domingo, 16 de agosto de 2020

Novalis - Sommerabend (1976)







A Novalis surgiu em Hamburgo em 1971 e tirou seu nome do pseudônimo do poeta Karl Friedrich Von Hardenberg. Seguindo essa inspiração, ela criou um rock lírico e instrumentalmente belo.
Nos seus primeiros dias ela tocava King Crimson e Pink Floyd. Um ano mais tarde ela já tinha seu próprio repertório e impressionou o produtor e multi-instrumentista Jochen Petersen que lhes conseguiu um contrato com a gravadora Brain. O primeiro disco ainda mostrava a forte influência da KC e as letras eram em inglês. Após a turnê o vocalista saiu. A banda ficou um ano fora da cena musical e voltou em 1975 tocando uma música bem diferente, com dois guitarristas e muitos teclados. Então ela foi redescoberta por Achim Reichel e recontratada pela Brain. O som misturava elementos folk e clássicos com bastante complexidade e com letras poéticas em alemão. O segundo disco chamou-se Novalis e depois deles a banda perdeu um guitarrista.
Sommerabend é o terceiro álbum e a banda continuou como quarteto. Ele seguiu na mesma veia do anterior, só que mais espacial e clássico, e com maior destaque para os sintetizadores e o órgão. É considerado o melhor da Novalis e um dos melhores discos alemães da época.




Lutz Rahn - teclados
Detlef Job - guitarra, vocal
Heino Schünzel - baixo, vocal
Hartwig Biereichel - bateria
com
Rale Oberpichler - côro




1 Aufbruch
2 Wunderschätze
3 Sommerabend
   a. Wetterleuchten
   b. Am Strand
   c. Der Traum
   d. Ein Neuer Tag
   e. Ins Licht