terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Peter Hammill - Singularity (2006)



Hammil toca todos os instrumentos.

1 Our Eyes Give It Shape
2 Event Horizon
3 Famous Last Words
4 Naked to the Flame
5 Meanwhile My Mother
6 Vainglorious Boy
7 Of Wire, Of Wood
8 Friday Afternoon
9 White Dot

Robin Trower


Robin Trower nasceu em 1945 em Catford na Inglaterra e passou seu início de carreira tocando em diversas bandas de Londres, das quais a mais bem sucedida foi The Paramounts, especializada em covers mas que gravou alguns singles de sucesso, entre 63 e 65. Em 67 ele recebeu um convite de seu antigo colega de Paramounts, o cantor e pianista Gary Brooker, para integrar seu novo grupo Procol Harum que havia estourado com A Whiter Shade Of Pale. No Procol ele participou dos álbuns Procol Harum, Shine on Brightly, A Salty Dog, Home e Broken Barricades. Nessa fase Robin tocava numa Gibson Les Paul...

...mas um dia foram se apresentar junto com o Jethro Tull e Martin Barre lhe emprestou sua Fender Stratocaster. Ele adorou e nunca mais largou.
Enquanto o Procol ajudava a decolar sua carreira, Robin sentiu que seu trabalho ali estava muito limitado e decidiu partir pra carreira solo. Convocou o baixista, compositor e excelente cantor James Dewar (Stone the Crows) e o baterista Reg Isidore, que logo seria substituído pelo extraordinário Bill Lordan, formando a Robin Trower Band.

Seu primeiro álbum Twice Removed From Yesterday, em 1973, não alcançou muito sucesso mas no ano seguinte Bridge of Sighs arrebentou e foi para os 10 mais. A partir daí foram inevitáveis as comparações entre ele e Hendrix, especialmente com o Electric Ladyland de 68, tanto que recebeu o apelido de "O Hendrix Branco".

Com esse trio Trower lançou seus melhores álbuns mas em 77 seu grande parceiro Dewar já começava a apresentar sinais de uma enfermidade que o afastaria definitivamente mais tarde e decidiu convidar o baixista Rustee Allen para que Dewar se dedicasse sómente aos vocais. Nos anos 80 a carreira de Robin sofreu um forte declínio com álbuns irregulares. Ele tentou atualizar seu blues-rock mas o resultado continuou pouco interessante. No início dos 90 ele voltou a integrar o Procol Harum num único cd, Prodigal Stranger, e depois realizou uma série de trabalhos com o ex-Roxy Music Brian Ferry (Taxi,Mamouna) inclusive sendo seu produtor. Ele também recuperou a boa forma em álbuns solo como 20th Century Blues, um trabalho extraordinário de guitarra, e apresentações ao vivo de tirar o fôlego. Em 2002 voltou a produzir e tocar com Ferry num grande sucesso, Frantic. Em 2005, com Another Days Blues, Trower fez uma releitura bluesy de algumas gravações dos anos 80 e deve ter se remoído de não tê-las feito assim originalmente.



























Músico extraordinário, pessoa afável, gentil e tímida, adora sinuca num pub qualquer. É o meu guitarrista favorito e um dos maiores mestres da guitarra de todos os tempos. Mesmo naqueles discos onde as canções deixaram a desejar, seus acordes sempre tornam a audição interessante.

Robert Wyatt - Ruth Is Stranger Than Richard (1975)



Nesse disco Robert Wyatt usa músicas de parceiros, colaboradores e influências suas e coloca sobre elas letras escritas por ele.

Robert Wyatt -bateria,teclados,vocal
Laurie Allan -bateria
Brian Eno -sints,guitarra
Mongezi Feza -trompete
Fred Frith -piano,viola
John Greaves -baixo
Nisar Ahmad Khan -saxes
Bill MacCormick -baixo
Gary Windo -clarineta,sax

1 Muddy Mouse (A)
2 Solar Flares
3 Muddy Mouse (B)
4 5 Black Notes and 1 White Note
5 Muddy Mouse (C)/Muddy Mouth
6 Soup Song
7 Sonia
8 Team Spirit
9 Song for Che

Herbal Mixture - Please Leave My Mind (1966/1994)


Depois de John Lee Hooker, o Groundhogs acompanhou outro bluesman, o Champion Jack Dupree. Ele disse à revista Melody Maker que foi a melhor banda com que tocara mas em 66 ela se desmanchou. McPhee e Cruickshank então convidaram o baterista Mike Meekham para formar um novo grupo chamado Herbal Mixture. Com um nome assim sugestivo o som deles não poderia ser outro senão um rock psicodélico. Eles gravaram alguns singles, dentre eles "Machines", uma ode anti-trabalho que virou referência no gênero. O Herbal teve vida curta mas deixou material não realizado que em 94 foi reunido num cd.

1 Rock Me Baby
2 Shake It
3 Someone to Love
4 Hallelujah
5 I'll Never Fall in Love a
6 Over You Baby
7 Please Leave My Mind
8 Love That Died
9 Something's Happening
10 Tailor Made
11 Over You Baby
12 MacHines
13 Please Leave My Mind
14 Tailor Made
15 Love That Died
16 Love That Died