segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Moby Grape - Moby Grape (1967)







A Moby Grape surgiu em 1966 e um dos seus fundadores foi Alexander "Skip" Spence que havia estado no embrião da Quicksilver Messenger Service — depois ele participou como baterista do disco de estréia da Jefferson Airplane. Esses caras tinham muito talento mas a banda foi atrapalhada pela ganância e incompetência do produtor e da gravadora. Ambos organizaram festas absurdamente idiotas para o lançamento disco. Ao invés de popularizar a banda, isso atraiu a antipatia dos críticos. Além disso, perceba que o baterista estica o dedo do meio ali na foto da capa, coisa que não pegou nada bem na super progressista sociedade norte-americana da época e até obrigou a fazerem retoques na gráfica.
O som da Moby Grape vai muito na linha das primeiras jam bands, com músicas curtas e excitantes, num paralelo com o que a Grateful Dead estava fazendo, e num outro com o pop dos Beatles. A Led Zeppelin excursionou com ela e tocava suas músicas nos concertos. E Eric Clapton certa vez declarou que Jerry Miller era o melhor guitarrista do mundo.
É bem verdade que a banda não nasceu da amizade entre seus membros, dos ensaios na garagem e tal. Ela foi reunida pelo produtor. Os caras praticaram muito, ensaiaram muito, todos compunham, todos cantavam, e tornaram-se amigos no processo. Mas as tensões surgiram, as drogas entraram, Skip Spence começou a pirar e, aí, já sabe.




Peter Lewis - guitarra rítmica, vocal
Jerry Miller - guitarra, vocal
Skip Spence - guitarra rítmica, vocal
Bob Mosley - baixo, vocal
Don Stevenson - bateria, vocal




1   Hey Grandma
2   Mr. Blues
3   Fall On You
4   8:05
5   Come In The Morning
6   Omaha
7   Naked If I Want To
8   Someday
9   Ain't No Use
10 Sitting By The Window
11 Changes
12 Lazy Me
13 Indifference
     Studio Recordings, 1967:
14 Rounder (Instrumental)
15 Looper (Audition Rec.)
16 Indifference (Audition Rec.)
17 Bitter Wind
18 Sweet Ride (Never Again)