sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Genesis - And The Word Was... (1969)









Esse disco nada mais é que o álbum de estréia da Genesis, From Genesis to Revelation, acrescido dos dois primeiros singles que a banda lançou — as duas primeiras e as duas últimas faixas. 
A história da banda começou no colégio onde Banks, Gabriel, Phillips e Rutherford eram colegas e participavam de duas bandas distintas. Eles decidiram se unir e formar uma espécie de coletivo criativo, convidando Chris Stewart para a bateria. Isso foi em 1967. Eles foram apadrinhados pelo produtor Jonathan King, que inclusive lhes escolheu o nome para banda. King era fã doente dos Bee Gees, então não é de se surpreender que nesse comecinho a Genesis soasse meio parecido com ela. Eles gravaram aqueles dois singles, Chris Stewart deu lugar a John Silver na bateria, e aguardaram as férias escolares para trabalhar no LP. Quando o disco estava para sair, Jonathan King foi alertado de que já havia uma banda chamada Genesis nos Estados Unidos que estava fazendo sucesso com um álbum psicodélico intitulado "In The Beginning". Sugeriram que ele mudasse o nome, ao que ele se recusou terminantemente. Por isso as primeiras edições de From Genesis to Revelation só traziam esse título na capa, sem o nome da banda. Logo depois a banda americana se separou e não houve mais problemas. 
Esse é um disco pop e tem apenas alguns sinais da complexidade progressiva que Genesis viria a ter. É predominantemente acústico e já revela o grande talento melódico que esses caras tinham, mesmo ainda tão jovens. 
Como diria Phil Collins, "do pop ao pop". 






Peter Gabriel - vocal, flauta
Tony Banks - Farfisa, Hammond, piano, piano elétrico, vocal
Anthony Phillips - violão, guitarra, vocal
Mike Rutherford - baixo, violão, guitarra, vocal
John Silver - bateria
Chris Stewart - bateria (1)






1   The Silent Sun
2   That's Me
3   Where The Sour Turns To Sweet
4   In The Beginning
5   Fireside Song
6   The Serpent
7   Am I Very Wrong?
8   In The Wilderness
9   The Conqueror
10 In Hiding
11 One Day
12 Window
13 In Limbo
14 Silent Sun
15 A Place To Call My Own
16 A Winter's Tale
17 One-Eyed Hound