quinta-feira, 6 de abril de 2017

Max Roach - We Insist! - Max Roach's Freedom Now Suite (1960)








Max Roach foi um dos maiores bateristas de jazz de todos os tempos. Ele nasceu em 1924 na Carolina do Norte e quatro anos depois sua família mudou-se para Nova Iorque. Sua mãe era cantora de gospel e com dez anos de idade Max tocava bateria na igreja. Aos 18 ele já tocava com os grandes músicos, como Dizzy Gillespie, Charlie Parker, Charles Mingus e Miles Davis. Seu trabalho foi criativo e inovativo, e ele sempre buscou novos caminhos, chegando a trabalhar com o rap.
Em 1959, ele e o letrista Oscar Brown Jr. começaram a compor esse álbum, pensando nas comemorações do centenário da emancipação dos escravos, promulgada por Abraham Lincoln em 1863. Repare no nome da cantora — e futura esposa. As faixas do álbum referem-se ao movimento de independência dos países da Africa e, consequentemente, ao movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos. We Insist! foi tão político e desafiador que colocou Roach na famosa "lista negra", que muitos produtores e contratantes tinham que consultar. Na Africa do Sul ele causou uma onda de rebeliões que o fizeram ser banido. Um disco... banido. Frank Zappa, inteirinho, só conseguiu ser banido do Saturday Night Live.
Sempre aparecem aquelas listas dos discos mais isso, mais aquilo, e é tudo balela. "Freedom Now Suite" sim, realmente mudou muita coisa. De novo, um disco. 
Por aqui os milhares e milhares que saem em passeatas não conseguem mudar nadica de nada. Aí bate um desânimo, aquele calor ou a chuva no domingo, ou o frio, e ficamos na merda mesmo. As manchetes dos jornais parecem referir-se ao planeta Klingon e a manada mansa continua se contentando com pouco, acreditando em tudo e não cobrando nada. 





Max Roach - bateria
Coleman Hawkins - sax tenôr 
Walter Benton - sax tenôr
Julian Priester - trombone
Booker Little - trompete
Abbey Lincoln - vocal
James Schenck - baixo
Ray Mantilla - percussão
Michael Olatunji - percussão
Tomas DuVall - percussão





1 Driva'Man
2 Freedom Day
3 Triptych: Prayer/Protest/Peace
4 All Africa
5 Tears For Johannesburg










4 comentários:

Marcelo disse...

http://www.mediafire.com/file/7z19a9ozymc91hv/MaxRoaInsist.zip

A.J. disse...

Olá, Marcelo!

Escrevo para lhe comentar que, desde o 2010 conhecia o seu blog e é uma maravilha, e mais sendo eu uma pessoa que o meu forte são os gêneros de mathcore, technical death metal, progressive metal, e djent. Sempre gostei do bebop, o e todos os gêneros que abordam os anos dos Roaring Twenties, os 40's, e a explosão dos 60's e 70's no blues e jazz.

Espero você esteja bem e muito obrigado pelo seus aportes. Dios lo bendiga mucho!

Marcelo disse...

Fiquei muito feliz ao ler seu comentário. Muito obrigado! Te desejo tudo de bom.

Anônimo disse...

Many thanks for this. I have never heard it.

-Brian