segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Cream - Royal Albert Hall (2005)


Trinta e oito anos depois, Eric Clapton, Ginger Baker e Jack Bruce retornaram ao palco do Royal Albert Hall para uma série de 4 concertos em maio de 2005. Cerca de um mês depois, eles também se apresentaram no Madison Square Garden em N.Y.




Disco 1:

1. I’m So Glad
2. Spoonful
3. Outside Woman Blues
4. Pressed Rat And Warthog
5. Sleepy Time Time
6. N.S.U.
7. Badge
8. Politician
9. Sweet Wine
10. Rollin’ & Tumblin’
11. Stormy Monday
12. Deserted Cities of the Heart


Disco 2:

1. Born Under A Bad Sign
2. We’re Going Wrong
3. Crossroads
4. White Room
5. Toad
6. Sunshine Of Your Love
7. Sleepy Time Time (Alternate Take)

Pat Metheny - Watercolors (1977)


Início de uma parceria de 30 anos com o tecladista Lyle Mays e efetivamente o primeiro álbum do Pat Metheny Group, muito embora o baixista fosse um músico de estúdio da ECM.

Pat-guitarras
Lyle Mays-teclados
Danny Gottlieb-bateria
Eberhard Weber-baixo

1 Watercolors
2 Icefire
3 Oasis
4 Lakes
5 River Quay
6 Suite: I. Florida Greeting Song
7 II. Legend of the Fountain
8 Sea Song

Cozy Powell - Over The Top (1979)


Cozy foi um dos melhores bateristas britânicos, membro da Ritchie Blackmore's Rainbow, do Black Sabbath e formou um trio com Greg Lake e Keith Emerson. Além disso, acompanhou Jeff Beck, Robert Plant, Gary Moore e muitos outros. Em 96 ele participou da turnê que marcou a volta do grande Peter Green aos palcos e, infelizmente, pouco mais de um ano depois, faleceu num acidente de carro.

Don Airey -teclados
Jack Bruce -baixo
Dave "Clem" Clempson -guitarra
Bernie Marsden -guitarra
Max Middleton -teclados
Gary Moore -guitarra
Cozy Powell -bateria

1 Theme 1
2 Killer Airey
3 Heidi Goes to Town
4 El Sid
5 Sweet Poison Middleton
6 The Loner Middleton
7 Over the Top

Climax Blues Band - The Climax Chicago Blues Band (1969)


Climax Chicago Blues Band foi formada em Stafford na Inglaterra em 1968, embalada pelo boom do blues britânico que trouxe outras grandes bandas como Savoy Brown, Bluesbreakers, Cream ,Groundhogs e a Fleetwood Mac do Peter Green. Como as outras, eles fizeram um revival do blues norte americano mas se destacavam pela qualidade instrumental superior.
Na liderança estava o vocalista, gaitista e saxofonista Colin Cooper que deixara uma banda de R&B chamada Hipster Image, a qual tinha sido descoberta pelo empresário do Animals e dominou a cena londrina no meio dos 60, mas não gravou. Ao lado de Cooper estavam os guitarristas Derek Holt e Peter Haycock, mais o tecladista Arthur Wood, o baixista Richard Jones e o baterista George Newsome. Eles estrearam em 69 com um álbum auto-entitulado que tinha forte inspiração no que fazia John Mayall então.
Antes mesmo do lançamento do segundo álbum, ainda em 69, o Richard Jones deixou a banda, o que obrigou Derek Holt à mudar para o baixo e logo depois, em 70, eles assinaram contrato com um sêlo maior, o Harvest. A partir daí o som foi gradualmente mudando para mais orientado pelo rock.
Aí por 71 eles deciram retirar o "Chicago" do nome para não fazer confusão com aquela banda americana.
O reconhecimento e a respeitabilidade foram adquiridos nos primeiros álbuns mas o sucesso comercial só veio em 75 no disco Stamp e um pouco mais até no ano seguinte com Gold Plated.
Contudo, a ascenção do punk acabou bloqueando o caminho da banda mesmo com eles tendo deixado para trás o blues de raiz. Continuram gravando e excursionando muito até o disco de 88, Drastic Steps, após o qual decidiram dar um tempo. Retornaram apenas em 94 no excelente disco ao vivo Blues from the Attic.
Durante todo esse tempo na estrada a Climax passou por várias formações:

