrido com o preconceito dos prog-xiitas. Mas em sendo um disco solo, é curioso que o White só tenha participado da composição de uma única faixa e mesmo assim, junto com Howe e Anderson.
Alan White -bateria,percussão,vocal
Bud Beadle -flauta,sax
Ken Craddock -teclados,vocal
Colin Gibson -baixo
Steve Gregory -flauta,sax
Pete Kirtley -guitarra,vocal
Henry Lowther -trompete
Alan Marshall -vocal
Andy Phillips -bateria,percussão
Joanne Williams -vocal bk
Madeline Bell -vocal bk
Vicki Brown -vocal bk
1 Ooooh Baby (Goin' to Pieces)
2 One Way Rag
3 Avakak
4 Spring - Song of Innocence [Anderson,Howe,White]
5 Giddy
6 Silly Woman
7 Marching into a Bottle
8 Everybody
9 Darkness, Pts. 1 - 3
Bang - Mother / Bow to the King (1972)
Esse é considerado o melhor álbum da Bang e um dos melhores entre aqueles obscuros precursores do metal. Certamente ele tem os acordes mais pesados, tirando Black Sabbath e Led.
Frank Ferrara -baixo,vocal
Frank Gilcken -guitarra,vocal
Duris Maxwell -bateria
Bruce Gary -bateria
Venetta Fields -vocal
Clydie King -vocal
Sherlie Matthews -vocal
1 Mother
2 Humble
3 Keep On
4 Idealist Realist
5 No Sugar Tonight
6 Feel the Hurt
7 Tomorrow
8 Bow to the