segunda-feira, 8 de maio de 2017

The Dave Brubeck Quartet - Time Out (1959)








Da série "discos que mudaram a música" temos o Time Out, que tem destaque tanto na biblioteca do Congresso norte-americano, como no hall da fama do Rock. Quando foi lançado ele não recebeu boas críticas, provavelmente porque mexeu na zona de conforto dos puristas, mas foi um grande sucesso mundo afora. Time Out é famoso por ter introduzido compassos pouco usuais no jazz. Por exemplo, seu grande standard, a música Take Five, foi composta por Paul Desmond no compasso 5/4, que só fora usado anteriormente no jazz pelo baterista Max Roach. Blue Rondo A La Turk está em 9/8, subdividido em 2+2+2+3, e usa os doze compassos do blues na improvisação. Essa música foi adaptada por Keith Emerson, da The Nice, e lançada como Rondo sem os devidos créditos. E ao contrário do que dizem ela não tem nada a ver com a sonata de Mozart chamada Rondo Alla Turca. Brubeck a compôs durante uma turnê pela Turquia e ficou fascinado com o ritmo local, que um músico explicou ser para ele o mesmo que o blues é para os norte-americanos. Depois da confusão, Brubeck declarou que deveria tê-la batizado de Blue Rondo, somente.
Dave Brubeck nasceu na Califórnia e cresceu numa fazenda de gado. Sua mãe era pianista e o expôs a toda variedade de música clássica, e, mesmo assim, seu desejo de infância era tornar-se rancheiro. Ele frequentou a universidade no curso de veterinária mas depois de um ano mudou para música. Em 1949 ele formou um trio que em 1951 tornou-se quarteto com a entrada de Paul Desmond com seu sax fluido, cremoso até. O foco principal de Brubeck era na composição; tanto que em 1967 ele desmanchou seu grupo para dedicar mais tempo a isso. Ele só intensificou suas apresentações nos anos 90, quando formou uma banda com seus três filhos.





Dave Brubeck - piano
Paul Desmond - sax alto
Eugene Wright - baixo
Joe Morello - bateria





1 Blue Rondo A La Turk
2 Strange Meadow Lark
3 Take Five
4 Three To Get Ready
5 Kathy's Waltz
6 Everybody's Jumpin'
7 Pick Up Sticks

2 comentários:

Marcelo disse...

http://www.mediafire.com/file/xvyx2y6af63qebb/DavBruTim.zip

Anônimo disse...

El cuarteto Brubeck existió entre 1955-1966. Fue compilado en un box-set llamado "The Complete Columbia Studio Albums Collection". Fuera de esa época, sus componentes hicieron, por separado, poca cosa memorable.
Un saludo.