quinta-feira, 8 de março de 2012

Mirthrandir - For You the Old Women (1976)


Mirthrandir foi uma daquelas ótimas bandas prog que tiveram seu único trabalho perdido no tempo, virando cult e item de coleção, para muitos anos depois serem resgatadas em cd, que evidentemente iria para o limbo não fosse a internet.
A banda é americana e foi formada em 1973 com forte influência do Yes e do Gentle Giant. Suas composições são complexas e bem arranjadas sob o domínio do Hammond. O vocal é meio tosco mas em contrapartida a flauta e o trompete deram um toque Canterbury que ficou bem bacana. Assim como aconteceu com a conterrânea e contemporânea Yezda Urfa, o relançamento do disco motivou uma reunião para alguns concertos.


Robert Arace -bateria
Richard Excellente -guitarra
Simon Gannett -teclados
James Miller -baixo,flauta
Alexander Romanelli -guitarra
John Vislocky III -trompete,vocal

1 For you the Old Women
2 Conversation with Personality Giver
3 Light of the Candle
4 Number Six
5 For Four

Johnny "Guitar" Watson - Ain't That a Bitch (1976)


Watson foi um cara que rodou prá caramba, entre muitos, tocou com George Duke e por tabelinha acabou partipando do do disco One Size Fits All do Frank Zappa. Aliás, um ouvinte atento vai perceber a influência de Zappa nesse disco aqui, gravado logo depois e les voltariam a trabalhar juntos no álbum Them or Us. Além disso, uma penca de gente boa gravou suas músicas, incluindo Robert Cray, Mayall, Gary Moore, Steve Miller...
Ele surgiu no Texas junto com Albert Collins e Johnny Copeland mas diferentemente deles, encontrou seu caminho no funk que, por sobre o blues, acrescentou ainda um pouco de soul e jazz, formando a raíz do hip-hop.

Johnny "Guitar" Watson -baixo,guitarra,teclados,vocal
Paul Dunmall -sax
Peter Martin -trompete
Thomas Robertson -trombone
Emry Thomas -bateria

1 I Need It
2 I Want to Ta-Ta You Baby
3 Superman Lover
4 Ain't That a Bitch
5 Since I Met You Baby
6 We're No Exception
7 Won't You Forgive Me Baby