terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Gary Moore - Back to the Blues (2001)


Gary Moore está naquele estádio reservado aos guitarristas mais subestimados da história. O cara é explosivo, técnicamente brilhante e muito criativo.
Ele é irlandês e começou cuidando dos equipos no estúdio durante as gravações do álbum Last Exit do Traffic. Logo depois tocou guitarra em um disco da banda folk Dr. Strangely Strange e num outro da banda Granny's Intention, ambos em 70. No ano seguinte ele já estava com o Skid Row que abria shows para alguns ídolos do Gary, principalmente a Fleetwood Mac do senhor Peter Greenbaum. Peter Green teve uma participação significativa na carreira do Gary,foi ele quem recomendou à gravadora CBS que desse uma chance ao Skid Row e Gary retribuiu estimulando seu retorno à música e gravando um belo tributo: Blues for Greeny. No Skid, Gary tocou o com Phil Lynott que mais adiante o convidaria para sua Thin Lizzy.
A influência primária dele é sem dúvida o blues, mas o jazz também fêz sua cabeça. Tanto que é o forte do seu primeiro disco solo e a base da Colosseum II, da qual participou em 76 e 77.

Gary Moore-guitarra,voz,baixo
Vic Martin-teclados
Pete Rees-baixo
Darrin Mooney-bateria
Nick Payn-sax barítono,arranjo de metais
Nick Pentelow-sax tenor
Martin Drover Trompete

1 Enough of the Blues
2 You Upset Me Baby(BB King)
3 Cold Black Night
4 Stormy Monday(T-Bone Walker)
5 I Ain't Got You
6 Picture of the Moon
7 Looking Back(Johnnie"Guitar"Watson)
8 The Prophet
9 How Many Lies
10 Drowning in Tears

"Somebody help me.
Lord,I'm in misery.
I had enough of the blues,
but the blues ain't had enough of me."

Gary Moore teve um monte de guitarras: Gibson Les Paul Standrad, a Double-cut; Les Paul Junior; Es-335 TD; Jackson/Charvel, toda pintada de leopardo, no G-Force; Ibanez Roadstar; Hamer Flying Vee; Fernandes e PRS. Contudo a mais presnte é a Gibson Les Paul Standard 1959 que ele começou a usar no Skid Row:


No meio dos anos 70, ele ganhou uma guitarra praticamente igual do seu ídolo Peter Green:






Essa guitarra tem uma história bacana: O Peter Green a levou para uma manutenção de rotina e o técnico se atrapalhou, montando os captadores ao contrário. Green adorou o som que ficou e nunca mais quis de outro jeito. Quando ele estava no inferno das drogas e decidiu abandonar tudo, ofereceu a guitarra para o Gary. Essa é a guitarra usada no Blues for Greeny, só com músicas do Peter.





Antes de assinar com a CBS e também durante os anos 80 ele usou muito uma Fender Stratocaster 1960, salmão:


E hoje toca na sua Gibson Les Paul Signature

Um comentário:

Marcelo disse...

http://www.4shared.com/file/34736380/9e6b8060/GaMoovoltablu.html