quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dia Mundial sem Fumo


Hoje, 31 de maio, foi o dia mundial da luta contra o tabaco e eu não sei dizer se isso acaba tendo algum efeito prático mas, vá lá, tá valendo. A ação deveria ser diária, o governo tem o dever pagar por inserções duras, cruéis até, na televisão e em revistas, afinal arrecada uma baba com impostos sobre o cigarro. Faça a conta: cada fumante médio gasta cerca de mil reais por ano com o vício; deu prá sacar quanta grana entra? Por outro lado, a conta que não aparece é a que mostra que esse mesmo governo — é, isso que tá aí é governo, governo é governo, tem que chamar de governo mesmo não sendo — gasta 3 vêzes mais com doenças decorrentes do fumo do que o total arrecadado com impostos sobre o fumo.
O Brasil é o maior exportador de tabaco do mundo e um dos países onde o cigarro é mais barato. Um estudo demonstrou que o aumento de 10% apenas no preço do maço já induz o fumante a uma redução de um maço no primeiro trimestre e mais de quatro maços no médio prazo. E ainda tem gente que tem a cara de pau de alegar que não é bom vender menos cigarro, causa desemprego. Pois outro estudo na Inglaterra provou que o emprego aumenta pois os carinhas lá passam a gastar em outras coisas.
Então meu camarada, dia 31 de maio ou não, faça alguma coisa contra o fumo. Inventa alguma coisa aí, dê um murro na cara do seu fumante mais chegado, não custa nada nem mata devagarinho.


Joe Walsh - The Smoker You Drink, the Player You Get (1973)


Joe Walsh despontou quando substituiu Glen Schwartz na James Gang em 68, antes mesmo do primeiro álbum. Sorte da James Gang que teve um grande guitarrista que entre outras qualidades que eu admiro, usa a talk-box muito bem. Curioso é que ele estudou clarinete e oboé antes de querer ser guitarrista. Despretencioso e bem humorado, ele até concorreu a presidente dos EUA em 1980, só prá zuar. Esse é o seu segundo álbum solo, um ótimo álbum.


Joe Walsh -guitarra,vocal
Kenny Passarelli -baixo,vocal
Rocke Grace -teclados,vocal
Joe Vitale -bateria,flauta,teclados,vocal


1 Rocky Mountain Way
2 Book Ends
3 Wolf
4 Midnight Moodies
5 Happy Ways
6 Meadows
7 Dreams
8 Days Gone By
9 Day Dream (Prayer)


Lightnin' Hopkins - Smokes Like Lightning (1962)



Esse disco foi gravado em três sessões em 1962 e na maior parte tem Sam Hopkins sózinho ao violão; apenas em 3 faixas a banda entra. Hopkins morreu de câncer no esôfago em 1969. Uma das principais causas desse mal é o fumo e em quase todas as fotos e ilustrações de Hopkins ele está com um cigarro.


Lightnin' Hopkins -violão,vocal
Billy Bizor -harmônica
Buster Pickens -piano
Donald Cooks -baixo
Spider Kilpatrick -bateria


1 T Model Blues
2 Jackstropper Blues
3 You Cook All Right
4 My Black Name
5 You Never Miss Your Water
6 Let's Do The Susie-Q
7 Ida Mae
8 Smokes Like Lightning
9 Prison Farm Blues


Sweet Smoke - Just a Poke/Darkness to Light (1970/73)


Sweet Smoke foi formada em Nova York mas mudou-se de mala e cuia para a Alemanha, estabelecendo-se ao noroeste próximo da Holanda. Seus membros tinham sólida formação instrumental e suas músicas eram bem sofisticadas, partindo do rock psicodélico e influenciadas pelo krautrock. Eles fizeram bastante sucesso e quem os viu ao vivo relata que eram incríveis no palco, improvisando como uma jam band. Na verdade, o trabalho de estúdio já é quase isso. Esse cd reúne os dois discos de estúdio: Just A Poke é bem experimental e tem só duas longas faixas, as primeiras. Darkness to Light é influenciado pela música oriental, resultado deuma excurssão anterior pela India.


Andrew Dershin (bass, percussion),
Jay Dorfman Drums, Percussion
Marvin Kaminowitz Guitar, Vocals
Michael Paris Percussion, Sax (Tenor), Vocals
Jeffrey Dershin (piano, percussion, vocals, 1973
Steve Rosenstein (rhythm guitar
Rochus Kuhn (violin, cello


1 Baby Night
2 Silly Sally
3 Just Another Empty Dream
4 I'd Rather Burn Than Disappear
5 Kundalini
6 Believe Me My Friends
7 Show Me the Way to the War
8 Darkness to Light