domingo, 6 de março de 2011

Stan Getz - ...with Guest Artist Laurindo Almeida (1963)



Se você foi na onda da mídia e da "crítica especializada" e acredita que o pai da Bossa Nova é o psicobunda-mole do João Gilberto, então eu digo que seria legau ouvir Laurindo de Almeida e esse é um bom disco prá começar. Ele foi um violonista paulista que fêz carreira no Rio, tocando ao lado de Villa-Lobos e Pixinguinha. Depois foi pros EUA acompanhando Carmem Miranda e por lá ficou, tocando com a nata do jazz. Foi até membro do Modern Jazz Quartet com Milt Jackson e Ray Brown, todos saídos da orquestra de Dizzy Gillespie. Laurindo teve uma participação destacada em trilhas sonoras também, trabalhou em 800 delas. É ele quem toca bandolim na trilha de O Poderoso Chefão, por exemplo.
No início dos anos 50 ele começou a desenhar a Bossa Nova em discos como "Jazz Origin: Brazilliance" e "Laurindo Almeida Quartet Volumes 1 e 2", em parceria com o saxonista Bud Shank e bem antes de Chet Baker ou outro qualquer. Laurindo de Almeida faleceu em 1995 e foi amplamente homenageado...lá.
Ops! Eu ia esquecendo do Stan Getz. Ele é um grande sax tenôr.

Stan Getz -sax tenor
Laurindo Almeida -violão
Dave Bailey -baixo
Jose Boorez -bateria
George Duvivier -baixo
Steve Kuhn -piano
Edison Machado -bateria
Luis Parga -percussão
Jose Paulo -percussão
Jose Soorez -percussão

1 Minina Moça [Young Lady] (Luiz Antonio)
2 Once Again [Outra Vez](Tom Jobim)
3 Winter Moon (Almeida,Portia Nelson)
4 Do What You Do, Do (Almeida,Jeane Taylor)
5 Samba Da Sahra [Sahra's Samba] (Almeida)
6 Maracatu-Too (Almeida,Getz)

Bill Evans - Escape (1996)



Não há nenhuma relação entre esse saxofonista e o Bill Evans pianista, um dos maiores expoentes do jazz. Esse Bill despontou na Mahavishnu Orchestra renovada por McLaughlin nos anos 80 com Mitchell Forman e Jonas Hellborg, além do Cobham.
O trabalho dele é muito bacana e vai do Doo-Bop ao Fusion, jogando Rap no meio. Desde que Miles Davis começou a misturar, a maioria que tenta fazer o mesmo acaba ficando com uma tintura de jazz apenas. Não é o caso do Bill aqui, mesmo os rappers tem uma participação improvisada e expontânea. Dá uma sacada nos caras que tocam com ele:

Bill Evans -sax alto,tenor e soprano
Wallace Roney -trompete
Lee Ritenour -guitarra
Jon Herington -guitarra
Nick Moroch -guitarra
Gary Poulson -guitarra
Victor Bailey -baixo
Marcus Miller -baixo
Mark Egan -baixo
Ronald Jenkins -baixo
Jim Beard -baixo, Drum Loop, ,órgão Hammond
Steve Ferrone -bateria
Billy Kilson -bateria
Max Risenhoover -bateria
Manolo Badrena -percussão,vocal
Ahmed Best -Rap
Loni Groves -vocal
Robin Beck -vocal
Nalini -vocal
Mark Ledford -vocal
MC 900 Ft. Jesus -vocal

1 Swing Hop
2 Escape
3 Reality
4 The Sunday After
5 Rattletrap
6 Flash in Dreamland
7 Coravilas
8 Easilee
9 Undercover
10 La Di Da
11 Armsakimbo
12 Aftermath
13 Undercover [Remmix - Murcus' Mas Flav]

Climax Blues Band - Rich Man (1972)



Esse é outro disco muito bom. Tem um apelo pop nas canções mas isso nem de longe atrapalha a beleza das composições; e o uso do clarinete dá um tom suave. Prá contrabalançar vai um clássico do bluesman Son House na faixa 8.

Colin Cooper - vocal,apito de bambú,sax alto e tenor
Peter Haycock - vocal,guitarra
Derek Holt - Mellotron,baixo
Arthur Wood - teclados
George Newsome - bateria

1 Rich Man
2 Mole on the Dole
3 You Make Me Sick
4 Standing by a River
5 Shake Your Love
6 All the Time in the World
7 If You Wanna Know
8 Don't You Mind People Grinning in Your Face