segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Frank Zappa - Jazz From Hell (1988)



Em setembro de 1985 Zappa depôs diante da comissão de comércio, tecnologia e transporte do Senado norte-americano atacando a "Parents Music Resource Center" ou "PMRC", um organismo de censura fundado pela espôsa do então senador Al Gore e outras espôsas de outros políticos, incluindo 5 membros dessa comissão. Ele disse mais ou menos:

" O propósito do PMRC é uma peça doentia de non-sense que, sem apresentar qualquer benefício às crianças, infringe as liberdades civís dos adultos e promete manter as côrtes ocupadas por anos com os problemas de interpretação causados por esta proposta. Em meu entendimento, pela lei, os artigos da Primeira Emenda decidem pelo mínimo de restrição à expressão. Nesse contexto, as ações do PMRC são o equivalente à tratar a caspa pela decapitação.
... A adoção de um sistema de classificação abre a porta para um desfile sem fim de programas de contrôle de qualidade moral baseados naquilo que alguns cristãos não gostam. E se o próximo bando de esposas de Washington exigir um grande "J" em todo material escrito ou executado por judeus no intuito de proteger criancinhas indefesas da exposição à doutrina sionista? "

Quando nós brasileiros assistimos o Partido dos Trabalhadores, que detém provisoriamente o poder nesse país, tentar por todos os meios impôr restrições à liberdade de imprensa e de expressão, é um bom momento para refletirmos sobre este pronunciamento do Zappa. Eventuais mudanças na Constituição promovidas por um bloco partidário fisiológico e de caráter prá lá de duvidoso, podem não ser tão facilmente revertidas quando a probidade for restabelecida — queiram os Deuses que seja.

Zappa incluiu trechos gravados desse seu depoimento no disco de 85, Frank Zappa Meets the Mothers of "Prevention", onde se ouve ele interagindo com os senadores e o próprio Al Gore se declarando seu fã.
O álbum Jazz from Hell de 86 deu à Zappa seu primeiro Grammy por "melhor performance instrumental de rock" e o PMRC fêz com que constasse na capa uma tarja advertindo para "letras explícitas". No entanto é um álbum "instrumental" e com excessão de alguns ruídos distorcidos não há letras. Lá como cá, a ignorância campeia, só que com um delay de 20 e tantos anos.

Ed Mann -percussão
Tommy Mars -teclados,vocal
Bobby Martin -teclados,sax,vocal
Scott Thunes -sints,baixo,vocal
Steve Vai -guitarra
Chad Wackerman -bateria,vocal
Ray White -guitarra
Ike Willis -guitarra
Frank Zappa -guitarra,Synclavier...

1 Night School
2 The Beltway Bandits
3 While You Were Art II
4 Jazz from Hell
5 G-Spot Tornado
6 Damp Ankles
7 St. Etienne
8 Massaggio Galore

Jack Bruce - Monkjack (1995)



Monkjack é um disco intimista com Jack Bruce ao piano. É preciso dizer que ele não está para o piano como está para o baixo. As músicas são muito bonitas mas para alguns ouvidos podem ser um tanto enfadonhas. A acompanhá-lo está apenas o Bernie Worrell, que é um ótimo tecladista, gravou uns discos super com o Ginger Baker, porém aqui fica lá no fundo e não acrescenta muito do seu talento.

Jack Bruce -vocal e piano
Bernie Worrell -órgão Hammond B3

1 The Food
2 The Boy
3 Shouldn't We
4 David's Harp
5 Time Repairs
6 Laughing on Music Street
7 Know One Blues
8 Folk Song
9 Weird of Hermiston
10 Tightrope
11 Third Degree
12 Immortal Ninth

Cuby + Blizzards - Dancing Bear (1998)



Erwin Raymond Java -guitarra,dobro
Helmig van der Vegt -piano,órgão
Herman Deinum -baixo
Hans Lafaille -bateria
John Lagrand -harmônica
Harry Muskee -vocal


1 Dancing Bear
2 Don't Wanna Be Black in Mississippi
3 I Don't Care
4 Faceless Voices
5 Where Rats Don't Go
6 T.V. Blues
7 If You Were an Alien
8 Designer Baby
9 The Big Sleep