quinta-feira, 20 de março de 2014

Mick Taylor - A Stones' Throw (1998)







O Mick Taylor pertence à categoria "guitarrista dos guitarristas". Ele tem elegância e refinamento ímpares. Coube à ele a tarefa de substituir dois ícones em seguida na Bluesbreakers de John Mayall: Clapton e Peter Green. Se sua postura era bem mais discreta, na verdade a banda ganhou coesão e um detalhezinho fundamental para o blues: Slides.
Aí ele foi para os Stones e contribuiu pra os melhores discos dos caras (Forty Licks, Exile...). Só que, segundo dizem, ele foi de certo modo tolhido pela vaidade dos demais. Foi demitido sob a alegação de que estaria querendo "ensinar" à eles —  foi Keith Richards quem disse isso.
Taylor é um músico de banda, sua carreira solo nunca despontou, a não ser por uns 2 ou 3 álbuns, mas principalmente esse aqui. Os slides estão em abundância e o destaque vai pra faixa Blind Willie McTell que é uma composição um tanto obscura do Bob Dylan homenageando esse bluseiro seminal ("ninguem canta blues como Blind Willie McTell, diz o refrão); o arranjo dela é ótimo.
Quanto às guitarras, talvez a mais frequente seja a Gibson Les Paul mas no passado foi adepto da Gibson SG e da Stratocaster. Nesse álbum, em particular, ele usa muito a Fender Telecaster e a Gibson 335.



Mick Taylor -guitarra,vocal
Robert Ahwai -guitarra
Jeff Allen(East of Eden) -bateria
Michael Bailey -baixo
Richard Bailey -bateria
Hillary Briggs -Hammond,sint
John "Rabbit" Bundrick(Free) -Hammond
Lisa Daniel -vocal
Martin Ditcham -perc
Kuma Harada -baixo acústico
Andy Macintosh -sax
Max Middleton(Jeff Beck Group) -piano,Clavinet


1. Secret Affair
2. Twisted Sister
3. Never Fall in Love Again
4. Losing My Faith
5. Morning Comes
6. Lost in The Desert
7. Blues in The Morning
8. Late At Night
9. Here Comes The Rain
10. Blind Willie McTell