terça-feira, 18 de março de 2014

Dr. Z - Three Parts To My Soul (Spiritus, Manes Et Umbra) 1971





Esse é o único disco que a banda Dr. Z lançou e, além de raro até seus relançamentos em cd, é bastante incomum. Ela foi liderada pelo tecladista Keith Keyes que também era professor de música numa universidade galesa. Era um trio como a ELP ou Triunvirat mas mesmo tendo todos os elementos prog, acabou soando bem diferente, sem aquela grandiosidade toda e sem os Moogs. Na verdade, a métrica e o vocal se parecem mais com um pós-punk que nem sonhava em existir. O selo Vertigo apostou alto na banda; tanto que o lp saiu com a arte gráfica muito caprichada: a capa se abria pelo meio para exibir os encartes, investimento que seria feito em medalhões prog quatro, cinco anos depois deste. Só que o disco não fez sucesso e virou item de colecionador até seu resgate pelo selo alemão Second Battle. Outros o relançaram e este é o mais recente, todos mantendo aquele formato gráfico original. O sub-título em latim exprime a idéia de Keyes de que após a morte a alma se dividiria em três partes: Spiritus vai pro céu; Manes vai pro inferno e Umbra fica vagando pela terra, vendo FDPs do tipo lula, gilberto carvalho, franklin martins, zé dirceu e dilma arruinando nações. Aí, Manes fica até parecendo um hotel chique em Campos do Jordão.
Discão, viu?


Keith Keyes -órgão, piano, harpsichord, vocal
Rob Watson -baixo
Bob Watkins -bateria, percussão


1 Evil Woman's Manly Child
2 Spiritus, Manes et Umbra
3 Summer for the Rose
4 Burn in Anger
5 Too Well Satisfied
6 In a Token of Despair
7 Lady Ladybird
8 People in the Street

Golden Earring - Moontan (1973)





A Golden Earring é uma recordista de longevidade. Formada na Holanda em 1961, gravou seu primeiro single em 65. Tá certo que até 69 ela se chamava Golden "Earrings" mas...bella roba. No início as músicas compostas por George Kooymans e Marinus Gerritsen eram uma ponte entre o pop e o R&B, mais influenciada pelo mod inglês. No álbum de 1970 chamado Eight Miles High, a banda iniciou uma transformação, absorvendo elementos da Led Zeppelin e da Jethro Tull numa fórmula um pouco mais melódica. Moontan é o seu maior sucesso de vendas, impulsionadas pelo grande sucesso que o single Radar Love obteve.


George Kooymans -guitarra, vocal
Barry Hay -vocal, flauta, sax, guitarra
Rinus Gerritsen -baixo, teclados
Cesar Zuiderwijk -bateria
com
Patricia Paay -vocal
Eelco Gelling -slide
Bertus Borgers -sax

1 Radar Love
2 Candy's Going Bad
3 Vanilla Queen
4 Big Tree, Blue Sea
5 Are You Recieving Me

Essa versão da MCA tem um bom som mas essa capa que usaram é muito bocó. Ela foi usada na versão norte-americana que saiu por lá em 74. Aí vai a original: