segunda-feira, 17 de setembro de 2012

801 - Live (1976)


Esse disco está entre as muitas e muitas recomendações que me foram feitas por um rapaz chamado Marcos Sacchi. Marcos era um fotógrafo especializado em concertos musicais que trabalhou para as revistas da Abril e também foi um pesquisador e profundo conhecedor de música, bem como radialista. Eu era só um garoto que fazia ponto na loja de discos do pai dele e — agora percebo — enchia bastante o saco deles. Um dia, como sempre, eu perguntei o que é que tinha de novo e o Marcos me apontou esse disco que estava lacrado. O Phil Manzanera eu já conhecia da Roxy Music e eu não curtia a Roxy, e como levava um bom tempo prá juntar a grana, ia passar essa. Mas aí ele disse aquele "vai por mim"...
Esse foi um projeto paralelo do Phil Manzanera e do Brian Eno durante uma pausa da Roxy Music. Na verdade, parece mais uma curtição, quase uma grande jam. Tem umas músicas dos dois albuns solo anteriores do Eno, umas parcerias, uma ótima versão — talvez a melhor — de TNK dos Beatles e algumas músicas do Manza. A banda, superbanda, se apresentou apenas 3 vêzes com essa formação e não gravou em estúdio. No ano seguinte foi lançado um segundo disco como "Phil Manzanera & 801" mas o viés foi outro.
Eu tenho um carinho especial por esse álbum porque ele me abriu avenidas para outras bandas de estilos bem diferentes daqueles aos quais eu já ia ficando bitolado.
É confuso lembrar que numa época em que até as publicações sobre música eram muito difíceis de se conseguir, as gravadoras ainda lançavam bons LPs no Brasil; álbuns com poucas perspectivas comerciais, apenas bons o bastante para serem recomendados. E vendiam-se.
Eu sei que agradeci ao Marcos pela maioria das dicas, mas sinto que não bastou. Obrigado mais uma vêz Marcos, In Memoriam.


Phil Manzanera -guitarra
Brian Eno -vocais,sints,guitarra,tapes
Bill MacCormick(Robert Wyatt, Quiet Sun) -baixo,vocais
Francis Monkman(Curved Air) -Fender Rhodes,Clavinet
Simon Phillips(Who,Priest,Toto,Camel) -bateria,rhythm box
Lloyd Watson(Eno,Manza) -slide,vocais

1. Lagrima
2. T.N.K. (Tomorrow Never Knows)
3. East Of Asteroid
4. Rongwrong
5. Sombre Reptiles
6. Baby's On Fire
7. Diamond Head
8. Miss Shapiro
9. You Really Got Me
10. Third Uncle