quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Mike Oldfield - Tubular Bells (1973)








Num belo dia o dono da Virgin Records, Richard Branson, recebeu um músico de 19 anos de idade que tentava impressioná-lo com uma fita cassete em cuja gravação ele tocava todos os instrumentos. Mike Oldfield não era exatamente um novato; ele esteve num grupo folk junto com sua irmã Sally desde os 14 anos e depois passou um tempo na banda de Kevin Ayers, a Whole World. Isso ajudou, mas talvez o instinto do visionário Branson tenha falado mais alto. A composição de Oldfield foi gravada entre 1972 e 1973. O LP foi lançado em maio de 1973 e alcançou o número um nas paradas. Oldfield usa temas celtas e os entrelaça de forma gentil e ingênua, minimalista e acessível.
Não bastasse o sucesso natural que o álbum obteve, no ano seguinte um trecho dele foi usado no filme "O Exorcista". A Virgin, claro, além de receber os royalties, faturou ainda mais com a propaganda para o próprio álbum. Dizem que a fortuna de Richard Branson teve suas bases aí. 

Tubular Bells tornou-se um clássico do Rock Progressivo mas também pavimentou o caminho para o surgimento da New Age Music.





Mike Oldfield - grand piano, órgão Farfisa, ógão Hammond, órgão Lowrey, xilofonel, baixo, guitarras, violão flamenco, taped motor drive amplifier organ chord, percussão, violão, flageolet, honky tonk piano, sinos tubulares, tímpanos, vocal

com:
Jon Field - flautas
Steve Broughton - bateria
Lindsay Cooper - baixos
Mundy Ellis - backing vocal 
Sally Oldfield - backing vocal
Vivian Stanshall - mestre de cerimônias, voz




CD 1: 2009 Stereo Mixes
1 Tubular Bells {Part One}
2 Tubular Bells {Part Two}
3 Mike Oldfield's Single
4 Sailor's Hornpipe


CD 2: Original 1973 Stereo Album Mix
1 Tubular Bells {Part One}
2 Tubular Bells {Part Two}