quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Supertramp - Supertramp (1970)





A Supertramp é mais conhecida por nós pelo seu álbum de 79 que estourou nas rádios, nas discotecas, rinques de patinação e tweeters Selenium dos carros — se a voz do Roger Hodgson já não tem muita testosterona ao natural, imagine num tweeter Selenium sem condensador. Mas, ao menos nos seus três primeiros discos e sobretudo neste primeiro, a banda flertou com o prog e dava ênfase ao lado instrumental, influenciado pelo jazz e pelo blues. À partir de 77 é que ela assumiu-se como pop comercial. 
A bem da verdade, o interesse comercial esteve presente já na fundação:  No final dos anos 60, um milionário holandês que conhecia Rick Davies propôs financiar-lhe uma nova banda. Davies colocou anúncios a procura de músicos e o primeiro que respondeu foi Roger Hodgson. Richard Palmer e Robert Millar também foram contratados mas participaram só desse álbum. Hodgson, ao contrário, passou a dividir as composições e a liderança. 
Em outubro Roger Hodgson estará no Brasil com a turnê Breakfast in America — sim, aquele álbum de 79 — e não acredito que a produção utilize tweeters sem condensador. Portanto, se é dessa fase que você gosta, compre seu ingresso. 


Rick Davies -órgão, piano elétrico e acústico, harmônica, vocal
Roger Hodgson -vocal, baixo, violão, cello, flauta
Richard Palmer -guitarra, violão, balalaika, vocal
Robert Millar -percussão, harmônica

1  Surely
2  It's A Long Road
3  Aubade (And I Am Not Like Other Birds Of Prey)
4  Words Unspoken
5  Maybe I'm A Beggar
6  Home Again
7  Nothing To Show
8  Shadow Song
9  Try Again
10 Surely