quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Spirit - Spirit (1968)




Spirit foi uma banda altamente considerada mas que alcançou resultados comerciais apenas razoáveis, lançando discos que se tornaram testemunhos de sua época. Jim Washburn, jornalista do Los Angeles Times, escreveu: "The Doors foi bom, mas para um grande número de fãs de rock a banda que realmente importou foi Spirit". Para dar uma dimensão da importância dela pode-se citar que o Led Zeppelin abriu vários concertos para eles. Também consta que o pessoal do Led teria assistido Randy California tocar um Theremin, aquele instrumento no qual apenas se aproximam as mãos de antenas, e passaram à usá-lo em solos de "Whole Lotta Love" e "No Quarter" ao vivo.
Fundada em 1967 por músicos que tinham uma mistura de influências de rock, pop, folk, clássico e jazz e que variavam em idade entre os 16 e os 44 anos, o grupo teve um estilo bastante eclético, acompanhando os primeiros dias do rock progressivo; eles eram capazes de tocar uma balada ao violão dedilhado, um jazz instrumental cheio de improvisos ou um rock pesado e ácido guiado pela guitarra.
O gosto extremamente diverso do quinteto original produziu um som híbrido que criou uma legião de fãs apaixonados porém foi amplo demais para atrair as massas, e ao mesmo tempo essa diversidade de talentos acabou direcionando seus membros à outras oportunidades e ao rompimento da formação original após 4 anos e 4 álbums, com a promessa de reagrupamentos posteriores. Enquanto dois fundadores, o cantor e guitarrista Randy California e o baterista Ed Cassidy, mantiveram o nome Spirit, os demais vieram e foram de acordo com seus compromissos e a tal promessa nunca foi totalmente cumprida. Mas como, em grande parte, a banda era um veículo para as composições e o virtuosismo na guitarra do California, ela continuou lançando boa música até sua trágica morte.
A história desses dois membros é até curiosa: Randy California nasceu Randolph Craig Wolfe em 20 de fevereiro de 51 em Los Angeles e seu tio, Ed Pearl, era dono de um clube em Hollywood chamado Ash Grove. California que começou na guitarra ainda criança, cresceu ouvindo todos os músicos de jazz, folk e blues que se apresentavam lá. No começo de 65 se apresentou o grupo the Rising Sons que tinha como membros o Taj Mahal, Ry Cooder e o baterista Ed Cassidy (4 de maio de 23,Chicago) que se casou com a mãe de California, recém-divorciada, tornando-se seu padrasto. Ele acabou deixando a Rising Sons depois de machucar o pulso durante um solo.
Nesse meio tempo, California tinha conhecido dois jovens músicos: o cantor e percurssionista Jay Ferguson(5-2-47, Burbank, California) e o baixista Mark Andes(19-2-48, Philadelphia). Junto com Cassidy e um segundo guitarrista eles formaram a banda The Red Roosters que não durou muito pois em 66 Cassidy resolveu mudar-se com a família para Nova Iorque à procura de melhor trabalho.
Lá California teve um encontro fortuito com outro guitarrista numa loja de discos; um cara então desconhecido chamado Jimi Hendrix. Jimi se apresentava ainda com o nome de Jimmy James que convidou Randy pra se juntar à sua banda Jimmy James & the Blue Flames, que se apresentava em clubes do Greenwich village. Como já havia um músico na banda chamado Randy(baterista R.Palmer), Hendrix passou a distinguí-los pelo estado de origem: Randy Texas e "Randy California"; assim surgiu seu nome artístico. Ele tocou com Hendrix durante todo o verão, justamente quando o baixista do Animals, Chas Chandler, descobriu Hendrix, tornou-se seu agente e o levou para a Inglaterra. Hendrix convidou California para seguir com ele mas aos 15 anos apenas ele era muito jovem para aceitar.
Contudo, Randy voltou com a família para seu estado natal e lá, junto com o padrasto montou a banda Spirit's Rebellious inspirada num livro do místico relioso Kahlil Gibran na qual também estava o pianista John Locke(23-7-43,LA), que depois foi membro do Nazareth. Randy chamou seus antigos companheiros Ferguson e Andes que estavam estudando na UCLA. Andes tinha tocado antes com o Canned Heat e Ferguson tentado carreira solo como guitarrista.
Logo eles encurtaram o nome da banda para Spirit e saíram procurando uma oportunidade de gravar.
Com a produção de um famoso apresentador de rádio conhecido como Dr. Demento eles gravaram uma demo que só foi lançada 24 anos depois numa antologia.
Então eles conseguiram uma audição com o executivo e produtor Lou Adler que foi o fundador da gravadora Dunhill e era conhecido também pelo trabalho com The Mamas & the Papas; ele tinha vendido a Dunhill pra ABC mas tinha outro sêlo, Ode Records, e em agosto de 67 assinou com o Spirit, lançando o LP auto-entitulado de estréia em janeiro de 68. Em abril esse álbum já estava no 40º posto na Billboard e permaneceu assim por mais de 6 mêses. A banda excursionou extensivamente enquanto já preparava o 2º disco e também uma trilha sonora para um filme do diretor francês Jacques Demy chamado Model Shop no qual também apareceram.
Em outubro de 68 lançaram o single "I Got a Line On You" que chegou ao posto nº 25 e impulsionou as vendas do segundo álbum chamado The Family That Plays Together que saiu logo depois em dezembro, chegando à 22ª posição no ranking.
O rítimo imposto pelo mercado naquela época era bastante acelerado e o Spirit já tinha que ter outro disco; Clear saiu em julho de 69 e comparativamente com o anterior foi de certo modo comercialmente decepcionante, já que atingiu o posto de nº 55.
Aí o produtor Adler começou a negociar sua separação da CBS(que era a distribuidora do sêlo Ode)para se associar à A&M.No acordo o Spirit acabou passando para o sêlo Epic. A banda contratou então o produtor do Neil Young, David Briggs, para gravar seu quarto álbum. As sessões pra esse álbum começaram em abril de 70 mas foram interrompidas quando o California fraturou a cabeça numa queda de cavalo, ficando um mês no hospital. Twelve Dreams of Dr. Sardonicus saiu apenas em novembro e a Epic não soube trabalhar um single extraído dele; como consequência sua colocação no ranking chegou à 65ª apenas, muito embora esse seja por muitos considerado o melhor álbum e tenha se perenizado no catálogo.



