Ao apagar das luzes de 1967 Bob Dylan lançou seu oitavo álbum. Ele começou a germinar quando o álbum anterior, Blonde on Blonde, uma obra prima, ainda estava em turnê. Nessa época Dylan estava imerso nas drogas e em sua intrincada personalidade crescia o horror ao mito, bem como um lado sinistro. No dia 30 de julho de 1966 ele sumiu. A versão oficial foi que ele sofreu um acidente de moto, arrebentou-se e corria o risco de paralisia, muito embora não houvesse registro algum disso. Claro que vieram as especulações sobre o uso de drogas, fundiu a cuca, tá na rehab... Crescia o mito; cresciam as vendas de seus discos e as versões gravadas por todo tipo de músico. Durante a sua recuperação, Dylan refugiou-se em Woodstock e gravou com a The Band o álbum The Basement Tapes, lançado só em 75. Então, John Wesley Harding veio e não veio na sequência de Blonde on Blonde. Ele é uma volta ao acústico e às raízes country. E, muito embora o mote seja uma ode à um pistoleiro, o clima é suave, tranquilo. Os tempos, eles estavam mudando de novo, e ele tinha consciência disso. Nadando contra a corrente (e seus fãs), Dylan já tinha decretado o folk obsoleto, e agora decretava a psicodelia obsoleta.
Bob Dylan - violão, harmônica, piano, vocal
Pete Drake - pedal steel (11, 12)
Charles McCoy - baixo
Kenny Buttrey - bateria
1 John Wesley Harding
2 As I Went Out One Morning
3 I Dreamed I Saw St. Augustine
4 All Along The Watchtower
5 The Ballad Of Frankie Lee And Judas Priest
6 Drifter's Escape
7 Dear Landlord
8 I Am A Lonesome Hobo
9 I Pity The Poor Immigrant
10 The Wicked Messenger
11 Down Along The Cove
12 I'll Be Your Baby Tonight