segunda-feira, 26 de maio de 2014

Necromandus - Orexis Of Death plus... (1973)




Apesar do que, tanto a capa, como o nome da banda e o título disco possam sugerir, o som não é doom metal nem heavy metal. Apesar de ter uma grande influência da Black Sabbath, também não é BS wannabe. De fato, é um cultuado heavy prog, com influências da King Crimson e da Wishbone Ash também.
A história é a seguinte: Esses caras atraíram a atenção do Tony Iommy que acertou as coisas para eles abrirem shows para a Sabbath e para gravarem um disco pelo selo Vertigo. O próprio Iommi estava produzindo o disco. Só que nessa época, entre 72 e 73, ele tinha a agenda mais cheia que médico da Unimed e o disco não ficava pronto. O guitarrista se encheu e pulou fora. Iommi acrescentou sua guitarra no pouco que faltava mas acabou por concluir que sem Barry Dunnery a banda não funcionaria, e tudo foi engavetado. Originalmente o título seria Quicksand Dream e como tal acabou sendo lançado em 1990, ainda em vinil, sem nenhum polimento de estúdio e numa tiragem muito pequena. O cd veio em 1996 sob o título Orexis of Death, e essa é a versão remasterizada de 2005 com dois bônus.
Frank Hall acabou sendo o primeiro baterista de Ozzy Osbourne em carreira solo, graças a amizade que fizeram durante as turnês.


Bill Branch -vocal
Barry Dunnery -guitarra
Dennis McCarten -baixo
Frank Hall -bateria

1 Judy Green (Previously unreleased acetate demo)
2 Mogidisimo
3 Nightjar
4 A Black Solitude
5 Homicidal Psychopath
6 Stillborn Beauty
7 Gypsy Dancer
8 Orexis Of Death
9 Mogidisimo (reprise) (feat. Tony Iommi)
10 Judy Green Rocket (Live & previously unavailable)