sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Syl Johnson - Is It Because I'm Black? (1970)






É de entristecer ver manifestações racistas surgindo por aí, principalmente na América Latina, onde somos todos mestiços. Pior que isso é ver tais manifestações associadas ao esporte. Quando as pessoas recorrem a tamanha baixeza é porque a coisa tá feia. São tempos de desencanto e falta de esperança que fazem involuir.
Sylvester Johnson enfrentou isso lá naqueles dias. Ele foi um cantor, gaitista e guitarrista que tocou com Magic Sam, Billy Boy Arnold, Junior Wells e nada menos que Howlin' Wolf. Portanto, o soul que ele fez estava bem baseado em blues. Seu debut foi pela Federal Records com Freddie King a acompanhá-lo, mas era ainda apenas um soul gostoso de se ouvir. "Is It Because I'm Black?" é o segundo disco, foi gravado pela Twinight Records e nele a coisa é bem diferente. As músicas declaram uma forte consciência social e levantam a bandeira do orgulho negro, tratando, a reboque, de uma série de problemas sociais.
Eu não encontrei os créditos desse disco, mas muitas das faixas incluídas aqui como bônus são singles que saíram pela próxima gravadora com a qual ele assinou, a Hi Records, e nelas está a sessão rítmica de estúdio. Presumo que com a Twinight seja igual.
Syl é irmão do guitarrista Jimmy Johnson.


1  Right On Sister
2  Is It Because I'm Black?
3  Come Together
4  Concrete Reservation
5  Walk A Mile In My Shoes
6  One Way Ticket
7  Kiss By Kiss
8  Black Balloons
9  Get Ready
10 Talk 'bout Freedom
11 New Day
12 Thank U Baby
13 Your Love Is Good For Me
14 We Do It Together
15 That Is Why
16 Wiggles
17 Together Forever
18 Is It Because I'm Black?, 2006
19 Ms. Fine Brown Frame
20 Tell the Truth