quarta-feira, 30 de abril de 2014

John McLaughlin - Devotion (1970)





McLaughlin de certa forma renega este álbum pois não gostou do resultado. John acusa o produtor, que também tinha produzido Jimi Hendrix, de ter juntado partes que não deveriam estar assim e de ter omitido outras durante a edição final, que não foi acompanhada por ele. Quando ele reclamou furioso, o produtor veio com a desculpa de que as masters tinham se estragado e tal. O fato é que eu não posso convidar Mclaughlin e Alan Douglas pra passar o Dia do Trabalho lá em casa. Durante as sessões de gravação, John e Hendrix fizeram umas jams mas esses takes foram lançados como bootlegs e com uma qualidade sofrível. E todos os músicos aqui tinham tocado com Hendrix.
Devotion foi concebido entre a partida de McLaughlin da banda de Miles Davis e a formação da Mahavishnu Orchestra. Ele não tem o brilhantismo de Inner Mountain Flame, mas tá no caminho. O som é alto, distorcido, rock esfregado na cara com a sofisticação do jazz.
Como McLaughlin não dá muita bola pra esse disco, ele já foi lançado por vários selos e com as capas mais diferentes. Essa é uma edição sueca de uma subsidiária da RCA dedicada ao prog, que não tem a melhor capa mas cujo som é melhor classificado.


John McLaughlin -guitarra
Larry Young -órgão, piano elétrico
Jerry Goodman -violino
Billy Rich -baixo
Buddy Miles -bateria, percussão


1 Marbles
2 Siren
3 Don't Let The Dragon Eat Your Mother
4 Purpose Of When
5 Dragon Song
6 Devotion