No geral o blues fala de coisas simples: um amor perdido, as agruras no trabalho, a pobreza, o bullying que um filho sofreu depois de chorar durante a exibição de um filme na escola (música de Walter Trout) e até uma dor nas costas. Mas ele também foi instrumento de protesto e Josh White foi o grande expoente dessa vertente. A carreira dele divide-se em duas partes. A primeira está nas Carolinas, onde ele serviu de guia para uma série de guitarristas cegos, como Blind Blake e Blind Joe Taggart, por exemplo. Nessa lida, ele próprio acabou se tornando um guitarrista virtuoso. A segunda parte se deu em Nova York, nos anos 40. Com sua voz potente e límpida ele tornou-se porta voz e ativista na luta pelos direitos civis, ao lado de Leadbelly, Sonny Terry e Brownie McGhee. Suas apresentações eram carregadas de dramaticidade que cativavam a platéia e facilitavam a difusão das suas ideias. Nesse período ele chegou a tocar na Casa Branca para Roosevelt e duas décadas depois ele também tocou para Kennedy. No intervalo entre uma e outra houve dois hiatos: Um quando ele se acidentou e perdeu os movimentos de uma mão, recuperados depois de cinco anos de exercícios. O outro foi durante o macartismo, quando ele passou a se apresentar quase que somente na Europa. Josh White faleceu em 1969 e seu filho Josh Jr. continuou com seu legado.
A faixa 2 desse disco ficou muito famosa na versão de uma banda cujo nome me fugiu, que tinha um guitarrista... aquele... um dos que tocaram na Yardbirds e que trocou sua Les Paul por uma Danelectro nessa performance... Enfim, daquela banda cujos quatro carinhas se puseram como autores dessa música. Coisa feia.
1 One Meat Ball
2 In My Time Of Dying (gospel tradicional)
3 Free And Equal Blues
4 Number 12 Train
5 Jim Crow
6 Landlord
7 Betty And Dupree
8 Trouble
9 Beloved Comrade
10 Hold On
11 Jelly Jelly
12 When I Lay Down
13 The House I Live In
14 Fuhrer
15 Minute Man
16 Take A Gal Like You
17 Whatcha Gonna Do
18 Don't Lie Buddy [voz e violão: Leadbelly]
19 Motherless Children
20 No More Blues (No More Bread Lines)
21 Mean Mistreatin' Woman [Leroy Carr]
22 Freedom Road
23 Miss Otis Regrets
24 Careless Love
25 T B Blues
26 Outskirts Of Town
https://mega.nz/#!aoxBTTgD!TKklXjki2Nov0YvMu9En3bjFjKwHZpvm_09a-U78vtQ
ResponderExcluirHeeehehehe
ResponderExcluirAmando o seu blog, cara.
A banda de que você fala seria o Led Zeppelin?
Pior que outro dia ouvi a música que eles foram acusados de plagiar (o caso do processo da Stairway To Heaven), e, sinceramente, acho que eles plagiaram mesmo.
Baixando!
Abração!
Daniel Fernandes - Curitiba
É ela mesma, no Physical Graffiti. Mas tá valendo, é um baita show do Page no slide e eu amo a banda.
ResponderExcluirSei, aquela banda que no 2º disco dela fez o mesmo com Willie Dixon...
ResponderExcluirRenato _ BH