Vincebus Eruptum é o disco de estréia da Blue Cheer e representou uma mudança nas normas de conduta com uma guitarra. O infrator foi Leigh Stephens, um britânico perdido em Boston que usava seu tempo livre desenvolvendo novas técnicas para tocar guitarra e controlar o volume da sua pilha de Marshalls. De fato, durante as sessões de gravação vários microfones e uma mesa de som pifaram porque os ponteiros do VU ficaram muito tempo no vermelho. Dizem que Stephens queria emular o som de uma motocicleta dos Hell Angels. O agente deles era um ex-Hell Angel, então, pode até ser verdade.
O hit do disco — e o único grande sucesso da banda — foi sua versão de Summertime Blues. Essa música já tinha feito bastante sucesso com a The Who nos festivais de Monterrey e Woodstock mas a da Blue Cheer é de longe a mais agressiva. Dessa forma a Blue Cheer ajudou a definir a noção de "power trio" suprindo a falta de membros com muita agressividade e potência sonora. É um blues-rock fermentado no ambiente psicodélico, e a abordagem agressiva dada a ele acabou sendo seminal para o que hoje é conhecido como heavy metal.
Mesmo sendo reconhecida por sua ampla influência, a Blue Cheer nunca teve um bom sucesso comercial.
Dickie Peterson - baixo, vocal
Leigh Stephens - guitarra
Paul Whaley - bateria
1 Summertime Blues [Eddie Cochran]
2 Rock Me Baby [B.B. King]
3 Doctor Please
4 Out of Focus
5 Parchment Farm [Mose Allison]
6 Second Time Around
https://mega.nz/#!TsAlARjB!2ndgfD-4pT801D3wmSiPrFVT4XzMjMYwXsMQwMGQ100
ResponderExcluirMuito obrigado por compartilhar este disco! É um baita clássico, faz muito tempo que não ouço. Grande abraço!
ResponderExcluirto many bad links
ResponderExcluirNothing wrong with this one.
ResponderExcluirThanx, buddy! Link funcionando perfeitamente. Álbum essencial pra conhecer as origens do Heavy Metal
ResponderExcluir