segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Shawn Lane - Powers of Ten (1992)



Shawn Lane foi um guitarrista muito, mas muito talentoso mesmo. Considerado um menino prodígio, aos quatro anos de idade ele começou a estudar piano e cello. Aos dez começou na guitarra e nela desenvolveu uma técnica ímpar. Ele montou sua primeira banda com colegas de colégio e como os instrumentos ficavam na sua casa, ele foi aprendendo baixo e bateria sózinho. Aos dezesseis anos Shawn entrou para a Black Oak Arkansas, na qual ficou por quatro anos, indo acompanhar caras como Willie Nelson e Johnny Cash depois.
Esse disco é o resultado de dois anos de trabalho solitário e é meio difícil de se categorizar: tem influência erudita, de jazz, de prog e blues. Ele toca todos os instrumentos aqui e, curiosamente, a revista Guitar Player o elegeu o melhor guitarrista do ano enquanto a revista Keyboard Player o elegeu o segundo melhor "tecladista".
Depois de Powers of Ten, ele teve uma parceria de dez anos com o baixista Jonas Hellborg, lançando juntos vários álbuns bastante experimentais, com influências do oriente médio.
Shawn lançou um álbum ao vivo sobre esse disco aqui e depois mais álbum de estúdio. Só que sua saúde estava bastante fragilizada, ele sempre foi gorducho mas nos últimos anos estava muito obeso, e em 2003 ele faleceu após uma cirurgia no pulmão, aos 40 anos.

Shaw Lane -guitarra,baixo,bateria,teclados

1 Not Again
2 Illusions
3 Get You Back
4 West Side Boogie
5 Powers of Ten: Suite
6 Piano Concertino: Transformation of Themes
7 Paris
8 Esperanto
9 Rules of the Game
10 Gray Pianos Flying
11 Epilogue (For Lisa)


Nesse álbum Shawn Lane toca exclusivamente uma guitarra Charvel 750 XL.


4 comentários: