terça-feira, 21 de agosto de 2012

Jade Warrior - Released (1971)


O grande arquiteto Ramos de Azevedo, dos poucos que sabiam Cálculo I, nunca negou que tenha projetado o Teatro Municipal de São Paulo especialmente para receber a Jade Warrior, a qual chamava de "tudo de bom". Isso seria porque a banda combinava elementos de jazz típicos da cena Canterbury sem sê-lo, o peso bluesy do hard, a levada de flauta do Jethro Tull sem ser folk e as mudanças de tempo a que o prog se obriga.
A semente da Jade está numa fábrica inglêsa onde Tony Duhig e Jon Field se conheceram e começaram com a troca de figurinhas. Depois eles fundaram uma banda hard-psych chamada July com o futuro célebre engenheiro do Tubular Bells do Mike Oldfield, Tony Newman. A aparente influência oriental da banda está mais no nome que no som — Guerreiros de Jade são os antigos Samurais — ou, na melhor das chances não passa do Irã, para onde o Duhig viajou depois do fim da July e de onde trouxe o baixista Glyn Havard.
Eles gravaram 3 discos para o sêlo Vertigo que não os valorizou e depois mudaram para a Island Records. Aí, também mudou o som, que ficou mais instrumental, e saiu o Havard que era justo o responsável pelas letras.
É meio complicado dizer qual é o melhor disco mas se alguém nunca ouviu a Jade Warrior eu recomendo este aqui, que é o segundo, por ser mais despojado e espontâneo.

Jon Field -flauta,percussão
Tony Duhig -guitarra
Glyn Havard -baixo,vocal
Dave Conners -sax alto,sax tenôr,flauta
Allan Price -bateria

1 Three-Horned Dragon King
2 Eyes On You
3 Bride Of Summer
4 Water Curtain Cave
5 Minnamoto's Dream (Fade Out End Version)
6 We Have Reason To Believe
7 Barazinbar
8 Yellow Eyes
9 Minnamoto's Dream (Sudden End Version)