quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Yellowjackets - Yellowjackets (1981)



Em 1979 Robben Ford reuniu um grupo de consagrados músicos de estúdio para gravar um disco chamado The Inside Story pela gravadora Elektra. Esses músicos eram Russell Ferrante, Jimmy Haslip e Ricky Lawson. Haslip tinha tocado com Crosby, Stills & Nash; Ferrante com Kitaro e Yusef Lateef; Lawson com os Jacksons, Tom Waits e George Duke. The Inside Story foi basicamente um trabalho instrumental e a gravadora queria, na sequência, lançar um álbum com mais vocal e mais popinho. Os quatro caras, que tinham se entendido muitíssimo bem, não concordaram e decidiram mudar a direção. Por razões contratuais eles não poderiam ser The Robben Ford Group, então criaram um sub-grupo: Yellowjackets. Eles já saíram fazendo bastante sucesso, recebendo ótimas críticas e sendo postos ombro a ombro com Spyro Gyra, Steps Ahead e Crusaders. A diferença é que eles estavam mais para o lado do Rhythm & Blues, às vezes exibindo influências de bandas mais sérias como a Weather Report, por exemplo.
 Sem ser apontado como um líder mas como um colaborador, Robben Ford compôs duas músicas e executou a maioria das partes de guitarra. Essa colaboração iria diminuir com o tempo — mais dois discos, creio eu — até que a principal voz da banda se tornasse o sax de Marc Russo.
Ao longo desses mais de 30 anos, a Yellowjackts mudou de formação muitas vezes e fez um bocado de contorcionismo estético para transpor o beco sem saída que é esse gênero.


Russell Ferrante -teclados
Jimmy Haslip -baixo
Ricky Lawson -bateria
Robben Ford -guitarra

Roland Bautista -guitarra 
Ernie Watts -sax tenôr
Larry Williams -flauta,sax tenôr
Bill Reichenbach Jr. -trombone
Gary Herbig -flauta,sax tenôr
Kim Hutchcroft -sax barítono e tenôr
Bobby Lyle -piano
Lenny Castro -percussão
Paulinho Da Costa -percussão


1 Matinee Idol
2 Imperial Strut
3 Sittin' in It
4 Rush Hour
5 The Hornet
6 Priscilla
7 It's Almost Gone



Haslip, Ferrante, Ford, Lawson