quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Magma - Mekanïk Destruktïw Kommandöh (1973)








Zeuhl é outro sub-gênero do Rock Progressivo. Ele foi inventado por um único cara, o francês Christian Vander. Vander criou um planeta fictício onde todos os temas se desenrolam chamado Kobaïa e, como se não bastasse, criou também um idioma próprio, mais musical, chamado Kobaïan — a palavra zeuhl significa celestial. 
Musicalmente o estilo tem a mistura da música clássica moderna com o jazz e o rock progressivo. Pode parecer redundância mas ouvindo se percebe que não. Outra característica marcante é o uso do coral, deixando tudo mais... bem mais.
Inicialmente o rótulo referia-se apenas à Magma, mas depois outras bandas passaram a usar os mesmos conceitos e encaixaram-se nele, como a Eskaton e a Pseu, pra citar só duas.

Os dois primeiros discos da Magma são bons mas não prepararam o mundo para o que viria no terceiro. Mekanïk Destruktïw Kommandöh é um épico que conta  a história de um profeta apocalíptico do planeta Kobaïa. Recheado de parábolas, o álbum se apresenta como um Livro das Revelações do outro mundo num futuro longínquo. As referências musicais vão de John Coltrane e Ornette Coleman a Carl Orff e Stravinsky na parte do coral.
A Magma é uma das bandas mais originais não só do Rock Progressivo, e Mekanïk Destruktïw Kommandöh é sua obra prima.

Essa versão em CD foi lançada pelo selo criado por Vander e sua esposa, mas ele não teve acesso às fitas master que continuaram em poder da A&M. Então eles usaram um LP e, embora o resultado seja ótimo, algum ruído pode ser percebido. Como um pedido de desculpas, a faixa 8 foi acrescentada. Ela é uma versão anterior de MDK, tomada em ensaios e item da coleção pessoal de Vander.





Christian Vander - bateria, vocal, órgão, percussão
Claude Olmos - guitarra
Jean-Luc Manderlier - piano, órgão
René Garber - clarinete baixo, vocal
Teddy Lasry - metais, flauta
Klaus Blasquiz - vocal, percussão
Jannik Top - baixo
Stella Vander, Doris Reihnardt, Evelyne Razymovski, Michèle Saulnier, Muriel Streisfeld - côro





1 Hortz Fur Dëhn Stekëhn West
2 Ïma Sürï Dondaï
3 Kobaïa Is De Hündïn
4 Da Zeuhl Wortz Mekanïk
5 Nebëhr Gudahtt
6 Mekanïk Kommandöh
7 Kreühn Köhrmahn Iss De Hündïn
8 Mëkanïk Destruktïw Kommandöh

3 comentários:

Marcelo disse...

https://www.mediafire.com/file/5h4drr2tcegq04o/MagmaMek.zip

leary disse...

Eu gostei de Magma desde que eu era criança. Lamentava ler mais tarde que pode haver simpatias fascistas dentro dele. Isso despertou meu entusiasmo por eles.

Marcelo disse...

Até onde eu sei são apenas rumores.