quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Reaction - Reaction (1972)



Reaction foi uma banda de hard e blues-rock bem pesadona que lançou esse único e ótimo disco. Não há notícias sobre o rumo de seus integrantes após esse trabalho.

Peter Braun -guitarra, vocal
Luigi de Luca -baixo
Holger Tempel -bateria

1 Mistreated
2 What's Going on Around
3 Time
4 The Mask
5 Funeral March of a Marionette
6 My Father's Son
7 Life Is a Wheel
8 Keep on Trying
9 On the Highway

Illusion - Out Of The Mist (1977)



Illusion foi uma banda inglêsa de rock progressivo formada em 1976 pelos mesmos membros fundadores da Renaissance. Portanto, para falar dela a gente precisa voltar um pouco mais atrás, mais precisamente aos Yardbirds. Com o fim deles toda a atenção estava voltada para as carreiras de Jimmy Page e Jeff Beck mas a surprêsa veio mesmo com o que fizeram Keith Relf e Jim McCarty. Eles fundaram a Renaissance com um som totalmente diferente do que se poderia esperar. Chamaram o tecladista John Hawken, o baixista Lois Cennamo e a irmã de Keith, Jane Relf, para os vocais. Gravaram dois discos e aos poucos seus membros foram saindo um a um, sendo substituídos ou tendo músicos convidados para o lugar, à partir de 71.
Keith Relf foi para o Medicine Head, Louis Cennamo foi para o Steamhammer, John Hawken foi para o Strawbs e McCarty continuou escrevendo para a Renaissance e muitos outros.
Keith Relf e Louis Cennamo ainda formariam a Armageddon (para um só disco) antes que McCarty decidisse remontar a Renaissance em 76.
Ele convidou todos os ex membros, junto com Relf começou a compor mas Relf faleceu e por motivos legais o nome Renaissance não foi usado.
A banda então decidiu prosseguir usando o nome do último disco que gravaram juntos como Renaissance e ele se chamava "Illusion".
Convidaram o guitarrista John Knightsbridge , Jim McCarty saiu da bateria para assumir os vocais e no seu lugar veio o Eddie McNeil.
Evidentemente o som de ambas as bandas era muito próximo, uma experimentação entre rock,folk e clássico mas A Illusion contava com guitarras e a Renaissance da Annie Haslam não.
O primeiro disco, "Out of the Mist", não incluiu nenhuma das músicas gravadas com a participação de Keith Relf mas é um ítem obrigatório para qualquer fã da Renaissance. É da mesma forma dominado pelo piano e pelas harmonias vocais em belíssimas canções.



John Hawken -piano Fender Rhodes, Mini Moog, Mellotron, órgão
Louis Cennamo -baixo
Jane Relf -vocal
Jim McCarty -vocal, violão, perc
Jonh Nightbridge -guitarra
Eddie McNeil -bateria, perc

1. Isadora
2. Roads To Freedom
3. Beautiful Country
4. Solo Flight
5. Everywhere You Go
6. Face Of Yesterday
7. Candles Are Burning

'Igginbottom - 'Igginbottom's Wrench (1969)



Essa foi a primeira banda do Allan Holdsworth. Ele estava ainda engatinhando seu Legatto, mas percebe-se um guitarrista especial.

Allan Holdsworth -guitarra,vocal
Steven Robinson -vocal,guitarra
Mick Skelly -baixo
Dave Freeman -bateria

1 The Castle
2 Out of Confusion
3 The Witch
4 Sweet Dry Biscuits
5 California Dreamin'
6 Golden Lakes
7 Not So Sweet Dreams
8 Is She Just a Dream?
9 Blind Girl
10 The Donkey

Rhino Bucket -Rhino Bucket (1990)



Essa é uma banda americana que faz um som igualzinho ao AC/DC da era Bon Scott, com a agravante de a voz do Georg Dolivo ser igualzinha à do Bon. E os caras não tem o menor pudor de xerocar as coisas, principalmente porque o fazem muito bem, obrigado. Tão bem, que mais adiante o ex-baterista do AC/DC, Simon Wright, viria a ser membro da Rhino.

Georg Dolivo -vocal,guitarra
Reeve Downes -baixo
Greg Fields -guitarra
Liam Jason -bateria

1 One Night Stand
2 Beg for Your Love
3 Train Ride
4 Going Down Tonight
5 Even the Sun Goes Down
6 Blood on the Cross
7 Shot Down
8 I'd Rather Go Insane
9 Inside/Outside
10 Ride the Rhino

Robert Cray -Strong Persuader (1986)


Alguns críticos costumam torcer o nariz para ele. Acham que é um yuppie e que sua mistura com o soul não merece ser chamada de Blues. Bobagem. Ao contrário, sua receita tem ajudado muito a manter o gênero em evidência, infinitamente mais do que esses caras que tocam rock, com afinações e distorções de rock, apenas lambuzadinho de Blues como um bife à milaneza.
Cray é filho de um militar que serviu por todos os EUA, cresceu ouvindo soul e decidiu ser músico de blues depois de ouvir Albert Collins tocando sua Telecaster na formatura do colégio. Perceba que mesmo tocando sempre uma Stratocaster, ela tem o timbre de uma Tele.
Em 74 ele formou sua primeira banda com o amigo e baixista Richard Cousins, e em pouco tempo estavam acompanhando o próprio Collins.
Esse álbum ganhou dois Grammy e catapultou o guri aí.



Robert Cray -guitarra,vocal
Peter Boe -teclados
Richard Cousins -baixo
Dave Olson -bateria
Lee Spath -perc
The Memphis Horns -metais

1 Smoking Gun
2 I Guess I Showed Her
3 Right Next Door (Because of Me)
5 Still Around
6 More Than I Can Stand
7 Foul Play
8 I Wonder
9 Fantasized
10 New Blood