segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dexter Gordon - Go! (1962)



Dexter Gordon, falecido em 1990, foi um dos grandes do sax tenôr. Grande musicalmente e em estatura, tinha quase dois metros. Muito criativo dentro do bebop e do hard bop, ele acrescentava elementos de blues e swing ao seu estilo. No início dos anos 60 ele teve problemas com drogas e chegou a ser prêso duas vêzes antes de decidir mudar-se para a França. Um pouco antes disso ele gravou dois discos extraordinários para o sêlo Blue Note, Go! e A Swingin' Affair, mas Go! é reverenciado como um dos mais importantes trabalhos do gênero. Nele, parece que tudo se encaixa perfeitamente; é um quarteto realmente brilhante.
A despeito do talento, Gordon acabou sendo melhor conhecido depois que foi indicado para o Oscar por sua atuação no filme Round Midnight, do diretor francês Bertrand Tavernier. Eu recomendo enfaticamente esse filme até para quem não curte jazz, ou acha que não.
Tavernier quis fazer uma homenagem a Bud Powell e Lester Young mas acabou fazendo-o a toda uma geração de grandes jazistas negros que se mudaram para a Europa. Lá eles encontraram mais reconhecimento e não enfrentaram tanto racismo como na terra natal. O personagem de Dexter tanto poderia ser auto-biográfico, como retratar muitos outros, até mesmo Charlie Parker. E o mais bacana é que o elenco é composto por músicos — Herbie Hancock, Ron Carter, Wayne Shorter, John McLaughlin, Freddie Hubbard — e metade dos diálogos é música.

Dexter Gordon -sax tenor
Sonny Clark -piano
Butch Warren -baixo
Billy Higgins -bateria

1 Cheese Cake
2 I Guess I'll Hang My Tears Out to Dry
3 Second Balcony Jump
4 Love for Sale
5 Where Are You?
6 Three O'Clock in the Morning

5 comentários:

Marcelo disse...

http://www.mediafire.com/?e5hhr7hh1y7sgkw

Anônimo disse...

Please re-up

Anônimo disse...

Re up?

Marcelo disse...

https://mega.nz/file/DUUCQRKK#QFYq2lKxgB3DonecPKzrORZdlSmyN-pE7Vca8Vl1-Ag

Wellington Mendes disse...

Muito obrigado!