quarta-feira, 22 de março de 2017

John Entwistle - So Who's the Bass Player? - The Ox Anthology (2005)








Segundo Bill Wyman dos Stones, John Entwistle era a pessoa mais quieta em privado, que no palco era o oposto. Ainda segundo ele, se não fosse assim Entwistle não seria ouvido por causa da bateria de  Keith Moon. Portanto, está aí uma boa explicação para o fato de ele ter sido um dos pioneiros na arte de empilhar Marshalls e por ter perdido um pouco da audição, ficando com um zumbido. Volume, para a The Who, era como um quinto instrumento. No início, sem dinheiro, eles construíam caixas e alto-falantes com restos que encontravam. Mais adiante, compravam tudo o que estivesse no mercado e, se não houvesse o que procuravam, mandavam fazer. Dessa maneira até contribuíram para a inovação tecnológica na música. Mas nem tudo era volume; Entwistle e Townshend tinham muito interesse em aprimorar as técnicas de tocar seus instrumentos. Entwistle empregava padrões de acordes pouco usuais que ofuscariam a guitarra se Townshend não desenvolvesse os seus próprios (power chord), de uma forma que soava como a guitarra líder e a rítmica ao mesmo tempo. 
Entwistle foi um baixista de excepcional talento e estilo. Antes dele, o baixo tinha um papel superficial no rock, que ele transformou em expressivo e melódico.
John Entwistle morreu em 2002 de um ataque do coração em decorrência do uso de cocaína, num quarto de hotel em Las Vegas, acompanhado por uma stripper. Se perguntado, oito entre dez roqueiros diriam que gostariam de morrer assim.
Esse álbum duplo é uma coletânea com as melhores músicas da sua carreira solo, e algumas dessas foram escritas para a The Who e não foram aproveitadas por ela. Como são vários discos, eu estou com preguiça de colocar todos os músicos que tocaram nessas faixas, mas adianto que tem Peter Frampton, Joe Walsh, Tony Ashton, Zack Starkey, ... uma participação especial de Leslie West e outra do saxofonista preferido da Pink Floyd, Dick Parry.






CD 1
Smash Your Head Against The Wall 
1   My Size
2   Pick Me Up (Big Chicken)
3   What Are We Doing Here?
4   Heaven And Hell
5   Ted End

Whistle Rhymes 
6   Ten Little Friends
7   Apron Strings
8   Thinkin' It Over
9   Who Cares?
10 I Wonder
11 I Was Just Being Friendly

Rigor Mortis Sets In 
12 Do The Dangle
13 Made In Japan
14 Roller Skate Kate
15 Peg Leg Peggy
Mad Dog 
16 Lady Killer
17 Mad Dog

King Biscuit Flower Hour
18 Cell Number 7 (Live)
19 Whiskey Man (Live)
20 Boris The Spider (Live)

CD 2
King Biscuit Flower Hour
1   My Wife (Live)

Flash Fearless Vs. The Zorg Women Parts 5 & 6!
2   I'm Flash
3   Space Pirates
4   To The Chop
5   Blast Off
Too Late The Hero 
6   Try Me
7   Talk Dirty
8   Too Late The Hero
The Rock 
9   Love Doesn't Last
10 Life After Life

Left For Live
11 The Real Me (Live)
12 Success Story (Live)
13 905 (Live)
14 Had Enough (Live)
Music From Van-Pires
15 Bogeyman
16 Back On The Road
17 When The Sun Comes Up
18 Don't Be A Sucker