sexta-feira, 12 de agosto de 2011

David Bowie - Space Oddity (1969)








Esse álbum foi lançado primeiro como "David Bowie" e "Man of Words/Man of Music". Depois recebeu o título da primeira faixa e todas as reedições assim o foram. Essa faixa, aliás, tem a influência do filme "2001, Uma Odisséia no Espaço" do Kubrick e introduz o personagem Major Tom, que seria recorrente na carreira do Bowie e que representaria uma metáfora ao uso de heroína.
O disco também foi a primeira troca de côr do camaleão que deixou o estilo mod certinho pela psicodelia, embora ainda tateando aqui e alí em busca do seu estilo. Falando em estilo, olha uma capa de lantejoulas alí.



 

David Bowie – vocal,violão 12 cordas,Stylophone,Kalimba
Rick Wakeman – Mellotron,Harpsichord,teclados
Terry Cox – bateria
Tim Renwick (Clapton) – guitarra
Keith Christmas – violão
Mick Wayne – guitarra
Tony Visconti – baixo,flauta
Herbie Flowers – baixo
Benny Marshall & Friends – harmônica
Paul Buckmaster – cello





1 Space Oddity
2 Unwashed and Somewhat Slightly Dazed
3 (Don't Sit Down)
4 Letter to Hermione
5 Cygnet Committee
6 Janine
7 An Occasional Dream
8 Wild Eyed Boy from Freecloud
9 God Knows I'm Good
10 Memory of a Free Festival

Ramatam - In April Came The Dawning Of The Red Suns (1973)



A April Lawton era o verdadeiro grande talento da Ramatam, uma guitarrista tão especial que foi apelidada de "Hendrix feminina". Exagero? Sei não. Os invejosos e menos talentosos de plantão logo lançaram o boato de que ela era transexual. Mentira feia. Aí, quando metade da Ramatam debandou depois do primeiro disco, ela bem que segurou as pontas. Mike Pinera tinha ido para a New Cactus, Mitch Mitchell foi acompanhar brevemente o Muddy Waters e o Russ Smith eu nem sei. Lawton e Tommy Sullivan contrataram o baterista Jimmy Walker, um novo produtor e lançaram esse segundo álbum com um som diferente mas com mais identidade e foco. O anterior é o mais lembrado porém foi daquelas elocubrações da indústrica fonográfica na tentiva de fabricar uma grande banda e o resultado, como de regra, foi difuso. O pêso foi substituído por cordas e sopros e partes com sax.
Depois desse disco a April formou a April Lawton Band por pouco tempo e foi se dedicar à família e trabalhar como artista gráfica; faleceu em 2006 de ataque do coração.

April Lawton -guitarra,harmônica,vocal,Hammond
Tommy Sullivan -baixo,órgão,Mini Moog,piano,sax,vocal
Jimmy Walker -bateria,percussão,vocal
Bruce Morgenheim -guitarra,violino,vocal
Charles Gouse - regente
Harold Coletta, Joseph Malignaggi, Richard Maximoff, Kermit Moore, David Nadien, Emanuel Green, Harold Kohon, Gene Orloff, Max Polikoff, George Ricci, Russ Savakus -
cordas
Joseph J. Shepley, Dominick Gravine, Marvin Stamm, Arthur Kaplan, Raymond Beckenstein, Garnett Brown, Joe Newman Seldon, Powell -metais e sopros


1 The Land/Rainy Sunday Evening
2 Rainy Sunday Morning
3 Betty Lou
4 I Can Only Love You
5 Except from Guitar
6 Autumn Now
7 Stars and Stripes Forever
8 Bounty on My Table
9 Free Fall
10 Push a Little
11 Rhinoceros