sexta-feira, 13 de junho de 2014

Walter Rossi - Six Strings Nine Lives (1978)




O segundo álbum de Walter Rossi começou no banheiro, foi ali que ele compôs ao violão, primeiro a faixa 2, e depois mais algumas, porque gostou da acústica. Depois, o trabalho de gravação levou duas semanas em estúdio, com poucos overdubs, sendo quase um disco ao vivo. Rossi tinha entendido que o rock estava mudando e para conquistar espaço teria que se preocupar com as melodias e os arranjos. Assim, "Six Strings Nine Lives" tem até um toque de latinidade que lembra bastante Carlos Santana. Consta que sua capa foi uma das mais caras já feitas — enquanto a média era de 11 centavos de dólar para se produzir uma normal, a deste álbum, com a foto de uma Les Paul 1958, saiu por 1,20 dólares. Esse custo fez com que o álbum não fosse lançado nos Estados Unidos naquela época.


Walter Rossi -guitarra, vocal, percussão
John McDiarmid -teclados
Angelo Finaldi -baixo
Jimmy Oliver -baixo
Terry Martell -bateria, percussão
Jim Ayoub [Mahogany Rush] -bateria
Nanette Workman -backing vocals
Billy Workman -backing vocal



1 Strada Del Sol
2 Soldiers In The Night
3 Proudest In The Land
4 You Got Me Believing
5 Malaguena (Revisited)
6 Sil O Whet
7 Slowdown Slowdown
8 Mediteranean Romance
9 Ride The Wind

Charlee - Charlee feat. Walter Rossi (1972)




A Charlee lançou esse único disco e ele é um clássico do hard rock, com ótimos riffs e repleto de wah-wah. Walter Rossi batizou a banda com o nome do seu cão, um pastor alemão. Ele conta que foi a diversas sessões de Jimi Hendrix nos estúdios Electric Lady e pode observar como o engenheiro Eddy Kramer tratava a guitarra, aplicando isso na gravação desse disco. A gravação levou um mês mas o lançamento demorou um ano, pois os executivos da RCA canadense não compreendiam o hard rock. Ironicamente, o empresário de David Bowie assistiu às gravações e contou à Bowie o que viu. Esses próprios executivos acabaram transmitindo à Rossi um convite para integrar a banda de Bowie na turnê de Ziggy Stardust, mas ele recusou porque seu pai estava muito doente e ele não quis se afastar. 
Há que se notar a grande semelhança entre o som desse álbum e o dos três primeiros da Mahogany Rush de Frank Marino. Marino também é canadense, também tem enorme influência de Hendrix e lançou seu primeiro trabalho apenas um ano depois da Charlee.


Walter Rossi -guitarra, vocal, baixo
Jack Geisinger -baixo
Mike Driscoll -bateria
Harry Marks -baixo (6)
Mark Smith -baixo (4) 
Prokash John -baixo (4)
Barry Keane -bateria (3, 4, 6)


1  Wizzard
2  Lord Knows I've Won
3  Just You And Me
4  A Way To Die
5  Let's Keep Silent (Part1)
6  Wheel Of Fortune
7  It Isn't The First Time
8  Let's Keep Silent (Part2)