quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Iggy and the Stooges - Raw Power (1973)





A Stooges foi fundada em 1967 pelos irmãos Asheton e por um tal James Osterberg que depois assumiria o nome de Iggy Pop. Eles pegaram idéias de Chuck Berry, dos Rolling Stones, da Velvet Underground e da Doors (que era a banda favorita de Iggy) e as levaram ao limite. Gravar o primeiro disco foi um problema pois suas músicas tinham, na verdade, não mais do que dois minutos, porém eram esticadas com improvisações no palco. No estúdio, foram obrigados a compor mais três músicas em poucas horas para inteirar o padrão do LP. Esse disco não vendeu bem e nem o seguinte também. Contudo, são clássicos do rock de garagem e lançaram o movimento punk.
Na busca por receptividade, eles fizeram algumas modificações: contrataram o saxofonista Steve Mackay e o guitarrista  James Williamson, e demitiram o baixista Dave Alexander por abuso de álcool — Ron Asheton deixou a guitarra e assumiu o baixo. Mas os remanescentes passaram a usar heroína, supostamente apresentada a eles por Williamson. O mais entusiasmado era Iggy, que frequentemente trocava as letras por obscenidades, quando não provocava o cancelamento de shows. A coisa ia mal até encontrarem David Bowie. Bowie estava no auge com Ziggy Stardust e os levou para a Inglaterra, conseguindo-lhes um novo contrato com a Columbia e sendo o engenheiro de som nesse terceiro disco. Também pela influência de Bowie, Raw Power tem uma aproximação com o glam-rock. Nessa versão dupla, o segundo CD tem a melhor performance deles capturada em fita.
Os irmãos Asheton já faleceram, Ron em 2009 e Scott, neste ano. Williamson está vivo e lançou um disco recentemente. Iggy Pop também está vivo, embora não aparente.


Iggy Pop - vocal
James Williamson - guitarra
Ron Asheton - baixo, vocal
Scott Asheton - bateria


1 Search and Destroy
2 Gimme Danger
3 Your Pretty Face Is Going to Hell (Originally Titled "Hard to Beat")
4 Penetration
5 Raw Power
6 I Need Somebody
7 Shake Appeal
8 Death Trip

Georgia Peaches (Live at Richards, Atlanta, GA, October 1973)
1 Introduction
2  Raw Power
3  Head On
4  Gimme Danger
5  Search and Destroy
6  I Need Somebody
7  Heavy Liquid
8  Cock in My Pocket
9  Open Up and Bleed
Bonus Studio Tracks:
10 Doojiman
11 Head On (Rehearsal Performance)