O baterista George Newsome saiu em 73 e foi substituído por John Cuffley que permaneceu até 83. No seu lugar entrou Jeff Rich que em 85 foi convidado para o Status Quo mas continuou excursionado com a Climax mesmo depois disso. No seu lugar entrou o Roy Adams que permanece até hoje. Ele usa uma Yamaha Dave Weckl Signature.
Como já dito, o baixista Richard Jones saiu em 71 para estudar em Cambridge e no seu lugar ficou o guitarrista rítimico Derek Holt que acabou também saindo em 82 para formar uma banda chamada Grand Alliance. Atualmente ele é o feliz proprietário de um pub em Stafford. No lugar dele entrou John 'Rhino' Edwards que ficou por anos até se juntar à Dexy's Midnight Runners e depois ao Status Quo também. Foi substituido pelo atual baixista Neil Simpson que toca em Warwicks de 6 e 5 cordas.
A primeira baixa na Climax foi, na verdade, do ótimo tecladista Art Wood. Em 71 ele parou de se apresentar em shows, sendo substituído ao vivo por Anton Farmer, mas continuou gravando até 73. Depois disso a banda decidiu seguir como quarteto até 75 quando o baixista original Richard Jones voltou para dar uma força nos teclados. Ficou até 77 quando foi rendido por Peter Filleul e em 80 entrou o atual homem das teclas George Glover, tocando basicamente em Korgs.
Na guitarra principal estiveram apenas dois músicos, e excelentes músicos: Pete Haycock saiu em 84 por divergir dos rumos musicais. Ele excursionou (Brasil inclusive) com o espetáculo "Night Of The Guitar" que tinha apenas Steve Howe, Leslie West, Randy California do Spirit, Andy Powell e Ted Turner do Wishbone Ash, Robby Krieger do Doors, Steve Hunter que tocou com Lou Reed e Alice Cooper e o Alvin Lee do Ten Years After - memorável e ilustrativo de quão bom é o Pete. Depois disso ele formou sua própria banda e em 90 fez parte da nova encarnação da Electric Light Orchestra; com ela,esteve por aqui de novo. Atualmente mora em Frankfurt e realiza projetos para TV.
No seu lugar entrou Lester Hunt que permanece até hoje tocando uma Gibson 347 e uma Fender Telecaster.


1 Mean Old World
2 Insurance
3 Going Down This Road
4 You've Been Drinking
5 Don't Start Me Talkin'
6 Wee Baby Blues
7 Twenty Past One
8 A Stranger in Your Town
9 How Many More Years
10 Looking for My Baby
11 And Lonely
12 The Entertainer

Esse disco foi gravado em apenas 2 dias separados por alguns mêses e contém clássicos do blues de Chicago com algumas músicas próprias,além de mostrar o talento de Pete Haycock e do tecladista Art Wood.

Chicken Shack - 40 Blue Fingers, Freshly Packed and Ready to Serve (1968)


A expressão chicken shack é recorrente em canções antigas de blues e refere-se àqueles restaurantes que servem frango frito. Com esse nome a banda surgiu em 67, durante o boom do blues britânico, no National Blues and Jazz Festival em Windsor. Era liderada pelo ótimo guitarrista Stan Webb que tinha a particularidade de entrar tocando no meio da platéia, graças à um cabo de 100 metros. Eles também tinham a Christine Perfect nos teclados, eleita melhor vocalista feminina por 2 anos consecutivos pela revista Melody Maker. Christine deixou a banda em 69 e também deixou de ser Perfect pois casou com John McVie e assumiu seu sobrenome e sua banda, a Fleetwood Mac.
Chicken Shack foi fortemente influenciada pelo Blues de Chicago, em especial por Freddie King.


