quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Pavlov's Dog - Pampered Menial (1974)






O estiloso grupo Pavlov's Dog balanceou seu som com doses iguais de hard e prog, mais ou menos do mesmo jeito que o Rush nos seus primeiros dias. Outra comparação impossível de não ser feita é quanto aos vocalistas dessas bandas: David Surkamp soa como se Geddy Lee tivesse aspirado gás hélio e ainda por cima tivesse surtos de Edith Piaf. Por esse único motivo muita gente diz que não gosta logo de cara e não se dispõe a ouvir melhor, o que é uma pena pois os dois primeiros discos são muito bons.
Pavlov's é uma banda formada em St Louis em 1972 sobre as cinzas de outra banda local chamada High On A Small Hill que tinha um toque de folk. Dela veio o vocalista e guitarrista David Surkamp e o guitarrista Steve Scorfina. Juntaram-se à eles o tecladista David Hamilton, Doug Rayburn na flauta e Mellotron, Rick Stockton no baixo, Mike Safron na bateria e o violinista e especialista em cordas Siegfried Carver. O Siegfried, além dos instrumentos de cordas convencionais, desenvolveu um híbrido chamado Vitar que foi fundamental no som deles, e que poderia ser comparado também ao período do David Cross no King Crimson.
Eles foram ganhando enorme popularidade no circuito de clubes em todo meio-oeste americano, tanto que em 75 receberam o maior adiantamento por um disco até então pago, e por muito tempo depois: 650 mil dólares oferecidos pela Dunhill. Assim, em 74, saiu Pampered Menial, um álbum que funde o hard à la Led ou Purple, porém com menos dependência dos riffs; com passagens sinfônicas cheias de arranjos complexos para piano, flauta, violino e Mellotron. A voz do Surkamp é melancólica e nostálgica e, novamente, é preciso dizer que depende da disposição de ouvir para adorar ou odiar.










David Surkamp -vocal,guitarra
David Hamilton -teclados
Doug Rayburn -mellotron,flauta
Mike Safron -bateria,perc
Rick Stockton -baixo
Siegfried Carver -violino,viola,vitar(híbrido de violino e guitarra)
Steve Scorfina -guitarra




1. Julia
2. Late november
3. Song dance
4. Fast gun
5. Natchez trace
6. Theme from subway Sue
7. Episode
8. Preludin
9. Of once and future kings

Kraan - Andy Nogger (1974)



Kraan foi formada em 1970 na Alemanha por músicos extremamente habilidosos. O som deles flutuava entre o rock e o jazz mas sem parecer em nada com o fusion feito na época. Uma outra característica dos álbuns deles é serem temáticos com interligação entre as músicas; esse, em particular, é uma estória sobre um pervertido.

Jan Fride -bateria
Helmut Hattler -baixo,vocal
Johannes Pappert -sax alto
Peter Wolbrandt -guitarra,vocal

1 Stars
2 Andy Nogger
3 Nam Nam
4 Son Of The Sun
5 Holiday Am Marterhorn
6 Home
7 Yellow Bamboo