quinta-feira, 1 de maio de 2014

The Tony Williams Lifetime - Emergency! (1969)




Tony Williams integrou o quinteto de Miles Davis desde 1962 e é considerado um dos maiores bateristas que o mundo já viu. Nem seria preciso dizer que a influência de Miles é enorme nesse primeiro disco da sua própria banda, mas o discípulo foi além. "Emergency!" é um marco, um dos primeiros discos de fusion e, portanto, um dos mais influentes. É o jazz envolvendo a aspereza do rock, com suas distorções e agressividade.
Tony conheceu o jovem John Mclaughlin através de uma gravação mostrada a ele por Jack DeJohnette,  na qual ele, McLaughlin e Dave Holland improvisam no clube de Ronnie Scott, em Londres. Nessa época John era apenas um acompanhante para diversos músicos, principalmente de Rhythm & Blues — os mais conhecidos foram Graham Bond e Jack Bruce. À partir da Lifetime, ele foi apresentado ao público americano, mas principalmente à Miles Davis. Aqui estão alguns dos seus melhores momentos.
Larry Young já era um músico respeitado, ao lado de Jimmy Smith eram os grandes organistas da época. Ele e Tony já tinham afinidade, pois ambos tocavam com Miles. Young aproximou o som do seu órgão àquilo que as bandas de rock estavam fazendo, mas em seus solos manteve a sua levada de jazz.
Três caras geniais.


Tony Williams -bateria
John McLaughlin -guitarra
Larry Young -órgão

1 Emergency
2 Beyond Games
3 Where
4 Vashkar
5 Via the Spectrum Road
6 Spectrum
7 Sangria for Three
8 Something Special