Stan Webb -guitarra,vocal
John Almond -sax
Dave Bidwell -bateria
Alan Ellis -trompete
Dick Heckstall-Smith(Collosseum) -sax
Christine Perfect -teclados,vocal
Andy Silvester -baixo

01 Letter
02 Lonesome Whistle Train Blues
03 When the Train Comes Back
04 San-Ho-Zay
05 King of the World
06 See See Baby
07 First Time I Met the Blues
08 Webbed Feet
09 You Ain't No Good
10 What You Did Last Night
11 It`s OK With Me Baby
12 When My Left Eye Jumps
13 Hey Baby
14 When The Train Comes Back

Traffic - Mr. Fantasy (1967)



O Traffic foi formado no auge da psicodelia, em 67, pelo tecladista, cantor e compositor Steve Winwood, logo depois dele deixar a The Spencer Davis Group. Para tanto ele convidou seus amigos Chris Wood (sopros), Jim Capaldi (bateria e vocal) e Dave Mason (guitarras e baixo).
Inicialmente a banda foi concebida para ser uma espécie de comunidade ou ashram, onde todos moravam juntos no interior da Inglaterra e colaboravam em igualdade.
O som à época da estréia era uma mistura de rock e pop bastante influenciado pelos Beatles, contudo, mesmo assim, o Traffic encontrou um estilo único: enquanto o rock do início ao meio dos anos 70 era dominado pelas guitarras, eles basearam o som no órgão Hammond do Winwood e nos sopros do Wood, muitos deles feitos de bambú. A tendência ao pop foi creditada à influência do Dave Mason e quando ele saiu (logo após o disco de estréia em 67) eles foram esticando as músicas e dando mais espaço para improvisações de jazz, muito embora a estrutura de rock fosse mantida.
Como um trio eles encontraram dois problemas derivados do mesmo cara:Dave Mason tocava guitarra e baixo, e sem ele o Winwood tinha que preencher o som usando os pedais de baixo ao mesmo tempo em que cantava e tocava órgão.Além disso, o Mason era um compositor bastante produtivo e sem ele não dava prá cumprir as obrigações de contrato com a gravadora.Assim sendo, houveram por bem reconciliar-se com Mason que contribuiu muito para o segundo disco,compondo metade das canções, inclusive Feelin' Alright? que se tornaria um standard, principalmente na interpretação de Joe cocker.
Só que em 68 mesmo, logo após o início da turnê desse disco, os tres demitiram o Mason e mais adiante o Winwood anunciou o fim da banda.
Capaldi e Wood se juntaram ao Mason mais o tecladista Wynder Frog na banda Wooden Frog -nome fazendo referência aos sopros do Wood- que não chegou à gravar.
O Winwood se juntou ao Eric Clapton e Ginger Baker, que tinham fechado o Cream, mais o ex-baixista do Family, Ric Grech, para formarem a mega-banda Blind Faith, a qual teve vida curta e ao seu final, ele começou a trabalhar num álbum solo chamado John Barleycorn Must Die. Mas como ele chamou o Wood e o Capaldi prá tocarem juntos, o disco acabou sendo lançado como sendo do Traffic mesmo e foi um grande sucesso.
Para a excursão desse álbum eles convidaram o Ric Grech para o baixo e o baterista do Derek and the Dominos, Jim Gordon. Mais adiante veio de novo o Dave Mason (vai entender) e veio também um percurssionista chamado Reebop Kwaku Baah.
A excursão do inverno de 71/72 foi interrompida porque o Winwood estava com peritonite.O Capaldi foi então gravar um disco solo e o Gordon e o Grech deixaram a banda. Com o Winwood recuperado, o Traffic decidiu lançar um novo disco, chamando para tanto, dois músicos de estúdio: o baterista Roger Hawkins e o baixista David Hood.Shoot Out at the Fantasy Factory foi lançado em janeiro de 73 e ganhou um disco de ouro.Sua turnê acabou sendo documentada no disco On The Road que sairia em outubro do mesmo ano e no final dessa turnê o Hawkins, o Hood e o percurssionista Baah saíram.
O ex-baixista do Can, Rosko Gee, foi contratado e o Traffic lançou seu último disco: When the Eagle Flies saiu em setembro de 74 e ganhou outro disco de ouro.Porém ao final da turnê de divulgação o Traffic silenciosamente debandou.
Em 94 o Steve Winwood anunciou uma reunião com Jim Capaldi (Chris Wood havia falecido) e ambos gravaram um disco entitulado Far From Home que não vendeu bem e sua turnê também foi um desapontamento, decretando outro debande.
Jim Capaldi faleceu em 28 de janeiro de 2005.



