segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Frank Zappa - Does Humor Belong in Music? (1986)
Esse é um álbum ao vivo com o foco na eletrônica. Por isso mesmo fica com o som datado e o elemento que mais contribui para isso é a bateria hi-tech usada pelo Chad Wackerman. De certa forma foi uma indireta aos críticos que no início de sua carreira o desprezaram, duvidando da sua real intenção de se afirmar como um músico sério. Daí perguntar se o humor não pertence à música. A faixa Cock-Suckers' Ball é oferecida aos republicanos na platéia.
Pelo restante da carreira o trabalho de Zappa foi marcado pelo uso do Synclavier, um sintetizador que é um estúdio em si, capaz de produzir qualquer som imaginado ou uma música inteira assim, sem uso de fita. Eram muito caros e apenas acessíveis à grandes músicos como Ponty, Mclaughlin ou Metheny, subsidiados pela divulgação que faziam. Em 91 o fabricante, New England Digital, faliu mas ele ainda é amplamente usado.
Bobby Martin -teclados
Scott Thunes -sints,baixo,voval
Chad Wackerman -bateria,vocal
Ray White -guitarra,vocal
Ike Willis -guitarra,vocal
Dweezil Zappa -guitarra
Frank Zappa -guitarra,teclados...
Allan Zavod (Ponty)-teclados
1 Zoot Allures
2 Tinsel Town Rebellion
3 Trouble Every Day
4 Penguin in Bondage
5 Hot Plate Heaven at the Green Hotel
6 What's New in Baltimore?
7 Cock-Suckers' Ball
8 WPLJ
9 Let's Move to Cleveland
10 Whipping Post
Cuby + Blizzards - Forgotten Tapes (1979)
Dick Beekman -bateria
Herman Brood -teclados,vocal
Herman Deinum -baixo
Eelco Gelling -guitarra
Henk Hilbrandie -piano
Hans Kinds -guitarra
Hans Lafaille -bateria
Willy Middel -baixo
Harry Muskee -harmônica,vocal
Helmig VanDer Vegt -teclados
Jaap VanEyck -baixo
Hans Waterman -bateria
1 L.S.D. (Got a Million Dollars)
2 Richard Cory
3 Feeling Like a Suitcase
4 Because of Illness
5 Woman
6 On the Road
7 Stepping in My Shoes
8 You Don't Know
9 Session
10 That's Allright
11 Your Body, Not Your Soul
Ten Seconds - Ten Seconds (1996)
Como é que dá pra classificar esse álbum...Industrial-ciber-prog pode?
Ten Seconds começou no estúdio com Bill Forth e Jeff Fayman trocando umas idéias. A coisa começou a rolar e então eles convidaram o companheiro de outras paradas, Robert Fripp. Fripp acrescentou suas soundscapes, o que deixou alguns momentos a lembrar muito o King Crimson. Aliás, o Forth cita o KC como uma influência primária no trabalho, bem como Bartok, Stravinsky e Mahler, sendo o primeiro também uma grande influência para o Fripp.
A parte de percussão foi primeiramente composta em sequenciadores e depois cada baterista teve que tocar exatamente sobre isso e os vocais e as guitarras foram todos processados no Roland GP-16 o que resultou numa sonoridade bem bacana.
Robert Fripp -guitarras
Jeffrey Fayman -teclados
Bill Forth -guitarra, vocal
Bill Rieflin (Ministry) -bateria
Mark Craney (Jethro Tull) -bateria,percussão
Jac Mihanovic -baixo
Jimmy Hawes -baixo
Steve Smalley -teclados
1. PQ Alpha
2. Realside
3. Last Three Minutes 1
4. Nightwebs
5. Zerophase
6. Can't Hold Back the Dawn
7. No Way to Paradise
8. Last Three Minutes 2
9. Worlds Beyond Worlds
10. Realside