quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Steppenwolf - Monster (1969)







Existe uma certa confusão sobre a nacionalidade da banda que uns dizem é canadense e outros americana. Então vamos começar pelo seu fundador, John Kay. 
Ele nasceu Joachim Fritz Krauledat, em 12 de abril de 1944 numa região da Alemanha então conhecida como Prússia oriental e cresceu ouvindo o rock'n roll das rádios das forças armadas americanas durante a ocupação. Em 1958 Kay mudou-se para o Canadá onde envolveu-se mais e mais com o rock até a formação de uma banda chamada John Kay and The Sparrow, aí pelo meio dos anos 60. Essa banda excursionou bastante, tanto pelo Canadá como pelos EUA, sem chamar muita atenção até 67, quando se separou. Kay, que tinha aprimorado um tipo de rock influenciado pelo blues e que seguia a sonoridade do Cream e do Hendrix, mudou-se para a costa oeste americana e fundou a Steppenwolf em Los Angeles poucos meses depois. 
O nome foi retirado do romance Der Steppenwolf do escritor alemão Hermann Hesse e significa Lobo das Estepes. Esse é o apelido não declarado do personagem principal, um escritor chamado Harry Haller, e o romance fala sobre o conflito entre as necessidades da carne e do espírito e do quão solitária pode ser a nossa existência no meio dessa confusão. Essa temática existencialista era muito presente naquela época de profundas transformações sociais e forte contestação de valores, sobretudo da nação americana envolvida com a guerra do Vietnam e com a guerra fria. Em cima disso a banda desenvolveu um trabalho bastante politizado. Monster, aliás, é seu trabalho mais politizado, tratando da guerra do Vietnam, da resistência à convocação pelas forças armadas (os Easy Riders) e a decadência do sistema.



John Kay -guitarra, vocal
Michael Monarch -guitarra,vocal
Goldy McJohn -teclados
John Russell Morgan -baixo
Jerry Edmonton -bateria


1 Monster/Suicide/America
2 Draft Resister
3 Power Play
4 Move Over
5 Fag
6 What Would You Do (If I Did That To You)
7 From Here to There Eventually
8 Move Over (Mono Single Version)
9 Power Play (Mono Single Version)
10 Monster (Mono Single Version)

Um comentário: