terça-feira, 8 de abril de 2014

John Paul Jones - The Thunderthief (2001)






Se quando alguém menciona a Led Zeppelin e a primeira coisa que te vem na mente é a dupla Page/Plant, então você não ouviu esse disco; esse e o anterior Zooma.
Antes de entrar para a LZ, o John Paul Jones já tinha uma carreira bastante sólida como compositor e, principalmente, arranjador, pelo que já tinha ganho um disco de ouro num trabalho junto com Donovan. Compondo, arranjando, tocando baixo ou órgão, ele já tinha colaborado, por exemplo, com os Stones, com Jeff Beck e com a Yardbirds. Aliás, foi de seu trabalho na Yardbirds que Page o convidou para ajudá-lo a formar a LZ. Com o fim dela, ele seguiu como entrou, arranjando, compondo e produzindo. Fez dupla com Diamanda Galás num disco doido de pedra chamado Sporting Life e solo mesmo, só Zooma e este aqui. JPJ demonstra o seu virtuosismo no baixo e em quase tudo que põe a mão, acompanhado apenas por Terl Bryant na bateria e com a participação de Nick Beggs, que tem acompanhado Steve Hackett, e Adam Bomp que até onde sei é um metaleiro. Ah, e tem esse carinha aí, o Robert Fripp. Acho que o JPJ deixou ele fazer o solo de guitarra na primeira faixa só porque gravou no selo dele, o Discipline Global Mobile. Sabe como é, né?  O Fripp é meio bravo.
The Thunderthief é uma obra — disco ou álbum parecem coisa pouca — extraordinária de um instrumentista idem.


John Paul Jones - baixos de 4, 6, 10 e 12 cordas, violão de aço, violões, guitarras, bandolim elétrico e acústico, piano, órgão, sintetizadores, koto, autoharp, ukelele
Robert Fripp -guitarra (1)
Nick Beggs - Chapman Stick (1, 8)
Adam Bomb -guitarra (6)
Terl Bryant -bateria, percussão


1 Leafy Meadows
2 The Thunderthief
3 Hoediddle
4 Ice Fishing at Night
5 Daphne
6 Angry Angry
7 Down to the River to Pray
8 Shibuya Bop
9 Freedom Song