Como consequência das diferentes inclinações musicais de cada um,esse é um disco bem eclético.Mistura os climas do Sgt. Pepper, da música indiana e jams de blues-rock.

Jim Capaldi -bateria,perc e vocal
Steve Winwood -órgão,baixo,piano,vocal,Harpsichord,guitarra
Dave Mason -guitarra,baixo,cítara,Mellotron
Chris Wood -flautas,saxes,órgão,vocal

01-Heaven Is In Your Mind
02-Berkshire Poppies
03-House For Everyone
04-No Face, No Name, No Number
05-Dear Mr. Fantasy
06-Dealer
07-Utterly Simple
08-Coloured Rain
09-Hope I Never Find Me There
10-Giving To You

Vanilla Fudge - Vanilla Fudge (1967)



O Vanilla Fudge nasceu em 65 quando 3 jovens músicos deixaram a banda Rick Martin & the Showmen para formar sua própria: o tecladista e vocalista Mark Stein, o baixista Tim Bogert e o baterista Joey Brennan. Eles convidaram para a guitarra o Vince Martell que tinha acabado de sair da marinha e batizaram a banda de The Electric Pidgeons e depois apenas The Pidgeons, inspirando-se nas crenças Hititas em que os deuses são coroados com pombos dourados e na mitologia grega onde as sacerdotizas de Zeus eram chamadas de Pleiades ou pombas. Modestos. O pai do Mark Stein ficou como empresário e a banda ensaiava na varanda da casa de Tim Bogert em Nova Jersey. No começo era uma banda de Rhythm & Blues tocando covers dos Righteous Brothers, Doc Pomus e Wilson Pickett, acrescentando aos poucos algumas coisas próprias e fazendo acompanhamento para algumas das tais "Girl Bands", modinha da época. Fazendo 2 ou 3 shows por noite, 6 dias na semana eles criaram uma legião de seguidores e dividiram palco várias vêzes com outras bandas emergentes como Vagrants, The Sparrow, Illusions, Good Rats, Unspoken Word e Hassles do Billy Joel. Segundo eles proprios, sua maior influência foi o The Vagrants de Leslie West e a grande sacada foi fazerem novos arranjos, mais complexos e pesados, para sucessos já esquecidos dos anos 50 e início dos 60. Uma noite o The Vagrants não pode comparecer à um show no clube Action House e o The Pidgeons foi chamado de última hora para substituir. Entre outras releituras, eles tocaram Like A Rolling Stone do Dylan de uma maneira tão possessa que o proprietário, Phil Basille, se ofereceu como agente. O cara tinha os contatos, a banda tinha o talento. Noutra noite, indo para um show, Stein e Bogert ouviram no rádio do carro a música You Keep Me Hangin' On das The Supremes e trocaram uma idéia: e se a gente fizer um arranjo mais lento e carregado? Mais tarde no palco eles criaram uma You Keep Me Hangin' On que tocaria nas rádios por 30 anos. Em Dezembro de 66 Joey Brennan deixou a banda para se juntar à The Younger Brothers Band e Tim Bogert levou os demais ao Headliner Club para ver um jovem baterista chamado Carmine Appice; todos foram unânimes: esse é "o cara". Phil Basille convenceu o compositor e produtor George Morton a ir ao clube para ouví-los mas ele não se intusiasmou muito e quando já estava de saída a banda começou a tocar You Keep Me Hangin' On. Aí o cara endoidou e saiu batalhando um contrato para o primeiro single que saiu em abril ou maio de 67 pela ATCO Records, com Take Me For A Little While das Labelle no lado B. Nesse tempo o The Vagrants tornou-se Mountain; o The Sparrow, Steppenwolf; Billy Joel seguiu solo e o The Pidgeons virou Vanilla Fudge (algo como caramelo de baunilha) por sugestão de uma vocalista local que adorava esse sabor de sorvete de casquinha. Também faria uma alusão à "alma branca" e o cone do sorvete remeteria de novo à mitologia, mas ninguém entendeu, claro. Gravaram oito músicas em 2 canais para um LP chamado "While the Whole World Was Eating Vanilla Fudge" mas esse só foi lançado 6 anos depois. O primeiro LP intitulado Vanilla Fudge saiu ainda em 67 consistindo daquilo que eles faziam melhor: versões mais lentas e caprichadas de grandes sucessos, embaladas pelo órgão Hammond cheio de distorções e vocais bem harmonizados. O repertório foi escolhido à dedo .



