segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Gryphon - Gryphon (1973)


Gryphon pode não ser uma das bandas prog inglêsas mais conhecidas mas certamente é uma das mais interessantes. Os cinco álbuns que lançaram entre 73 e 77 mostram sua evolução de um quarteto acústico dedicado à música medieval e renascentista à uma banda de rock progressivo.
A banda foi fundada por Richard Harvey e Brian Gulland - ambos alunos da Royal Academy of Music - sobre seus interesses em música clássica antiga e folk inglês. Harvey tocava teclados e outros instrumentos enquanto Gulland era especialista em sopros medievais e seu parente moderno, o fagote. A primeira formação foi completada pelo guitarrista Graeme Taylor e o percussionista e cantor David Oberle.
Em 74, para a gravação do segundo disco, a banda recebeu o acréscimo do baixista Philip Nestor e daí em diante foi se eletrificando e se aproximando do prog na sua forma mais difundida. Tanto é, que em 74 eles excursionaram por todos os EUA abrindo os concertos do Yes e conseguiram seu lugar na prestigiada série King Biscuit Flower Hour de concertos de rádio.
Após essa turnê o baixista Nestor foi substituído por Malcom Bennett e a gravação do novo disco, Raindance, mostra uma mudança mais acentuada no som, um pouco mais pop. Em 75 eles participaram, individualmente, do disco solo de Steve Howe, Beginnings.


Logo no início de 77, o guitarrista Taylor deixou o Gryphon e foi substituído por Bob Foster; o baixista Bennett também saiu, sendo substituído por Jonathan Davie e um baterista foi adicionado (Alex Baird), deixando Oberle livre para se dedicar melhor aos vocais. Não bastassem tantas mudanças, ainda trouxeram um letrista: Tim Sebastion. O álbum resultante foi genial mas bastante pop. Depois dele o Gryphon se desfez. Richard Harvey seguiu carreira solo e participou em discos de muita gente, mais constantemente nos de Kate Bush, e Gulland se juntou ao grupo de prog-folk francês Malicorne.



Brian Gulland -fagote,sopros diversos,gravadores,teclados,vocal
Richard Harvey -violões,bandolin,gravadores,teclados,vocal
David Oberlé -percussão,vocal
Graeme Taylor -violões,vocal


01 Kemp's Jig
02 Sir Gavin Grimbold
03 Touch and Go
04 Three Jolly Butchers
05 Pastime with Good Company
06 The Unquiet Grave
07 Estampie
08 Crossing the Stiles
09 The Astrologer
10 Tea Wrecks
11 Juniper Suite
12 The Devil and the Farmer's Wife

2 comentários:

Marcelo disse...

http://www.4shared.com/file/69200744/298b78b2/Grypgryp.html

Zartan disse...

obrigado,estou conseguindo recupar muitos arquivos perdidos no curto que levou meu computador