quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Albert Collins - Ice Pickin' (1978)








Albert Collins é texano e é um dos muitos seguidores de Lightnin' Hopkins. Apesar de ser um grande inovador, admirado por Albert King e John Lee Hooker, ele permaneceu numa certa obscuridade por um bom tempo. O guitarrista Bob Hite da Canned Heat era outro grande fã e não perdia oportunidade de encaixá-lo em seus concertos, até mesmo no Fillmore East, mas mesmo assim seu sucesso era apenas local. 
Além da influência de Hopkins, ele também tinha semelhanças com Lowell Fulson e mais ainda com Johnny "Guitar" Watson. Seu estilo era econômico, curto, com notas altas e uso sistemático de escalas menores. 
Collins gravou uma série de ótimos álbuns para o selo Imperial nos anos sessenta e outros para o selo Thumbleweed na virada da década de setenta, mas ainda estava longe do grande público, muito embora tivesse uma aura de lenda. Durante os anos setenta ele quase vegetou. As coisas mudaram quando um outro grande fã, o produtor Bruce Iglauer, o convenceu a mudar-se para Chicago e gravar para seu selo Alligator. Cercado por excelentes músicos locais que depois tornaram-se sua banda estável, Collins gravou uma série de grandes sucessos, a começar por Ice Pickin'. 
Dentro desse contexto bem mais favorável, Collins pode revelar suas idéias musicais livremente e gradativamente foi incorporando elementos da black music contemporânea às suas raízes texanas e californianas.





Albert Collins - guitarra, vocal
Larry Burton - guitarra
Allen Batts - teclados
A.C. Reed - sax tenôr
Chuck Smith - sax barítono
Aron Burton - baixo
Casey Jones - bateria




1 Honey. Hush! (Talking Woman Blues)
2 When The Welfare Turns Its Back On You
3 Ice Pick
4 Cold, Cold Feeling
5 Too Tired
6 Master Charge
7 Conversation With Collins
8 Avalanche