terça-feira, 22 de agosto de 2017

Genesis - Selling England by the Pound (1973)








Não importava o gênero musical de uma banda, no início dos anos 70 as gravadoras exigiam que um álbum por ano fosse lançado. Nessa mesma época começaram a surgir os álbuns gravados ao vivo que acabavam por cobrir um eventual "branco" criativo, e ao mesmo tempo davam a chance dos músicos respirarem e dedicarem-se a compor com calma. Foi o que aconteceu com a Genesis.
Foxtrot, o álbum de estúdio anterior, havia sido um grande sucesso e proporcionou à Genesis sua primeira turnê pelos Estados Unidos, além da Europa. Tudo exaustivo. O lançamento de "Genesis Live", além de documentar as performances históricas da banda, permitiu à gravadora faturar (o disco chegou ao 9º lugar) e deu chance à oxigenação do processo criativo.
Selling England by the Pound representou um salto para a banda, tanto em maturidade, como em precisão. As músicas deste álbum tornaram-se obrigatórias no repertório dos concertos em todas as fazes posteriores da banda e na carreira solo de Hackett também.
A banda afastou-se um pouco do folk inglês enquanto aproximou-se mais da América. A primeira frase do disco parece antever alguma crítica por causa disso quando pergunta: Can you tell me where my country lies? O fato é que o estilo jazzístico de Phil Collins estava movendo a banda — menos nostalgia pastoral e mais energia.
Selling England by the Pound foi um sucesso enorme, equiparou a Genesis à Yes e à King Crimson, e é um dos álbuns memoráveis do Rock Progressivo.





Peter Gabriel - vocal, flauta, oboé, percussão
Steve Hackett - guitarra, violão
Tony Banks - órgão Hammond T102, piano, piano elétrico RMI 368X, ARP Pro Soloist, Mellotron M400, violão 12 cordas
Michael Rutherford - baixo, pedais de baixo, violão 12 cordas, sitar elétrico, guitarra rítmica, vocal
Phil Collins - bateria, percussão, vocal





1 Dancing With The Moonlight Knight
2 I Know What I Like (In Your Wardrobe)
3 Firth Of Fifth
4 More Fool Me
5 The Battle Of Epping Forest
6 After The Ordeal
7 The Cinema Show
8 Aisle Of Plenty


3 comentários:

Marcelo disse...

https://www.mediafire.com/file/70r05mx8mu0mahi/GeneSell.zip

Alexandre Andrade disse...

Discaço do início ao fim. Peter Gabriel é top. Steve Hackett é o guitarrista que mais curto.

PsychoPirate disse...

thank you!