domingo, 25 de setembro de 2011

Deep Purple - Live In Japan (1993)


"Made in Japan" é talvez o melhor disco ao vivo já feito, tanto pela performance, quanto pela qualidade da captação e gravação do som, embora a banda e o engenheiro Martin Birch não acreditassem que seria assim, muito pelo contrário.
A Warner quis fazer um disco ao vivo para ser lançado só Japão e o Martin Birch já foi dizendo que estava muito decepcionado com a unidade móvel Sony de 8 canais que eles disponibilizaram, e achava que ia ficar uma porcaria. Prevenida disso, a banda tentou compensar com performance — dizem que Ritchie Blackmore, que normalmente já era dado a chiliques, estava especialmente irritado com seu desempenho após o primeiro show.
Quando todo mundo foi para o estúdio ver o resultado, ficaram bobos com a qualidade que obtiveram e exigiram que o álbum fosse lançado no mundo todo.
Vinte anos anos depois foram encontradas todas as fitas originais conservadas em perfeito estado e em 1993 foi lançado esse "Live in Japan" documentando todos os 3 concertos — faltam alguns bis. A coisa bacana é que cada música repetida tem um detalhe diferente, claro, principalmente os solos.

Curiosidades:

Uma banda ética: Made in Japan foi o primeiro álbum ao vivo e eles raciocinaram que, uma vêz que os fãs já tinham ouvido as músicas antes, eles não deveriam pagar muito para ouví-las de novo, sendo assim, insistiram para que o preço do disco fosse subsidiado.
Um povo ético: Blackmore já estava meio puto com as coisas, inclusive com o monte de ninjas a paisana que faziam a segurança na frente do palco. Era costumeiro que ele arrebentasse a guitarra e a lançasse à platéia e no primeiro concerto ele caprichou. Os seguranças, então, avançaram sobre o público, bateram em quem pegou um pedaço, recolheram todos e os devolveram ao Ritchie. Aí é que ele emputeceu de vez e jogou de novo. Pois não é que os caras cataram tudo outra vez!

Ritchie Blackmore -guitarra
Jon Lord -Hammond
Roger Glover -baixo
Ian Paice -bateria
Ian Gillan -vocal

CD 1: Osaka, 15/8/1972

1 Highway Star
2 Child in Time
3 The Mule (Drum Solo)
4 Strange Kind of Woman
5 Lazy 10:26
6 Space Truckin'
7 Black Night


CD 2: Osaka, 16/8/1972

1 Highway Star
2 Smoke on the Water
3 Child in Time
4 The Mule (Drum Solo)
5 Strange Kind of Woman
6 Lazy
7 Space Truckin'


CD 3: Tokyo, 17/8/1972

1 Highway Star
2 Smoke on the Water
3 Child in Time
4 Strange Kind of Woman
5 Lazy
6 Space Truckin'
7 Speed King