quinta-feira, 30 de março de 2017

James Gang - Live In Concert (1971)








James Gang foi um dos melhores power-trio do rock. Sem que tivessem a intenção, ela foi uma resposta americana às grandes bandas britânicas da época. Joe Walsh, sem dúvida, tinha tanto talento quanto Page ou Beck. Tanto é verdade, que Pete Townshend declarou sua admiração por ele. 
A James Gang lançou três excelentes álbuns — especialmente o Rides Again — que a colocaram junto com a nata do rock. Esse álbum ao vivo foi a sequência natural para uma banda que obteve a maior parte da sua reputação pelas suas apresentações, nas quais não parecia ser um trio, mas que talvez tivesse um quarto ou quinto membro escondidos, tal era a massa sonora. Live in Concert foi gravado em setembro de 1971 no Carnegie Hall, quatro meses antes da banda se separar. É que as coisas já não estavam bem: Walsh se sentia engessado num trio e queria expandir suas composições. Outro fator que contribuiu para o fim da banda foi a fama. Mais tarde o próprio Walsh explicou que o estilo de vida dos super astros suplantou a vontade de fazer boa música. Todos se preocupavam com carros e grana, e uma hora não deu mais pra ele. 
Esse é mais um ótimo álbum que fecha a primeira e grande fase da banda. A James Gang seria reformulada, mas nunca recuperaria a grandeza.
Nessa edição foi corrigido um pecado cometido nas outras edições em CD, que foi a adição de fade out.




Joe Walsh - guitarras de 6 12 cordas, vocal, Hammond B3
Dale Peters - baixo, vocal, percussão
Jim Fox - bateria, percussão, violão





1 Stop
2 You're Gonna Need Me (Albert King)
3 Take A Look Around
4 Tend My Garden
5 Ashes, The Rain & I
6 Walk Away
7 Lost Woman (Yardbirds)