Spirit-1968

1 Fresh-Garbage
2 Uncle Jack
3 Mechanical World
4 Taurus California
5 Girl in Your Eye
6 Straight Arrow
7 Topanga Windows
8 Gramophone Man
9 Water Woman
10 The Great Canyon Fire in General
11 Elijah
12 Veruska [bonus]
13 Free Spirit [bonus]
14 If I Had a Woman [bonus]
15 Elijah [alternativo]

Randy California -guitarra,baixo,vocal
Mark Andes -baixo,vocal
Ed Cassidy -bateria,percussão
Jay Ferguson -vocal,percussão,teclados
John Locke -teclados

Álbum bastante eclético contendo um pouco de folk,blues,jazz,erudito e caracterizando a cena psicodélica da costa oeste americana tem um toque hindú também.Eles criaram uma assinatura sonora.

Stick Men - Stick Men (2009)



Eles estão vindo aí; dia 18 de março no Sesc Pompéia em São Paulo e dia 20 em Porto Alegre no Santander Cultural. Se puder, não deixe de ir. Ver um Chapman Stick em ação é muito legau, dois então...
A "Firebird Suite" é de Igor Stravinsky.

Tony Levin -Chapman Stick,vocal
Pat Mastelotto -bateria,perc,samplers,loops...,vocal
Michael Bernier -Chapman Stick,vocal

1 Firebird Suite, Pt. 1
2 Firebird Suite, Pt. 2
3 Firebird Suite, Pt. 3
4 Firebird Suite, Pt. 4
5 Scarlet Wheel
6 Soup
7 Fugue
8 Sasquatch
9 Tsunami Surfing
10 Inside the Red Pyramid
11 Hands, Pt. 1
12 Pat-ified Remix: Scarlet's other Wheel

Stone The Crows - Teenage Licks (1971)



Colin Allen -bateria,percussão
Maggie Bell -vocal
Les Harvey -guitarra
Ronnie Leahy -teclados
Steve Thompson -baixo
Dundee Horns -metais

1 Big Jim Salter
2 Faces
3 Mr. Wizard
4 Don't Think Twice, It's All Right [Dylan]
5 'Keep on Rollin'
6 Ailen Mochree
7 One Five Eight
8 I May Be Right, I May Be Wrong
9 Seven Lakes