Carmine Appice -bateria,vocal
Tim Bogert -baixo,vocal
Vince Martell -guitarra,vocal
Mark Stein -teclados,vocal



1. Ticket to Ride  
2. People Get Ready  
3. She's Not There 
4. Bang Bang
5. a) STA (Illusions Of My Childhood - Part One)
    b) You Keep Me Hanging On 
    c) WBER (Illusions of My Childhood - Part Two) 
6. a) Take Me for a Little While 3:27 
    b) RYFI (Illusions of My Childhood - Part Three) 
7. a) Elanor Rigby 
    b) ELDS 


Cactus - Fully Unleashed - The Live Gigs II (1971)




Carmine Appice -bateria,vocal
Tim Bogert -baixo,vocal
Rusty Day -vocal
Jim McCarty -guitarra,vocal
Duane Hitchings Organ, Piano, Piano (Electric)
Peter French -vocal
Werner Fritzsching -guitarra
Ron Leejack -guitarra


CD1
1. Intro/Tuning
2. Long Tall Sally
3. Parchman Farm
4. Mellow Down Easy
5. Feel So Bad
6. Walkin' Blues
7. Scrambler/One Way Or Another
8. Oleo


CD2
1. Bro. Bill
2. Token Chokin'
3. Slow Blues (Medley)
4. Heebie Jeebies/What'd I Say
5. Evil

Cactus - V (2006)


Reunião dos membros originais, menos o vocalista Rusty Day, falecido em 82. A morte dele foi absolutamente estúpida e trágica: ele devia dinheiro de drogas ao guitarrista da própria banda e esse cara metralhou a casa do Rusty, matando além dele, seu filho de 11 anos e um amigo.

Jim McCarthy -guitarras
Carmine Appice -bateria
Tim Bogert -baixo
Jimmy Kuners -vocal

1 Doin' Time
2 Muscle and Soul
3 Cactus Music
4 The Groover
5 High in the City
6 Day for Night
7 Living for Today
8 Shine
9 Electric Blue
10 Your Brother's Keeper
11 Blues for Mr. Day
12 Part of the Game
13 Gone Train Gone
14 Jazzed

New Cactus Band - Son Of Cactus (1973)


Quando Tim Bogert e Carmine Appice foram se juntar à Jeff Beck, o Duane Hitchings quis levar a banda adiante com esse nome de New Cactus Band. Para completar, chamou o ex-Iron Butterfly, Mike Pinera. O som desse único álbum não lembra muito a Cactus.

Mike Pinera -guitarra,vocal
Roland Robinson -baixo,vocal
Duane Hitchings -teclados,vocal
Jerry Norris -bateria
Manuel Bertematti -bateria

1 It's Getting Better
2 I Can't Wait
3 Hook Line and Sinker
4 It's Just a Feelin'
5 Lady (Spend My Life with You)
6 Ragtime Suzy
7 Blue Gypsy Woman
8 Senseless Rebel
9 Man Is a Boy
10 Hold on to My Love
11 Daddy Ain't Gone