segunda-feira, 30 de abril de 2012

Bill Evans Trio - Waltz for Debby (1961)


Ninguém discute que Bill Evans é até hoje o pianista mais importante do jazz. De Keith Jarrett à Brad Mehldau, todos o citam como uma influência primária. De formação clássica, ele introduziu a técnica erudita e o estudo da harmonia ao jazz, somados a uma sensibilidade ímpar. De fato, Evans era um cara tímido, introspectivo e de fala mansa que parecia sempre deslocado a menos que estivesse ao piano. Essa vulnerabilidade acabou levando-o ao vício em heroína e cocaína que foram minando seu físico.
Esse disco foi gravado num clube de Nova Iorque e essas sessões renderam mais um álbum, Sunday At The Village Vanguard. Poucos dias depois, o jovem baixista LaFaro morreu num acidente de carro e Evans, de tão abalado, ficou recluso por quase um ano.

Bill Evans -piano
Scott LaFaro -baixo
Paul Motian -bateria

1 My Foolish Heart
2 Waltz For Debby [Take 2]
3 Detour Ahead [Take 2]
4 My Romance [Take 1]
5 Some Other Time
6 Milestones
7 Porgy (I Loves You, Porgy)
8 Discussing Repertoire
9 Waltz For Debby [Take 1]
10 Detour Ahead [Take 1]
11 My Romance [Take 2]

Charles Mingus - The Black Saint and the Sinner Lady (1963)


Baixista sem igual, grande compositor e bandleader, Charles Mingus não viveu essa glória. Em vida ele sofreu muito com o racismo e com a oposição da indústria fonográfica às suas idéias. Ao racismo ele respondia com títulos politizados como "Fables of Faubus", uma referência a um governador do Arkansas que queria manter a segregação nas escolas. Àqueles que tentavam limitá-lo ele respondia com agressividade. Mingus era um cara grande e, não raro, usava isso para intimidar quem quer que fosse. Se um músico atravessasse, coitado; se alguém da platéia atrapalhasse, perigava ele parar tudo prá dar uma bronca — proto Robert Fripp. Na verdade a coisa era extrema, ele berrava, ofendia e ridicularizava. Claro que arrumou um monte de detratores pelo caminho e essas batalhas lhe causaram várias crises nervosas. Em 77 ele foi dignosticado com uma séria doença neurológica que avançou rapidamente deixando-o em cadeira de rodas até falecer em 79, aos 57 anos.
Esse disco é seu auge criativo e um dos momentos mais altos do jazz todo. Devido ao perfeccionismo inflexível de Mingus, esse foi o primeiro album de jazz a usar overdubs.

Charles Mingus -baixo,piano
Jay Berliner -guitarra
Jaki Byard -piano
Charlie Mariano -sax alto
Dick Hafer -sax tenôr,flauta
Jerome Richardson -sax soprano,barítono,flauta
Richard Gene Williams -trompete
Rolf Ericson -trompete
Quentin Jackson -trombone
Don Butterfield -tuba
Dannie Richmond -bateria

1 Track A - Solo Dancer
2 Track B - Duet Solo Dancers
3 Track C - Group Dancers
4 Mode D - Trio and Group Dancers/Mode E - Single Solos and Group Dance Mingus